EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: caminhando em direção à formação humana integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joaracy Lima de Paula
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ana Lúcia Sarmento Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/844
Resumo: A crise socioambiental cresce em meio aos avanços técnico-cientí­ficos que estão à serviço do modo de produção capitalista vigente. Esses avanços geram mudanças sociais que imprimem novas exigências sobre a formação da classe trabalhadora. No entanto, a escola precisa romper com os padrões historicamente pré-estabelecidos de educação para o mercado de trabalho e educar os sujeitos na perspectiva da formação humana integral que lhes capacite para enfrentar os problemas socioambientais e usufruir das potencialidades sociais, construindo novos padrões de produção de ciência e tecnologia, de interesse coletivo. Isso pressupõe pensar e garantir a esses sujeitos uma sólida formação histórico-crí­tico-polí­tica que articule ciência, tecnologia, trabalho e cultura, integrando ensino, pesquisa e extensão. Sendo assim, este artigo objetiva discutir a importância da educação ambiental, com vistas à formação humana integral, inserida no contexto da Educação Profissional, pois reconhecemos que esse é o caminho para uma formação emancipatória.
id UERN-5_ceb742afe9c5ffcd10baf3dc9fde7602
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/844
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: caminhando em direção à formação humana integral Educação ambientalEducação profissionalFormação humana integralA crise socioambiental cresce em meio aos avanços técnico-cientí­ficos que estão à serviço do modo de produção capitalista vigente. Esses avanços geram mudanças sociais que imprimem novas exigências sobre a formação da classe trabalhadora. No entanto, a escola precisa romper com os padrões historicamente pré-estabelecidos de educação para o mercado de trabalho e educar os sujeitos na perspectiva da formação humana integral que lhes capacite para enfrentar os problemas socioambientais e usufruir das potencialidades sociais, construindo novos padrões de produção de ciência e tecnologia, de interesse coletivo. Isso pressupõe pensar e garantir a esses sujeitos uma sólida formação histórico-crí­tico-polí­tica que articule ciência, tecnologia, trabalho e cultura, integrando ensino, pesquisa e extensão. Sendo assim, este artigo objetiva discutir a importância da educação ambiental, com vistas à formação humana integral, inserida no contexto da Educação Profissional, pois reconhecemos que esse é o caminho para uma formação emancipatória.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/844Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 5 (2016): Dossiê Educação Profissional2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/844/753Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessJoaracy Lima de PaulaAna Lúcia Sarmento Henrique2020-10-29T12:56:38Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/844Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:56:38Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: caminhando em direção à formação humana integral
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: caminhando em direção à formação humana integral
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: caminhando em direção à formação humana integral
Joaracy Lima de Paula
Educação ambiental
Educação profissional
Formação humana integral
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: caminhando em direção à formação humana integral
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: caminhando em direção à formação humana integral
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: caminhando em direção à formação humana integral
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: caminhando em direção à formação humana integral
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: caminhando em direção à formação humana integral
author Joaracy Lima de Paula
author_facet Joaracy Lima de Paula
Ana Lúcia Sarmento Henrique
author_role author
author2 Ana Lúcia Sarmento Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Joaracy Lima de Paula
Ana Lúcia Sarmento Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Educação profissional
Formação humana integral
topic Educação ambiental
Educação profissional
Formação humana integral
description A crise socioambiental cresce em meio aos avanços técnico-cientí­ficos que estão à serviço do modo de produção capitalista vigente. Esses avanços geram mudanças sociais que imprimem novas exigências sobre a formação da classe trabalhadora. No entanto, a escola precisa romper com os padrões historicamente pré-estabelecidos de educação para o mercado de trabalho e educar os sujeitos na perspectiva da formação humana integral que lhes capacite para enfrentar os problemas socioambientais e usufruir das potencialidades sociais, construindo novos padrões de produção de ciência e tecnologia, de interesse coletivo. Isso pressupõe pensar e garantir a esses sujeitos uma sólida formação histórico-crí­tico-polí­tica que articule ciência, tecnologia, trabalho e cultura, integrando ensino, pesquisa e extensão. Sendo assim, este artigo objetiva discutir a importância da educação ambiental, com vistas à formação humana integral, inserida no contexto da Educação Profissional, pois reconhecemos que esse é o caminho para uma formação emancipatória.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/844
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/844/753
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 5 (2016): Dossiê Educação Profissional
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124542390272