ABORDAGEM DOS TEMAS ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) E CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE (CTS)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1678 |
Resumo: | Este estudo analisou como ocorrem, para os Anos Iniciais, as abordagens dos temas Alfabetização Científica (AC) e Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS), a partir de documentos oficiais, de Projetos Político-Pedagógicos (PPP), Planos de Estudo (PE) e Diários de Classe (DC) de escolas públicas. Também, analisou-se o entendimento dos professores dos 4° e 5° anos das mesmas escolas sobre essas temáticas. Utilizou-se análise documental no contexto de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa e empregou-se como método de análise a do tipo análise de conteúdo. A análise dos documentos oficiais evidencia que a temática da AC não está presente. A abordagem CTS é apresentada na maioria dos documentos oficiais de forma generalista. Em relação aos documentos escolares pode-se verificar que nos PPP das escolas não foram encontrados registros sobres as temáticas investigadas. Para PE constatou-se que existem poucos registros. Os DC trazem registos que poderiam ser considerados inclusos na perspectiva da AC e no enfoque da CTS. Em relação as concepções, conclui-se que os professores têm visões ingênuas sobre as temáticas do estudo. |
id |
UERN-5_b130a37ca436957876547bb8d8afe871 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1678 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
ABORDAGEM DOS TEMAS ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) E CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE (CTS)Este estudo analisou como ocorrem, para os Anos Iniciais, as abordagens dos temas Alfabetização Científica (AC) e Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS), a partir de documentos oficiais, de Projetos Político-Pedagógicos (PPP), Planos de Estudo (PE) e Diários de Classe (DC) de escolas públicas. Também, analisou-se o entendimento dos professores dos 4° e 5° anos das mesmas escolas sobre essas temáticas. Utilizou-se análise documental no contexto de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa e empregou-se como método de análise a do tipo análise de conteúdo. A análise dos documentos oficiais evidencia que a temática da AC não está presente. A abordagem CTS é apresentada na maioria dos documentos oficiais de forma generalista. Em relação aos documentos escolares pode-se verificar que nos PPP das escolas não foram encontrados registros sobres as temáticas investigadas. Para PE constatou-se que existem poucos registros. Os DC trazem registos que poderiam ser considerados inclusos na perspectiva da AC e no enfoque da CTS. Em relação as concepções, conclui-se que os professores têm visões ingênuas sobre as temáticas do estudo.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1678Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 14 (2019): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1678/2256Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessWerner Zacarias LopesRosane Nunes Garcia2020-09-18T21:56:05Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1678Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-09-18T21:56:05Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ABORDAGEM DOS TEMAS ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) E CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE (CTS) |
title |
ABORDAGEM DOS TEMAS ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) E CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE (CTS) |
spellingShingle |
ABORDAGEM DOS TEMAS ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) E CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE (CTS) Werner Zacarias Lopes |
title_short |
ABORDAGEM DOS TEMAS ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) E CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE (CTS) |
title_full |
ABORDAGEM DOS TEMAS ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) E CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE (CTS) |
title_fullStr |
ABORDAGEM DOS TEMAS ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) E CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE (CTS) |
title_full_unstemmed |
ABORDAGEM DOS TEMAS ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) E CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE (CTS) |
title_sort |
ABORDAGEM DOS TEMAS ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) E CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE (CTS) |
author |
Werner Zacarias Lopes |
author_facet |
Werner Zacarias Lopes Rosane Nunes Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Rosane Nunes Garcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Werner Zacarias Lopes Rosane Nunes Garcia |
description |
Este estudo analisou como ocorrem, para os Anos Iniciais, as abordagens dos temas Alfabetização Científica (AC) e Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS), a partir de documentos oficiais, de Projetos Político-Pedagógicos (PPP), Planos de Estudo (PE) e Diários de Classe (DC) de escolas públicas. Também, analisou-se o entendimento dos professores dos 4° e 5° anos das mesmas escolas sobre essas temáticas. Utilizou-se análise documental no contexto de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa e empregou-se como método de análise a do tipo análise de conteúdo. A análise dos documentos oficiais evidencia que a temática da AC não está presente. A abordagem CTS é apresentada na maioria dos documentos oficiais de forma generalista. Em relação aos documentos escolares pode-se verificar que nos PPP das escolas não foram encontrados registros sobres as temáticas investigadas. Para PE constatou-se que existem poucos registros. Os DC trazem registos que poderiam ser considerados inclusos na perspectiva da AC e no enfoque da CTS. Em relação as concepções, conclui-se que os professores têm visões ingênuas sobre as temáticas do estudo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1678 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1678/2256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 5 n. 14 (2019): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125225013248 |