RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raimunda Alves Melo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Antonia Dalva França-Carvalho, ígata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3323
Resumo: O objetivo dessa investigação foi identificar as contribuições da relação teoria e prática para a mudança da prática educativa de professores que atuam em escolas do campo. A pesquisa qualitativa crí­tica teve como lócus o Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), da Universidade Federal do Piauí­, Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina-PI. Os interlocutores foram 05 (cinco) professores de escolas do campo. Como técnicas de produção de dados utilizamos a observação, rodas de conversa e a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso pesquisado. Os resultados apontam que a formação inicial docente na LEdoC possibilita rupturas paradigmáticas e promove inovações, onde a prática ganha sentido e não é vista como mera aplicação da teoria, mas como um referencial de busca para a ressignificação da prática educativa, partindo das necessidades sentidas e percebidas.
id UERN-5_cc8b19caa6510a41e696e748d7ea5ece
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3323
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPOO objetivo dessa investigação foi identificar as contribuições da relação teoria e prática para a mudança da prática educativa de professores que atuam em escolas do campo. A pesquisa qualitativa crí­tica teve como lócus o Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), da Universidade Federal do Piauí­, Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina-PI. Os interlocutores foram 05 (cinco) professores de escolas do campo. Como técnicas de produção de dados utilizamos a observação, rodas de conversa e a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso pesquisado. Os resultados apontam que a formação inicial docente na LEdoC possibilita rupturas paradigmáticas e promove inovações, onde a prática ganha sentido e não é vista como mera aplicação da teoria, mas como um referencial de busca para a ressignificação da prática educativa, partindo das necessidades sentidas e percebidas.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3323Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 22 (2021): Dossiê: Docência(s) - organização curricular e formação de professores2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3323/2737Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessRaimunda Alves MeloAntonia Dalva França-Carvalhoígata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti2021-08-09T23:28:15Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3323Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-08-09T23:28:15Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO
title RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO
spellingShingle RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO
Raimunda Alves Melo
title_short RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO
title_full RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO
title_fullStr RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO
title_full_unstemmed RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO
title_sort RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO
author Raimunda Alves Melo
author_facet Raimunda Alves Melo
Antonia Dalva França-Carvalho
ígata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti
author_role author
author2 Antonia Dalva França-Carvalho
ígata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raimunda Alves Melo
Antonia Dalva França-Carvalho
ígata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti
description O objetivo dessa investigação foi identificar as contribuições da relação teoria e prática para a mudança da prática educativa de professores que atuam em escolas do campo. A pesquisa qualitativa crí­tica teve como lócus o Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), da Universidade Federal do Piauí­, Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina-PI. Os interlocutores foram 05 (cinco) professores de escolas do campo. Como técnicas de produção de dados utilizamos a observação, rodas de conversa e a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso pesquisado. Os resultados apontam que a formação inicial docente na LEdoC possibilita rupturas paradigmáticas e promove inovações, onde a prática ganha sentido e não é vista como mera aplicação da teoria, mas como um referencial de busca para a ressignificação da prática educativa, partindo das necessidades sentidas e percebidas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3323
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3323/2737
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 22 (2021): Dossiê: Docência(s) - organização curricular e formação de professores
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126338600960