O ENSINO DE FÍSICA E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: onde estão os alunos quilombolas da Amazônia Marajoara?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3104 |
Resumo: | O presente trabalho se propôs a analisar as dificuldades que os alunos quilombolas enfrentam no processo de ensino aprendizagem de física no Ensino Médio, em uma escola pública da Amazônia Marajoara, no município de Salvaterra-PA, considerando seus contextos, dificuldades, desafios e possibilidades frente a proposta da Educação Escolar Quilombola (EEQ). Este estudo realiza uma discussão teórica com Asante (1991), Mignolo (2007), Diegues, Arruda (2021), Brasil (2012) e Candau (2007). A metodologia adotada neste estudo é etnográfica, de natureza qualitativa, e a coleta de dados foi feita a com uso de questionários semiestruturados. Os resultados deste estudo revelaram que os alunos quilombolas gostam de estudar física, entretanto, os estudantes possuem dificuldades em entender sua aplicabilidade, em virtude da falta da relação com seus saberes tradicionais, a ausência de contextualização nas aulas de física demonstrou implicações no processo de ensino aprendizagem dos alunos quilombolas. |
id |
UERN-5_ccbd01d4876c48386f289d6ad29449a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3104 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE FÍSICA E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: onde estão os alunos quilombolas da Amazônia Marajoara?Educação Escolar Quilombola; Física; Amazônia Marajoara.O presente trabalho se propôs a analisar as dificuldades que os alunos quilombolas enfrentam no processo de ensino aprendizagem de física no Ensino Médio, em uma escola pública da Amazônia Marajoara, no município de Salvaterra-PA, considerando seus contextos, dificuldades, desafios e possibilidades frente a proposta da Educação Escolar Quilombola (EEQ). Este estudo realiza uma discussão teórica com Asante (1991), Mignolo (2007), Diegues, Arruda (2021), Brasil (2012) e Candau (2007). A metodologia adotada neste estudo é etnográfica, de natureza qualitativa, e a coleta de dados foi feita a com uso de questionários semiestruturados. Os resultados deste estudo revelaram que os alunos quilombolas gostam de estudar física, entretanto, os estudantes possuem dificuldades em entender sua aplicabilidade, em virtude da falta da relação com seus saberes tradicionais, a ausência de contextualização nas aulas de física demonstrou implicações no processo de ensino aprendizagem dos alunos quilombolas.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2021-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3104Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3104/2693Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessdos Reis Ribeiro, KarleyFerreira Serra, AudenizeRibeiro Ribeiro, Madiel2021-06-25T15:49:58Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3104Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2021-06-25T15:49:58Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE FÍSICA E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: onde estão os alunos quilombolas da Amazônia Marajoara? |
title |
O ENSINO DE FÍSICA E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: onde estão os alunos quilombolas da Amazônia Marajoara? |
spellingShingle |
O ENSINO DE FÍSICA E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: onde estão os alunos quilombolas da Amazônia Marajoara? dos Reis Ribeiro, Karley Educação Escolar Quilombola; Física; Amazônia Marajoara. |
title_short |
O ENSINO DE FÍSICA E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: onde estão os alunos quilombolas da Amazônia Marajoara? |
title_full |
O ENSINO DE FÍSICA E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: onde estão os alunos quilombolas da Amazônia Marajoara? |
title_fullStr |
O ENSINO DE FÍSICA E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: onde estão os alunos quilombolas da Amazônia Marajoara? |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE FÍSICA E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: onde estão os alunos quilombolas da Amazônia Marajoara? |
title_sort |
O ENSINO DE FÍSICA E AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: onde estão os alunos quilombolas da Amazônia Marajoara? |
author |
dos Reis Ribeiro, Karley |
author_facet |
dos Reis Ribeiro, Karley Ferreira Serra, Audenize Ribeiro Ribeiro, Madiel |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira Serra, Audenize Ribeiro Ribeiro, Madiel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Reis Ribeiro, Karley Ferreira Serra, Audenize Ribeiro Ribeiro, Madiel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Escolar Quilombola; Física; Amazônia Marajoara. |
topic |
Educação Escolar Quilombola; Física; Amazônia Marajoara. |
description |
O presente trabalho se propôs a analisar as dificuldades que os alunos quilombolas enfrentam no processo de ensino aprendizagem de física no Ensino Médio, em uma escola pública da Amazônia Marajoara, no município de Salvaterra-PA, considerando seus contextos, dificuldades, desafios e possibilidades frente a proposta da Educação Escolar Quilombola (EEQ). Este estudo realiza uma discussão teórica com Asante (1991), Mignolo (2007), Diegues, Arruda (2021), Brasil (2012) e Candau (2007). A metodologia adotada neste estudo é etnográfica, de natureza qualitativa, e a coleta de dados foi feita a com uso de questionários semiestruturados. Os resultados deste estudo revelaram que os alunos quilombolas gostam de estudar física, entretanto, os estudantes possuem dificuldades em entender sua aplicabilidade, em virtude da falta da relação com seus saberes tradicionais, a ausência de contextualização nas aulas de física demonstrou implicações no processo de ensino aprendizagem dos alunos quilombolas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3104 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3104/2693 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 7 n. 21 (2021): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126236889088 |