ESTÁGIO SUPERVISIONADO E CARTAS PEDAGÓGICAS: o que dizem essas bem traçadas linhas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elisangela André da Silva Costa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Elcimar Simão Martins, Maria Socorro Lucena Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3276
Resumo: O presente trabalho objetiva refletir sobre a escrita de cartas pedagógicas durante o Estágio Supervisionado como estratégia de mediação das perspectivas crí­tica e reflexiva da formação de futuros professores. Pautado na abordagem qualitativa, o estudo utilizou-se da análise documental, tomando como objetos de análise o projeto pedagógico dos cursos e cartas produzidas por licenciandos durante disciplinas de Estágio Supervisionado III e IV, vinculadas a cursos de licenciatura do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). O estudo revelou que o movimento de autoria desencadeado pela escrita das cartas permite a articulação entre teoria e prática, a leitura crí­tica das trajetórias pessoais e profissionais implicadas no processo de construção identitária e a percepção mais ampla dos diferentes aspectos da realidade que interferem no modo como a formação e o trabalho docente são estruturados.
id UERN-5_b36ba3fe588a88218cf37fc2b91dddc0
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3276
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling ESTÁGIO SUPERVISIONADO E CARTAS PEDAGÓGICAS: o que dizem essas bem traçadas linhas?O presente trabalho objetiva refletir sobre a escrita de cartas pedagógicas durante o Estágio Supervisionado como estratégia de mediação das perspectivas crí­tica e reflexiva da formação de futuros professores. Pautado na abordagem qualitativa, o estudo utilizou-se da análise documental, tomando como objetos de análise o projeto pedagógico dos cursos e cartas produzidas por licenciandos durante disciplinas de Estágio Supervisionado III e IV, vinculadas a cursos de licenciatura do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). O estudo revelou que o movimento de autoria desencadeado pela escrita das cartas permite a articulação entre teoria e prática, a leitura crí­tica das trajetórias pessoais e profissionais implicadas no processo de construção identitária e a percepção mais ampla dos diferentes aspectos da realidade que interferem no modo como a formação e o trabalho docente são estruturados.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3276Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 22 (2021): Dossiê: Docência(s) - organização curricular e formação de professores2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3276/2705Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessElisangela André da Silva CostaElcimar Simão MartinsMaria Socorro Lucena Lima2021-08-11T13:04:53Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3276Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-08-11T13:04:53Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTÁGIO SUPERVISIONADO E CARTAS PEDAGÓGICAS: o que dizem essas bem traçadas linhas?
title ESTÁGIO SUPERVISIONADO E CARTAS PEDAGÓGICAS: o que dizem essas bem traçadas linhas?
spellingShingle ESTÁGIO SUPERVISIONADO E CARTAS PEDAGÓGICAS: o que dizem essas bem traçadas linhas?
Elisangela André da Silva Costa
title_short ESTÁGIO SUPERVISIONADO E CARTAS PEDAGÓGICAS: o que dizem essas bem traçadas linhas?
title_full ESTÁGIO SUPERVISIONADO E CARTAS PEDAGÓGICAS: o que dizem essas bem traçadas linhas?
title_fullStr ESTÁGIO SUPERVISIONADO E CARTAS PEDAGÓGICAS: o que dizem essas bem traçadas linhas?
title_full_unstemmed ESTÁGIO SUPERVISIONADO E CARTAS PEDAGÓGICAS: o que dizem essas bem traçadas linhas?
title_sort ESTÁGIO SUPERVISIONADO E CARTAS PEDAGÓGICAS: o que dizem essas bem traçadas linhas?
author Elisangela André da Silva Costa
author_facet Elisangela André da Silva Costa
Elcimar Simão Martins
Maria Socorro Lucena Lima
author_role author
author2 Elcimar Simão Martins
Maria Socorro Lucena Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Elisangela André da Silva Costa
Elcimar Simão Martins
Maria Socorro Lucena Lima
description O presente trabalho objetiva refletir sobre a escrita de cartas pedagógicas durante o Estágio Supervisionado como estratégia de mediação das perspectivas crí­tica e reflexiva da formação de futuros professores. Pautado na abordagem qualitativa, o estudo utilizou-se da análise documental, tomando como objetos de análise o projeto pedagógico dos cursos e cartas produzidas por licenciandos durante disciplinas de Estágio Supervisionado III e IV, vinculadas a cursos de licenciatura do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). O estudo revelou que o movimento de autoria desencadeado pela escrita das cartas permite a articulação entre teoria e prática, a leitura crí­tica das trajetórias pessoais e profissionais implicadas no processo de construção identitária e a percepção mais ampla dos diferentes aspectos da realidade que interferem no modo como a formação e o trabalho docente são estruturados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3276
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3276/2705
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 22 (2021): Dossiê: Docência(s) - organização curricular e formação de professores
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126328115201