EDUCAÇÃO DO CAMPO E MEMÓRIA NO DIÁLOGO ESCOLA E COMUNIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passamai, Paulo Cesar da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Eduardo Augusto Moscon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3370
Resumo: Analisa as narrativas dos participantes no processo formativo envolvendo escola e comunidade na Escola do Campo Margarete Cruz Pereira em Roda D"™água. Tal premissa evidencia a importância da memória como elemento central do resgate da identidade dos sujeitos que vivenciam a Educação do Campo. Compreendemos que se faz necessário nesta análise nos debruçarmos não só na importância do resgate da memória dos sujeitos, mas no processo de fortalecimento da História e memória da luta em nome do direito a educação e da vida dos sujeitos campesinos do campo e da cidade. A metodologia fundamenta-se na pesquisa participativa defendida por Brandão (2006), a partir de rodas de conversa baseado em Freire (1987), tendo como aporte a história oral, por meio das narrativas produzidas pelos sujeitos envolvidos no processo formativo. Destaca-se a valorização das memórias e dos saberes na Educação do Campo.
id UERN-5_ba048d60789705e47688abfb54a48fd7
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3370
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO DO CAMPO E MEMÓRIA NO DIÁLOGO ESCOLA E COMUNIDADEMemória-HistóriaEducação do CampoEscola-ComunidadeAnalisa as narrativas dos participantes no processo formativo envolvendo escola e comunidade na Escola do Campo Margarete Cruz Pereira em Roda D"™água. Tal premissa evidencia a importância da memória como elemento central do resgate da identidade dos sujeitos que vivenciam a Educação do Campo. Compreendemos que se faz necessário nesta análise nos debruçarmos não só na importância do resgate da memória dos sujeitos, mas no processo de fortalecimento da História e memória da luta em nome do direito a educação e da vida dos sujeitos campesinos do campo e da cidade. A metodologia fundamenta-se na pesquisa participativa defendida por Brandão (2006), a partir de rodas de conversa baseado em Freire (1987), tendo como aporte a história oral, por meio das narrativas produzidas pelos sujeitos envolvidos no processo formativo. Destaca-se a valorização das memórias e dos saberes na Educação do Campo.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3370Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 23 (2021): PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES: histórias, experiências docente e formação de professores2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3370/2791Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessPassamai, Paulo Cesar da Silva Oliveira, Eduardo Augusto Moscon2022-06-03T11:05:30Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3370Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-06-03T11:05:30Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO DO CAMPO E MEMÓRIA NO DIÁLOGO ESCOLA E COMUNIDADE
title EDUCAÇÃO DO CAMPO E MEMÓRIA NO DIÁLOGO ESCOLA E COMUNIDADE
spellingShingle EDUCAÇÃO DO CAMPO E MEMÓRIA NO DIÁLOGO ESCOLA E COMUNIDADE
Passamai, Paulo Cesar da Silva
Memória-História
Educação do Campo
Escola-Comunidade
title_short EDUCAÇÃO DO CAMPO E MEMÓRIA NO DIÁLOGO ESCOLA E COMUNIDADE
title_full EDUCAÇÃO DO CAMPO E MEMÓRIA NO DIÁLOGO ESCOLA E COMUNIDADE
title_fullStr EDUCAÇÃO DO CAMPO E MEMÓRIA NO DIÁLOGO ESCOLA E COMUNIDADE
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO DO CAMPO E MEMÓRIA NO DIÁLOGO ESCOLA E COMUNIDADE
title_sort EDUCAÇÃO DO CAMPO E MEMÓRIA NO DIÁLOGO ESCOLA E COMUNIDADE
author Passamai, Paulo Cesar da Silva
author_facet Passamai, Paulo Cesar da Silva
Oliveira, Eduardo Augusto Moscon
author_role author
author2 Oliveira, Eduardo Augusto Moscon
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passamai, Paulo Cesar da Silva
Oliveira, Eduardo Augusto Moscon
dc.subject.por.fl_str_mv Memória-História
Educação do Campo
Escola-Comunidade
topic Memória-História
Educação do Campo
Escola-Comunidade
description Analisa as narrativas dos participantes no processo formativo envolvendo escola e comunidade na Escola do Campo Margarete Cruz Pereira em Roda D"™água. Tal premissa evidencia a importância da memória como elemento central do resgate da identidade dos sujeitos que vivenciam a Educação do Campo. Compreendemos que se faz necessário nesta análise nos debruçarmos não só na importância do resgate da memória dos sujeitos, mas no processo de fortalecimento da História e memória da luta em nome do direito a educação e da vida dos sujeitos campesinos do campo e da cidade. A metodologia fundamenta-se na pesquisa participativa defendida por Brandão (2006), a partir de rodas de conversa baseado em Freire (1987), tendo como aporte a história oral, por meio das narrativas produzidas pelos sujeitos envolvidos no processo formativo. Destaca-se a valorização das memórias e dos saberes na Educação do Campo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3370
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3370/2791
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 23 (2021): PRÁTICAS EDUCATIVAS MULTIDISCIPLINARES: histórias, experiências docente e formação de professores
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126376349696