FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGIGA: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3861 |
Resumo: | Esta pesquisa investigou evidências de formação interdisciplinar de um licenciando em Ciências da Natureza em situação de residência pedagógica, realizada em escola do interior da Bahia. Esse licenciando desenvolveu uma sequência didática com turma do Ensino Fundamental, trabalhando os conteúdos microrganismos, histórias em quadrinho e figuras de linguagem. Os dados foram produzidos a partir de anotações de observação, questionários, entrevista, plano didático, planos de aula, resumo da experiência e relatório do participante. Por meio de análise de conteúdo foi verificado que o licenciando apresentou diálogo entre as disciplinas na sequência didática com viés interdisciplinar, com a colaboração de especialistas. O Programa de Residência Pedagógica apresentou-se como espaço propício para a construção e as implementações de atividades interdisciplinares. |
id |
UERN-5_cbc2cfcf674e67d3296ea41f59dd39a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3861 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGIGA: um estudo de casoEnsino de CiênciasFormação docenteInterdisciplinaridadeEsta pesquisa investigou evidências de formação interdisciplinar de um licenciando em Ciências da Natureza em situação de residência pedagógica, realizada em escola do interior da Bahia. Esse licenciando desenvolveu uma sequência didática com turma do Ensino Fundamental, trabalhando os conteúdos microrganismos, histórias em quadrinho e figuras de linguagem. Os dados foram produzidos a partir de anotações de observação, questionários, entrevista, plano didático, planos de aula, resumo da experiência e relatório do participante. Por meio de análise de conteúdo foi verificado que o licenciando apresentou diálogo entre as disciplinas na sequência didática com viés interdisciplinar, com a colaboração de especialistas. O Programa de Residência Pedagógica apresentou-se como espaço propício para a construção e as implementações de atividades interdisciplinares.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3861Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 27 (2022): Dossiê: O curso de Pedagogia no balanço das políticas educacionais2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3861/3337Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares Lemos Shaw, GiseleCanabarro Drehmer-Marques, Keiciane2022-11-29T19:59:27Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3861Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-11-29T19:59:27Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGIGA: um estudo de caso |
title |
FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGIGA: um estudo de caso |
spellingShingle |
FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGIGA: um estudo de caso Soares Lemos Shaw, Gisele Ensino de Ciências Formação docente Interdisciplinaridade |
title_short |
FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGIGA: um estudo de caso |
title_full |
FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGIGA: um estudo de caso |
title_fullStr |
FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGIGA: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGIGA: um estudo de caso |
title_sort |
FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGIGA: um estudo de caso |
author |
Soares Lemos Shaw, Gisele |
author_facet |
Soares Lemos Shaw, Gisele Canabarro Drehmer-Marques, Keiciane |
author_role |
author |
author2 |
Canabarro Drehmer-Marques, Keiciane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares Lemos Shaw, Gisele Canabarro Drehmer-Marques, Keiciane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Formação docente Interdisciplinaridade |
topic |
Ensino de Ciências Formação docente Interdisciplinaridade |
description |
Esta pesquisa investigou evidências de formação interdisciplinar de um licenciando em Ciências da Natureza em situação de residência pedagógica, realizada em escola do interior da Bahia. Esse licenciando desenvolveu uma sequência didática com turma do Ensino Fundamental, trabalhando os conteúdos microrganismos, histórias em quadrinho e figuras de linguagem. Os dados foram produzidos a partir de anotações de observação, questionários, entrevista, plano didático, planos de aula, resumo da experiência e relatório do participante. Por meio de análise de conteúdo foi verificado que o licenciando apresentou diálogo entre as disciplinas na sequência didática com viés interdisciplinar, com a colaboração de especialistas. O Programa de Residência Pedagógica apresentou-se como espaço propício para a construção e as implementações de atividades interdisciplinares. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3861 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3861/3337 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 27 (2022): Dossiê: O curso de Pedagogia no balanço das políticas educacionais 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751127057924096 |