OIÁ E O BÚFALO INTERIOR DE KIUSAM DE OLIVEIRA: promovendo a leitura e letramento literário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosiane Cardoso Moratto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Margarida da Silveira Corsi, Alba K. Topan Feldman
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1009
Resumo: Este artigo apresenta uma proposta de leitura e letramento literário a partir do mito " Oiá e o búfalo interior" de Kiusam de Oliveira, presente no livro "Omo-Oba: Histórias de Princesas", ilustrado por Josias Marinho. O trabalho objetiva apresentar uma proposta didático-pedagógica de leitura e letramento literário em sala de aula para o Ensino Fundamental II. Recorreu-se ao mito da literatura africana tendo em vista sua materialidade linguí­stica, literária e cultural. Para tanto, a produção está ancorada nas etapas de leitura de Micheleletti (2002), Cosson (2014) e Corsi (2015) e na proposta de Sequência Básica de leitura de Cosson (2014). Espera-se que este texto possa contribuir para a instrumentalização do professor de Lí­ngua Portuguesa como mediador da leitura e do letramento literário com base em enunciados pertencentes à literatura africana e afro-brasileira.
id UERN-5_c92d4784a6e42c97e1427d657e9c1bf3
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1009
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling OIÁ E O BÚFALO INTERIOR DE KIUSAM DE OLIVEIRA: promovendo a leitura e letramento literário LeituraLetramento literárioLiteratura afro-brasileiraEste artigo apresenta uma proposta de leitura e letramento literário a partir do mito " Oiá e o búfalo interior" de Kiusam de Oliveira, presente no livro "Omo-Oba: Histórias de Princesas", ilustrado por Josias Marinho. O trabalho objetiva apresentar uma proposta didático-pedagógica de leitura e letramento literário em sala de aula para o Ensino Fundamental II. Recorreu-se ao mito da literatura africana tendo em vista sua materialidade linguí­stica, literária e cultural. Para tanto, a produção está ancorada nas etapas de leitura de Micheleletti (2002), Cosson (2014) e Corsi (2015) e na proposta de Sequência Básica de leitura de Cosson (2014). Espera-se que este texto possa contribuir para a instrumentalização do professor de Lí­ngua Portuguesa como mediador da leitura e do letramento literário com base em enunciados pertencentes à literatura africana e afro-brasileira.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1009Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 9 (2017): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1009/923Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessRosiane Cardoso Moratto Margarida da Silveira Corsi Alba K. Topan Feldman 2020-10-29T12:50:56Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1009Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:50:56Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv OIÁ E O BÚFALO INTERIOR DE KIUSAM DE OLIVEIRA: promovendo a leitura e letramento literário
title OIÁ E O BÚFALO INTERIOR DE KIUSAM DE OLIVEIRA: promovendo a leitura e letramento literário
spellingShingle OIÁ E O BÚFALO INTERIOR DE KIUSAM DE OLIVEIRA: promovendo a leitura e letramento literário
Rosiane Cardoso Moratto
Leitura
Letramento literário
Literatura afro-brasileira
title_short OIÁ E O BÚFALO INTERIOR DE KIUSAM DE OLIVEIRA: promovendo a leitura e letramento literário
title_full OIÁ E O BÚFALO INTERIOR DE KIUSAM DE OLIVEIRA: promovendo a leitura e letramento literário
title_fullStr OIÁ E O BÚFALO INTERIOR DE KIUSAM DE OLIVEIRA: promovendo a leitura e letramento literário
title_full_unstemmed OIÁ E O BÚFALO INTERIOR DE KIUSAM DE OLIVEIRA: promovendo a leitura e letramento literário
title_sort OIÁ E O BÚFALO INTERIOR DE KIUSAM DE OLIVEIRA: promovendo a leitura e letramento literário
author Rosiane Cardoso Moratto
author_facet Rosiane Cardoso Moratto
Margarida da Silveira Corsi
Alba K. Topan Feldman
author_role author
author2 Margarida da Silveira Corsi
Alba K. Topan Feldman
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosiane Cardoso Moratto
Margarida da Silveira Corsi
Alba K. Topan Feldman
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Letramento literário
Literatura afro-brasileira
topic Leitura
Letramento literário
Literatura afro-brasileira
description Este artigo apresenta uma proposta de leitura e letramento literário a partir do mito " Oiá e o búfalo interior" de Kiusam de Oliveira, presente no livro "Omo-Oba: Histórias de Princesas", ilustrado por Josias Marinho. O trabalho objetiva apresentar uma proposta didático-pedagógica de leitura e letramento literário em sala de aula para o Ensino Fundamental II. Recorreu-se ao mito da literatura africana tendo em vista sua materialidade linguí­stica, literária e cultural. Para tanto, a produção está ancorada nas etapas de leitura de Micheleletti (2002), Cosson (2014) e Corsi (2015) e na proposta de Sequência Básica de leitura de Cosson (2014). Espera-se que este texto possa contribuir para a instrumentalização do professor de Lí­ngua Portuguesa como mediador da leitura e do letramento literário com base em enunciados pertencentes à literatura africana e afro-brasileira.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1009
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1009/923
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 9 (2017): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125005860864