FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGIGA: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares Lemos Shaw, Gisele
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Canabarro Drehmer-Marques, Keiciane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3861
Resumo: Esta pesquisa investigou evidências de formação interdisciplinar de um licenciando em Ciências da Natureza em situação de residência pedagógica, realizada em escola do interior da Bahia. Esse licenciando desenvolveu uma sequência didática com turma do Ensino Fundamental, trabalhando os conteúdos microrganismos, histórias em quadrinho e figuras de linguagem. Os dados foram produzidos a partir de anotações de observação, questionários, entrevista, plano didático, planos de aula, resumo da experiência e relatório do participante. Por meio de análise de conteúdo foi verificado que o licenciando apresentou diálogo entre as disciplinas na sequência didática com viés interdisciplinar, com a colaboração de especialistas. O Programa de Residência Pedagógica apresentou-se como espaço propí­cio para a construção e as implementações de atividades interdisciplinares.
id UERN-5_cbc2cfcf674e67d3296ea41f59dd39a2
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3861
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGIGA: um estudo de casoEnsino de CiênciasFormação docenteInterdisciplinaridadeEsta pesquisa investigou evidências de formação interdisciplinar de um licenciando em Ciências da Natureza em situação de residência pedagógica, realizada em escola do interior da Bahia. Esse licenciando desenvolveu uma sequência didática com turma do Ensino Fundamental, trabalhando os conteúdos microrganismos, histórias em quadrinho e figuras de linguagem. Os dados foram produzidos a partir de anotações de observação, questionários, entrevista, plano didático, planos de aula, resumo da experiência e relatório do participante. Por meio de análise de conteúdo foi verificado que o licenciando apresentou diálogo entre as disciplinas na sequência didática com viés interdisciplinar, com a colaboração de especialistas. O Programa de Residência Pedagógica apresentou-se como espaço propí­cio para a construção e as implementações de atividades interdisciplinares.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3861Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 27 (2022): Dossiê: O curso de Pedagogia no balanço das polí­ticas educacionais2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3861/3337Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares Lemos Shaw, GiseleCanabarro Drehmer-Marques, Keiciane2022-11-29T19:59:27Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3861Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-11-29T19:59:27Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGIGA: um estudo de caso
title FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGIGA: um estudo de caso
spellingShingle FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGIGA: um estudo de caso
Soares Lemos Shaw, Gisele
Ensino de Ciências
Formação docente
Interdisciplinaridade
title_short FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGIGA: um estudo de caso
title_full FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGIGA: um estudo de caso
title_fullStr FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGIGA: um estudo de caso
title_full_unstemmed FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGIGA: um estudo de caso
title_sort FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGIGA: um estudo de caso
author Soares Lemos Shaw, Gisele
author_facet Soares Lemos Shaw, Gisele
Canabarro Drehmer-Marques, Keiciane
author_role author
author2 Canabarro Drehmer-Marques, Keiciane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares Lemos Shaw, Gisele
Canabarro Drehmer-Marques, Keiciane
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Formação docente
Interdisciplinaridade
topic Ensino de Ciências
Formação docente
Interdisciplinaridade
description Esta pesquisa investigou evidências de formação interdisciplinar de um licenciando em Ciências da Natureza em situação de residência pedagógica, realizada em escola do interior da Bahia. Esse licenciando desenvolveu uma sequência didática com turma do Ensino Fundamental, trabalhando os conteúdos microrganismos, histórias em quadrinho e figuras de linguagem. Os dados foram produzidos a partir de anotações de observação, questionários, entrevista, plano didático, planos de aula, resumo da experiência e relatório do participante. Por meio de análise de conteúdo foi verificado que o licenciando apresentou diálogo entre as disciplinas na sequência didática com viés interdisciplinar, com a colaboração de especialistas. O Programa de Residência Pedagógica apresentou-se como espaço propí­cio para a construção e as implementações de atividades interdisciplinares.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3861
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3861/3337
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 27 (2022): Dossiê: O curso de Pedagogia no balanço das polí­ticas educacionais
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751127057924096