ESTÁGIO SUPERVISIONADO E CARTAS PEDAGÓGICAS: o que dizem essas bem traçadas linhas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3276 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva refletir sobre a escrita de cartas pedagógicas durante o Estágio Supervisionado como estratégia de mediação das perspectivas crítica e reflexiva da formação de futuros professores. Pautado na abordagem qualitativa, o estudo utilizou-se da análise documental, tomando como objetos de análise o projeto pedagógico dos cursos e cartas produzidas por licenciandos durante disciplinas de Estágio Supervisionado III e IV, vinculadas a cursos de licenciatura do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). O estudo revelou que o movimento de autoria desencadeado pela escrita das cartas permite a articulação entre teoria e prática, a leitura crítica das trajetórias pessoais e profissionais implicadas no processo de construção identitária e a percepção mais ampla dos diferentes aspectos da realidade que interferem no modo como a formação e o trabalho docente são estruturados. |
id |
UERN-5_b36ba3fe588a88218cf37fc2b91dddc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3276 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO E CARTAS PEDAGÓGICAS: o que dizem essas bem traçadas linhas?O presente trabalho objetiva refletir sobre a escrita de cartas pedagógicas durante o Estágio Supervisionado como estratégia de mediação das perspectivas crítica e reflexiva da formação de futuros professores. Pautado na abordagem qualitativa, o estudo utilizou-se da análise documental, tomando como objetos de análise o projeto pedagógico dos cursos e cartas produzidas por licenciandos durante disciplinas de Estágio Supervisionado III e IV, vinculadas a cursos de licenciatura do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). O estudo revelou que o movimento de autoria desencadeado pela escrita das cartas permite a articulação entre teoria e prática, a leitura crítica das trajetórias pessoais e profissionais implicadas no processo de construção identitária e a percepção mais ampla dos diferentes aspectos da realidade que interferem no modo como a formação e o trabalho docente são estruturados.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3276Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 22 (2021): Dossiê: Docência(s) - organização curricular e formação de professores2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3276/2705Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessElisangela André da Silva CostaElcimar Simão MartinsMaria Socorro Lucena Lima2021-08-11T13:04:53Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3276Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-08-11T13:04:53Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO E CARTAS PEDAGÓGICAS: o que dizem essas bem traçadas linhas? |
title |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO E CARTAS PEDAGÓGICAS: o que dizem essas bem traçadas linhas? |
spellingShingle |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO E CARTAS PEDAGÓGICAS: o que dizem essas bem traçadas linhas? Elisangela André da Silva Costa |
title_short |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO E CARTAS PEDAGÓGICAS: o que dizem essas bem traçadas linhas? |
title_full |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO E CARTAS PEDAGÓGICAS: o que dizem essas bem traçadas linhas? |
title_fullStr |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO E CARTAS PEDAGÓGICAS: o que dizem essas bem traçadas linhas? |
title_full_unstemmed |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO E CARTAS PEDAGÓGICAS: o que dizem essas bem traçadas linhas? |
title_sort |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO E CARTAS PEDAGÓGICAS: o que dizem essas bem traçadas linhas? |
author |
Elisangela André da Silva Costa |
author_facet |
Elisangela André da Silva Costa Elcimar Simão Martins Maria Socorro Lucena Lima |
author_role |
author |
author2 |
Elcimar Simão Martins Maria Socorro Lucena Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elisangela André da Silva Costa Elcimar Simão Martins Maria Socorro Lucena Lima |
description |
O presente trabalho objetiva refletir sobre a escrita de cartas pedagógicas durante o Estágio Supervisionado como estratégia de mediação das perspectivas crítica e reflexiva da formação de futuros professores. Pautado na abordagem qualitativa, o estudo utilizou-se da análise documental, tomando como objetos de análise o projeto pedagógico dos cursos e cartas produzidas por licenciandos durante disciplinas de Estágio Supervisionado III e IV, vinculadas a cursos de licenciatura do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). O estudo revelou que o movimento de autoria desencadeado pela escrita das cartas permite a articulação entre teoria e prática, a leitura crítica das trajetórias pessoais e profissionais implicadas no processo de construção identitária e a percepção mais ampla dos diferentes aspectos da realidade que interferem no modo como a formação e o trabalho docente são estruturados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3276 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3276/2705 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 22 (2021): Dossiê: Docência(s) - organização curricular e formação de professores 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126328115201 |