O DISCURSO DISCENTE SOBRE O PROFESSOR E AS AULAS DE QUÍMICA: um diálogo com a pedagogia humanista de Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cazimiro de Sousa Campos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Aline Lucena de Brito, Emanuel Neto Alves de Oliveira, Ayla Márcia Cordeiro Bizerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1715
Resumo: As relações que permeiam o lócus escolar vão muito além do simplesmente "passar" o conteúdo e do "adquirir" de forma passiva tais conhecimentos. O que evidência a importância da reflexão crí­tica do professor sobre o pensar/fazer pedagógico e das relações humanas estabelecidas nesse processo. Nessa interface, este trabalho objetivou analisar os discursos que os alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública estadual fazem sobre as aulas de quí­mica e a prática pedagógica do seu professor. A sua abordagem é qualitativa e utilizou questionários na coleta dos dados. Estes que foram interpretados pela "Análise Textual Discursiva" em face a pedagogia humanista freireana. Os resultados revelam que são poucos os alunos que reconhecem a importância da quí­mica, a grande maioria sente dificuldades na sua compreensão e no exercí­cio pedagógico do professor. O que culminou na caracterização de um ensino que subjuga o estudante numa "coisa", e que negligencia o papel da ciência no desenvolvimento da sociedade humana.
id UERN-5_b30e2058ed9904dc66ac6408df3f30b6
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1715
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling O DISCURSO DISCENTE SOBRE O PROFESSOR E AS AULAS DE QUÍMICA: um diálogo com a pedagogia humanista de Paulo FreireAs relações que permeiam o lócus escolar vão muito além do simplesmente "passar" o conteúdo e do "adquirir" de forma passiva tais conhecimentos. O que evidência a importância da reflexão crí­tica do professor sobre o pensar/fazer pedagógico e das relações humanas estabelecidas nesse processo. Nessa interface, este trabalho objetivou analisar os discursos que os alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública estadual fazem sobre as aulas de quí­mica e a prática pedagógica do seu professor. A sua abordagem é qualitativa e utilizou questionários na coleta dos dados. Estes que foram interpretados pela "Análise Textual Discursiva" em face a pedagogia humanista freireana. Os resultados revelam que são poucos os alunos que reconhecem a importância da quí­mica, a grande maioria sente dificuldades na sua compreensão e no exercí­cio pedagógico do professor. O que culminou na caracterização de um ensino que subjuga o estudante numa "coisa", e que negligencia o papel da ciência no desenvolvimento da sociedade humana.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1715Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 12 (2018): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1715/1674Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessCazimiro de Sousa CamposAline Lucena de BritoEmanuel Neto Alves de OliveiraAyla Márcia Cordeiro Bizerra2020-05-14T01:52:04Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1715Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-05-14T01:52:04Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv O DISCURSO DISCENTE SOBRE O PROFESSOR E AS AULAS DE QUÍMICA: um diálogo com a pedagogia humanista de Paulo Freire
title O DISCURSO DISCENTE SOBRE O PROFESSOR E AS AULAS DE QUÍMICA: um diálogo com a pedagogia humanista de Paulo Freire
spellingShingle O DISCURSO DISCENTE SOBRE O PROFESSOR E AS AULAS DE QUÍMICA: um diálogo com a pedagogia humanista de Paulo Freire
Cazimiro de Sousa Campos
title_short O DISCURSO DISCENTE SOBRE O PROFESSOR E AS AULAS DE QUÍMICA: um diálogo com a pedagogia humanista de Paulo Freire
title_full O DISCURSO DISCENTE SOBRE O PROFESSOR E AS AULAS DE QUÍMICA: um diálogo com a pedagogia humanista de Paulo Freire
title_fullStr O DISCURSO DISCENTE SOBRE O PROFESSOR E AS AULAS DE QUÍMICA: um diálogo com a pedagogia humanista de Paulo Freire
title_full_unstemmed O DISCURSO DISCENTE SOBRE O PROFESSOR E AS AULAS DE QUÍMICA: um diálogo com a pedagogia humanista de Paulo Freire
title_sort O DISCURSO DISCENTE SOBRE O PROFESSOR E AS AULAS DE QUÍMICA: um diálogo com a pedagogia humanista de Paulo Freire
author Cazimiro de Sousa Campos
author_facet Cazimiro de Sousa Campos
Aline Lucena de Brito
Emanuel Neto Alves de Oliveira
Ayla Márcia Cordeiro Bizerra
author_role author
author2 Aline Lucena de Brito
Emanuel Neto Alves de Oliveira
Ayla Márcia Cordeiro Bizerra
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cazimiro de Sousa Campos
Aline Lucena de Brito
Emanuel Neto Alves de Oliveira
Ayla Márcia Cordeiro Bizerra
description As relações que permeiam o lócus escolar vão muito além do simplesmente "passar" o conteúdo e do "adquirir" de forma passiva tais conhecimentos. O que evidência a importância da reflexão crí­tica do professor sobre o pensar/fazer pedagógico e das relações humanas estabelecidas nesse processo. Nessa interface, este trabalho objetivou analisar os discursos que os alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública estadual fazem sobre as aulas de quí­mica e a prática pedagógica do seu professor. A sua abordagem é qualitativa e utilizou questionários na coleta dos dados. Estes que foram interpretados pela "Análise Textual Discursiva" em face a pedagogia humanista freireana. Os resultados revelam que são poucos os alunos que reconhecem a importância da quí­mica, a grande maioria sente dificuldades na sua compreensão e no exercí­cio pedagógico do professor. O que culminou na caracterização de um ensino que subjuga o estudante numa "coisa", e que negligencia o papel da ciência no desenvolvimento da sociedade humana.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1715
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1715/1674
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 12 (2018): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125805924352