RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3323 |
Resumo: | O objetivo dessa investigação foi identificar as contribuições da relação teoria e prática para a mudança da prática educativa de professores que atuam em escolas do campo. A pesquisa qualitativa crítica teve como lócus o Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina-PI. Os interlocutores foram 05 (cinco) professores de escolas do campo. Como técnicas de produção de dados utilizamos a observação, rodas de conversa e a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso pesquisado. Os resultados apontam que a formação inicial docente na LEdoC possibilita rupturas paradigmáticas e promove inovações, onde a prática ganha sentido e não é vista como mera aplicação da teoria, mas como um referencial de busca para a ressignificação da prática educativa, partindo das necessidades sentidas e percebidas. |
id |
UERN-5_cc8b19caa6510a41e696e748d7ea5ece |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3323 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPOO objetivo dessa investigação foi identificar as contribuições da relação teoria e prática para a mudança da prática educativa de professores que atuam em escolas do campo. A pesquisa qualitativa crítica teve como lócus o Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina-PI. Os interlocutores foram 05 (cinco) professores de escolas do campo. Como técnicas de produção de dados utilizamos a observação, rodas de conversa e a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso pesquisado. Os resultados apontam que a formação inicial docente na LEdoC possibilita rupturas paradigmáticas e promove inovações, onde a prática ganha sentido e não é vista como mera aplicação da teoria, mas como um referencial de busca para a ressignificação da prática educativa, partindo das necessidades sentidas e percebidas.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3323Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 22 (2021): Dossiê: Docência(s) - organização curricular e formação de professores2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3323/2737Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessRaimunda Alves MeloAntonia Dalva França-Carvalhoígata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti2021-08-09T23:28:15Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3323Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-08-09T23:28:15Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO |
title |
RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO |
spellingShingle |
RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO Raimunda Alves Melo |
title_short |
RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO |
title_full |
RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO |
title_fullStr |
RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO |
title_full_unstemmed |
RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO |
title_sort |
RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO |
author |
Raimunda Alves Melo |
author_facet |
Raimunda Alves Melo Antonia Dalva França-Carvalho ígata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti |
author_role |
author |
author2 |
Antonia Dalva França-Carvalho ígata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raimunda Alves Melo Antonia Dalva França-Carvalho ígata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti |
description |
O objetivo dessa investigação foi identificar as contribuições da relação teoria e prática para a mudança da prática educativa de professores que atuam em escolas do campo. A pesquisa qualitativa crítica teve como lócus o Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina-PI. Os interlocutores foram 05 (cinco) professores de escolas do campo. Como técnicas de produção de dados utilizamos a observação, rodas de conversa e a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso pesquisado. Os resultados apontam que a formação inicial docente na LEdoC possibilita rupturas paradigmáticas e promove inovações, onde a prática ganha sentido e não é vista como mera aplicação da teoria, mas como um referencial de busca para a ressignificação da prática educativa, partindo das necessidades sentidas e percebidas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3323 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3323/2737 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 22 (2021): Dossiê: Docência(s) - organização curricular e formação de professores 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126338600960 |