O DISCURSO DISCENTE SOBRE O PROFESSOR E AS AULAS DE QUÍMICA: um diálogo com a pedagogia humanista de Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1715 |
Resumo: | As relações que permeiam o lócus escolar vão muito além do simplesmente "passar" o conteúdo e do "adquirir" de forma passiva tais conhecimentos. O que evidência a importância da reflexão crítica do professor sobre o pensar/fazer pedagógico e das relações humanas estabelecidas nesse processo. Nessa interface, este trabalho objetivou analisar os discursos que os alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública estadual fazem sobre as aulas de química e a prática pedagógica do seu professor. A sua abordagem é qualitativa e utilizou questionários na coleta dos dados. Estes que foram interpretados pela "Análise Textual Discursiva" em face a pedagogia humanista freireana. Os resultados revelam que são poucos os alunos que reconhecem a importância da química, a grande maioria sente dificuldades na sua compreensão e no exercício pedagógico do professor. O que culminou na caracterização de um ensino que subjuga o estudante numa "coisa", e que negligencia o papel da ciência no desenvolvimento da sociedade humana. |
id |
UERN-5_b30e2058ed9904dc66ac6408df3f30b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1715 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
O DISCURSO DISCENTE SOBRE O PROFESSOR E AS AULAS DE QUÍMICA: um diálogo com a pedagogia humanista de Paulo FreireAs relações que permeiam o lócus escolar vão muito além do simplesmente "passar" o conteúdo e do "adquirir" de forma passiva tais conhecimentos. O que evidência a importância da reflexão crítica do professor sobre o pensar/fazer pedagógico e das relações humanas estabelecidas nesse processo. Nessa interface, este trabalho objetivou analisar os discursos que os alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública estadual fazem sobre as aulas de química e a prática pedagógica do seu professor. A sua abordagem é qualitativa e utilizou questionários na coleta dos dados. Estes que foram interpretados pela "Análise Textual Discursiva" em face a pedagogia humanista freireana. Os resultados revelam que são poucos os alunos que reconhecem a importância da química, a grande maioria sente dificuldades na sua compreensão e no exercício pedagógico do professor. O que culminou na caracterização de um ensino que subjuga o estudante numa "coisa", e que negligencia o papel da ciência no desenvolvimento da sociedade humana.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1715Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 12 (2018): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1715/1674Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessCazimiro de Sousa CamposAline Lucena de BritoEmanuel Neto Alves de OliveiraAyla Márcia Cordeiro Bizerra2020-05-14T01:52:04Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1715Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-05-14T01:52:04Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DISCURSO DISCENTE SOBRE O PROFESSOR E AS AULAS DE QUÍMICA: um diálogo com a pedagogia humanista de Paulo Freire |
title |
O DISCURSO DISCENTE SOBRE O PROFESSOR E AS AULAS DE QUÍMICA: um diálogo com a pedagogia humanista de Paulo Freire |
spellingShingle |
O DISCURSO DISCENTE SOBRE O PROFESSOR E AS AULAS DE QUÍMICA: um diálogo com a pedagogia humanista de Paulo Freire Cazimiro de Sousa Campos |
title_short |
O DISCURSO DISCENTE SOBRE O PROFESSOR E AS AULAS DE QUÍMICA: um diálogo com a pedagogia humanista de Paulo Freire |
title_full |
O DISCURSO DISCENTE SOBRE O PROFESSOR E AS AULAS DE QUÍMICA: um diálogo com a pedagogia humanista de Paulo Freire |
title_fullStr |
O DISCURSO DISCENTE SOBRE O PROFESSOR E AS AULAS DE QUÍMICA: um diálogo com a pedagogia humanista de Paulo Freire |
title_full_unstemmed |
O DISCURSO DISCENTE SOBRE O PROFESSOR E AS AULAS DE QUÍMICA: um diálogo com a pedagogia humanista de Paulo Freire |
title_sort |
O DISCURSO DISCENTE SOBRE O PROFESSOR E AS AULAS DE QUÍMICA: um diálogo com a pedagogia humanista de Paulo Freire |
author |
Cazimiro de Sousa Campos |
author_facet |
Cazimiro de Sousa Campos Aline Lucena de Brito Emanuel Neto Alves de Oliveira Ayla Márcia Cordeiro Bizerra |
author_role |
author |
author2 |
Aline Lucena de Brito Emanuel Neto Alves de Oliveira Ayla Márcia Cordeiro Bizerra |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cazimiro de Sousa Campos Aline Lucena de Brito Emanuel Neto Alves de Oliveira Ayla Márcia Cordeiro Bizerra |
description |
As relações que permeiam o lócus escolar vão muito além do simplesmente "passar" o conteúdo e do "adquirir" de forma passiva tais conhecimentos. O que evidência a importância da reflexão crítica do professor sobre o pensar/fazer pedagógico e das relações humanas estabelecidas nesse processo. Nessa interface, este trabalho objetivou analisar os discursos que os alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública estadual fazem sobre as aulas de química e a prática pedagógica do seu professor. A sua abordagem é qualitativa e utilizou questionários na coleta dos dados. Estes que foram interpretados pela "Análise Textual Discursiva" em face a pedagogia humanista freireana. Os resultados revelam que são poucos os alunos que reconhecem a importância da química, a grande maioria sente dificuldades na sua compreensão e no exercício pedagógico do professor. O que culminou na caracterização de um ensino que subjuga o estudante numa "coisa", e que negligencia o papel da ciência no desenvolvimento da sociedade humana. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1715 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1715/1674 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 12 (2018): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125805924352 |