EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE MEMÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sacramento, Clodoaldo Ferreira de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Campos, Marília Lopes, Bicalho, Ramofly
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8669
Resumo: O presente artigo é fruto das pesquisas em educação do campo, memória e movimentos sociais, numa perspectiva histórica e emancipadora. Nosso objetivo principal foi compreender o processo de construção da memória e suas interfaces com as relações humanas, tornando-se um instrumento metodológico relevante na construção, interpretação e reinterpretação dos processos históricos e sociais. A pesquisa documental foi desenvolvida, predominantemente, em acervos bibliográficos. Entre as fontes de investigação, utilizamos legislações, portarias, decretos e referenciais teóricos sobre memória e educação do campo. Os resultados mostram que a educação do campo reflete toda resistência da classe oprimida contra o sistema opressor.
id PUC_GO-4_f4ce6b7bc058c4f42b6a729f72f4b1fd
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8669
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE MEMÓRIAEducação do campo. História. Memória.Educação e Movimentos SociaisO presente artigo é fruto das pesquisas em educação do campo, memória e movimentos sociais, numa perspectiva histórica e emancipadora. Nosso objetivo principal foi compreender o processo de construção da memória e suas interfaces com as relações humanas, tornando-se um instrumento metodológico relevante na construção, interpretação e reinterpretação dos processos históricos e sociais. A pesquisa documental foi desenvolvida, predominantemente, em acervos bibliográficos. Entre as fontes de investigação, utilizamos legislações, portarias, decretos e referenciais teóricos sobre memória e educação do campo. Os resultados mostram que a educação do campo reflete toda resistência da classe oprimida contra o sistema opressor.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/866910.18224/educ.v24i1.8669Revista Educativa - Education Journal; Vol. 24 (2021); 25 páginasRevista Educativa - Revista de Educación; Vol. 24 (2021); 25 páginasRevista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 24 (2021); 25 páginasRevista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 25 páginas1983-777110.18224/educ.v24i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8669/5362Copyright (c) 2021 Ramofly Bicalho, Clodoaldo Ferreira de Oliveira Sacramento, Marília Lopes Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessSacramento, Clodoaldo Ferreira de OliveiraCampos, Marília LopesBicalho, Ramofly2022-04-11T15:25:33Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/8669Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativaONGhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai||educativa@pucgoias.edu.br1983-77711415-0492opendoar:2022-04-11T15:25:33Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE MEMÓRIA
title EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE MEMÓRIA
spellingShingle EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE MEMÓRIA
Sacramento, Clodoaldo Ferreira de Oliveira
Educação do campo. História. Memória.
Educação e Movimentos Sociais
title_short EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE MEMÓRIA
title_full EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE MEMÓRIA
title_fullStr EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE MEMÓRIA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE MEMÓRIA
title_sort EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE MEMÓRIA
author Sacramento, Clodoaldo Ferreira de Oliveira
author_facet Sacramento, Clodoaldo Ferreira de Oliveira
Campos, Marília Lopes
Bicalho, Ramofly
author_role author
author2 Campos, Marília Lopes
Bicalho, Ramofly
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sacramento, Clodoaldo Ferreira de Oliveira
Campos, Marília Lopes
Bicalho, Ramofly
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo. História. Memória.
Educação e Movimentos Sociais
topic Educação do campo. História. Memória.
Educação e Movimentos Sociais
description O presente artigo é fruto das pesquisas em educação do campo, memória e movimentos sociais, numa perspectiva histórica e emancipadora. Nosso objetivo principal foi compreender o processo de construção da memória e suas interfaces com as relações humanas, tornando-se um instrumento metodológico relevante na construção, interpretação e reinterpretação dos processos históricos e sociais. A pesquisa documental foi desenvolvida, predominantemente, em acervos bibliográficos. Entre as fontes de investigação, utilizamos legislações, portarias, decretos e referenciais teóricos sobre memória e educação do campo. Os resultados mostram que a educação do campo reflete toda resistência da classe oprimida contra o sistema opressor.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8669
10.18224/educ.v24i1.8669
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8669
identifier_str_mv 10.18224/educ.v24i1.8669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8669/5362
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ramofly Bicalho, Clodoaldo Ferreira de Oliveira Sacramento, Marília Lopes Campos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ramofly Bicalho, Clodoaldo Ferreira de Oliveira Sacramento, Marília Lopes Campos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Education Journal; Vol. 24 (2021); 25 páginas
Revista Educativa - Revista de Educación; Vol. 24 (2021); 25 páginas
Revista Educativa - Magazine éducatif; Vol. 24 (2021); 25 páginas
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 25 páginas
1983-7771
10.18224/educ.v24i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv ||educativa@pucgoias.edu.br
_version_ 1798319659788795904