O ENSINO DE FÍSICA E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: onde estão os alunos quilombolas da Amazônia Marajoara?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Reis Ribeiro, Karley
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira Serra, Audenize, Ribeiro Ribeiro, Madiel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3104
Resumo: O presente trabalho se propôs a analisar as dificuldades que os alunos quilombolas enfrentam no processo de ensino aprendizagem de fí­sica no Ensino Médio, em uma escola pública da Amazônia Marajoara, no municí­pio de Salvaterra-PA, considerando seus contextos, dificuldades, desafios e possibilidades frente a proposta da Educação Escolar Quilombola (EEQ). Este estudo realiza uma discussão teórica com Asante (1991), Mignolo (2007), Diegues, Arruda (2021), Brasil (2012) e Candau (2007). A metodologia adotada neste estudo é etnográfica, de natureza qualitativa, e a coleta de dados foi feita a com uso de questionários semiestruturados. Os resultados deste estudo revelaram que os alunos quilombolas gostam de estudar fí­sica, entretanto, os estudantes possuem dificuldades em entender sua aplicabilidade, em virtude da falta da relação com seus saberes tradicionais, a ausência de contextualização nas aulas de fí­sica demonstrou implicações no processo de ensino aprendizagem dos alunos quilombolas.
id UERN-5_ccbd01d4876c48386f289d6ad29449a7
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3104
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling O ENSINO DE FÍSICA E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: onde estão os alunos quilombolas da Amazônia Marajoara?Educação Escolar Quilombola; Fí­sica; Amazônia Marajoara.O presente trabalho se propôs a analisar as dificuldades que os alunos quilombolas enfrentam no processo de ensino aprendizagem de fí­sica no Ensino Médio, em uma escola pública da Amazônia Marajoara, no municí­pio de Salvaterra-PA, considerando seus contextos, dificuldades, desafios e possibilidades frente a proposta da Educação Escolar Quilombola (EEQ). Este estudo realiza uma discussão teórica com Asante (1991), Mignolo (2007), Diegues, Arruda (2021), Brasil (2012) e Candau (2007). A metodologia adotada neste estudo é etnográfica, de natureza qualitativa, e a coleta de dados foi feita a com uso de questionários semiestruturados. Os resultados deste estudo revelaram que os alunos quilombolas gostam de estudar fí­sica, entretanto, os estudantes possuem dificuldades em entender sua aplicabilidade, em virtude da falta da relação com seus saberes tradicionais, a ausência de contextualização nas aulas de fí­sica demonstrou implicações no processo de ensino aprendizagem dos alunos quilombolas.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3104Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3104/2693Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessdos Reis Ribeiro, KarleyFerreira Serra, AudenizeRibeiro Ribeiro, Madiel2021-06-25T15:49:58Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3104Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-06-25T15:49:58Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE FÍSICA E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: onde estão os alunos quilombolas da Amazônia Marajoara?
title O ENSINO DE FÍSICA E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: onde estão os alunos quilombolas da Amazônia Marajoara?
spellingShingle O ENSINO DE FÍSICA E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: onde estão os alunos quilombolas da Amazônia Marajoara?
dos Reis Ribeiro, Karley
Educação Escolar Quilombola; Fí­sica; Amazônia Marajoara.
title_short O ENSINO DE FÍSICA E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: onde estão os alunos quilombolas da Amazônia Marajoara?
title_full O ENSINO DE FÍSICA E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: onde estão os alunos quilombolas da Amazônia Marajoara?
title_fullStr O ENSINO DE FÍSICA E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: onde estão os alunos quilombolas da Amazônia Marajoara?
title_full_unstemmed O ENSINO DE FÍSICA E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: onde estão os alunos quilombolas da Amazônia Marajoara?
title_sort O ENSINO DE FÍSICA E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: onde estão os alunos quilombolas da Amazônia Marajoara?
author dos Reis Ribeiro, Karley
author_facet dos Reis Ribeiro, Karley
Ferreira Serra, Audenize
Ribeiro Ribeiro, Madiel
author_role author
author2 Ferreira Serra, Audenize
Ribeiro Ribeiro, Madiel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Reis Ribeiro, Karley
Ferreira Serra, Audenize
Ribeiro Ribeiro, Madiel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Escolar Quilombola; Fí­sica; Amazônia Marajoara.
topic Educação Escolar Quilombola; Fí­sica; Amazônia Marajoara.
description O presente trabalho se propôs a analisar as dificuldades que os alunos quilombolas enfrentam no processo de ensino aprendizagem de fí­sica no Ensino Médio, em uma escola pública da Amazônia Marajoara, no municí­pio de Salvaterra-PA, considerando seus contextos, dificuldades, desafios e possibilidades frente a proposta da Educação Escolar Quilombola (EEQ). Este estudo realiza uma discussão teórica com Asante (1991), Mignolo (2007), Diegues, Arruda (2021), Brasil (2012) e Candau (2007). A metodologia adotada neste estudo é etnográfica, de natureza qualitativa, e a coleta de dados foi feita a com uso de questionários semiestruturados. Os resultados deste estudo revelaram que os alunos quilombolas gostam de estudar fí­sica, entretanto, os estudantes possuem dificuldades em entender sua aplicabilidade, em virtude da falta da relação com seus saberes tradicionais, a ausência de contextualização nas aulas de fí­sica demonstrou implicações no processo de ensino aprendizagem dos alunos quilombolas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3104
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3104/2693
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126236889088