OIÁ E O BÚFALO INTERIOR DE KIUSAM DE OLIVEIRA: promovendo a leitura e letramento literário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1009 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma proposta de leitura e letramento literário a partir do mito " Oiá e o búfalo interior" de Kiusam de Oliveira, presente no livro "Omo-Oba: Histórias de Princesas", ilustrado por Josias Marinho. O trabalho objetiva apresentar uma proposta didático-pedagógica de leitura e letramento literário em sala de aula para o Ensino Fundamental II. Recorreu-se ao mito da literatura africana tendo em vista sua materialidade linguística, literária e cultural. Para tanto, a produção está ancorada nas etapas de leitura de Micheleletti (2002), Cosson (2014) e Corsi (2015) e na proposta de Sequência Básica de leitura de Cosson (2014). Espera-se que este texto possa contribuir para a instrumentalização do professor de Língua Portuguesa como mediador da leitura e do letramento literário com base em enunciados pertencentes à literatura africana e afro-brasileira. |
id |
UERN-5_c92d4784a6e42c97e1427d657e9c1bf3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1009 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
OIÁ E O BÚFALO INTERIOR DE KIUSAM DE OLIVEIRA: promovendo a leitura e letramento literário LeituraLetramento literárioLiteratura afro-brasileiraEste artigo apresenta uma proposta de leitura e letramento literário a partir do mito " Oiá e o búfalo interior" de Kiusam de Oliveira, presente no livro "Omo-Oba: Histórias de Princesas", ilustrado por Josias Marinho. O trabalho objetiva apresentar uma proposta didático-pedagógica de leitura e letramento literário em sala de aula para o Ensino Fundamental II. Recorreu-se ao mito da literatura africana tendo em vista sua materialidade linguística, literária e cultural. Para tanto, a produção está ancorada nas etapas de leitura de Micheleletti (2002), Cosson (2014) e Corsi (2015) e na proposta de Sequência Básica de leitura de Cosson (2014). Espera-se que este texto possa contribuir para a instrumentalização do professor de Língua Portuguesa como mediador da leitura e do letramento literário com base em enunciados pertencentes à literatura africana e afro-brasileira.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1009Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 9 (2017): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1009/923Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessRosiane Cardoso Moratto Margarida da Silveira Corsi Alba K. Topan Feldman 2020-10-29T12:50:56Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1009Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:50:56Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OIÁ E O BÚFALO INTERIOR DE KIUSAM DE OLIVEIRA: promovendo a leitura e letramento literário |
title |
OIÁ E O BÚFALO INTERIOR DE KIUSAM DE OLIVEIRA: promovendo a leitura e letramento literário |
spellingShingle |
OIÁ E O BÚFALO INTERIOR DE KIUSAM DE OLIVEIRA: promovendo a leitura e letramento literário Rosiane Cardoso Moratto Leitura Letramento literário Literatura afro-brasileira |
title_short |
OIÁ E O BÚFALO INTERIOR DE KIUSAM DE OLIVEIRA: promovendo a leitura e letramento literário |
title_full |
OIÁ E O BÚFALO INTERIOR DE KIUSAM DE OLIVEIRA: promovendo a leitura e letramento literário |
title_fullStr |
OIÁ E O BÚFALO INTERIOR DE KIUSAM DE OLIVEIRA: promovendo a leitura e letramento literário |
title_full_unstemmed |
OIÁ E O BÚFALO INTERIOR DE KIUSAM DE OLIVEIRA: promovendo a leitura e letramento literário |
title_sort |
OIÁ E O BÚFALO INTERIOR DE KIUSAM DE OLIVEIRA: promovendo a leitura e letramento literário |
author |
Rosiane Cardoso Moratto |
author_facet |
Rosiane Cardoso Moratto Margarida da Silveira Corsi Alba K. Topan Feldman |
author_role |
author |
author2 |
Margarida da Silveira Corsi Alba K. Topan Feldman |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosiane Cardoso Moratto Margarida da Silveira Corsi Alba K. Topan Feldman |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Letramento literário Literatura afro-brasileira |
topic |
Leitura Letramento literário Literatura afro-brasileira |
description |
Este artigo apresenta uma proposta de leitura e letramento literário a partir do mito " Oiá e o búfalo interior" de Kiusam de Oliveira, presente no livro "Omo-Oba: Histórias de Princesas", ilustrado por Josias Marinho. O trabalho objetiva apresentar uma proposta didático-pedagógica de leitura e letramento literário em sala de aula para o Ensino Fundamental II. Recorreu-se ao mito da literatura africana tendo em vista sua materialidade linguística, literária e cultural. Para tanto, a produção está ancorada nas etapas de leitura de Micheleletti (2002), Cosson (2014) e Corsi (2015) e na proposta de Sequência Básica de leitura de Cosson (2014). Espera-se que este texto possa contribuir para a instrumentalização do professor de Língua Portuguesa como mediador da leitura e do letramento literário com base em enunciados pertencentes à literatura africana e afro-brasileira. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1009 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1009/923 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 9 (2017): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125005860864 |