NUANCES DO PASSADO QUE SE ANUNCIAM NO PRESENTE: Contribuições ao estudo das relações raciais e das políticas de ação afirmativa no Brasil
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/986 |
Resumo: | Quando, no Brasil, políticas de ação afirmativa, na modalidade cotas para negros, passaram a ser utilizadas como mecanismos de acesso í s universidades, observou-se manifestações contrárias em alguns setores da sociedade brasileira. Os argumentos apresentados à época eram assemelhados aos existentes entre 1850 e 1930 quando um dos temas centrais era de que forma os negros seriam incorporados à sociedade brasileira. Este texto tem por objetivo propor uma reflexão em torno da construção social do negro e como esta resultou na formulação de questionamentos sempre que este grupo social pretendeu exercer direitos de cidadania, seja na reivindicação de acesso ao mercado de trabalho ou a educação, inclusive de nível superior. |
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NUANCES DO PASSADO QUE SE ANUNCIAM NO PRESENTE: Contribuições ao estudo das relações raciais e das políticas de ação afirmativa no Brasil Negrosação afirmativauniversidadesBrasilQuando, no Brasil, políticas de ação afirmativa, na modalidade cotas para negros, passaram a ser utilizadas como mecanismos de acesso í s universidades, observou-se manifestações contrárias em alguns setores da sociedade brasileira. Os argumentos apresentados à época eram assemelhados aos existentes entre 1850 e 1930 quando um dos temas centrais era de que forma os negros seriam incorporados à sociedade brasileira. Este texto tem por objetivo propor uma reflexão em torno da construção social do negro e como esta resultou na formulação de questionamentos sempre que este grupo social pretendeu exercer direitos de cidadania, seja na reivindicação de acesso ao mercado de trabalho ou a educação, inclusive de nível superior.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/986Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 8 (2017): Dossiê: História e Cultura afro-brasileira, africana e indígena2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/986/901Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessPaulo Alberto dos Santos VieiraCristiane da Silveira2020-10-29T12:55:23Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/986Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:55:23Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
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