INSTITUTOS FEDERAIS: expansão, desafios e diretrizes educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabio Alexandre Araújo Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1724
Resumo: A expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFETs tem sido tema recorrente nos debates sobre educação por todo o território nacional. A construção de uma identidade dessa instituição de ensino suscitou reflexões acerca do seu papel no interior das atuais polí­ticas públicas para a educação brasileira. Este artigo a partir de uma pesquisa de revisão bibliográfica e de análise documental visa discutir o papel dessas instituições no tocante ao desenvolvimento e à modernização de uma educação voltada à construção da cidadania e da transformação social. Tal discussão tem por objetivo principal compreender os processos de consolidação das diretrizes educacionais dos referidos Institutos Federais, assim como refletir sobre os princí­pios que regem a educação profissional e tecnológica de ní­vel médio no contexto das atuais polí­ticas públicas da educação.
id UERN-5_d327fec3bb85ab0729352ed1e089f401
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1724
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling INSTITUTOS FEDERAIS: expansão, desafios e diretrizes educacionaisA expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFETs tem sido tema recorrente nos debates sobre educação por todo o território nacional. A construção de uma identidade dessa instituição de ensino suscitou reflexões acerca do seu papel no interior das atuais polí­ticas públicas para a educação brasileira. Este artigo a partir de uma pesquisa de revisão bibliográfica e de análise documental visa discutir o papel dessas instituições no tocante ao desenvolvimento e à modernização de uma educação voltada à construção da cidadania e da transformação social. Tal discussão tem por objetivo principal compreender os processos de consolidação das diretrizes educacionais dos referidos Institutos Federais, assim como refletir sobre os princí­pios que regem a educação profissional e tecnológica de ní­vel médio no contexto das atuais polí­ticas públicas da educação.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1724Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 12 (2018): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1724/1682Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessFabio Alexandre Araújo Santos2020-05-14T01:59:48Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1724Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-05-14T01:59:48Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv INSTITUTOS FEDERAIS: expansão, desafios e diretrizes educacionais
title INSTITUTOS FEDERAIS: expansão, desafios e diretrizes educacionais
spellingShingle INSTITUTOS FEDERAIS: expansão, desafios e diretrizes educacionais
Fabio Alexandre Araújo Santos
title_short INSTITUTOS FEDERAIS: expansão, desafios e diretrizes educacionais
title_full INSTITUTOS FEDERAIS: expansão, desafios e diretrizes educacionais
title_fullStr INSTITUTOS FEDERAIS: expansão, desafios e diretrizes educacionais
title_full_unstemmed INSTITUTOS FEDERAIS: expansão, desafios e diretrizes educacionais
title_sort INSTITUTOS FEDERAIS: expansão, desafios e diretrizes educacionais
author Fabio Alexandre Araújo Santos
author_facet Fabio Alexandre Araújo Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabio Alexandre Araújo Santos
description A expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFETs tem sido tema recorrente nos debates sobre educação por todo o território nacional. A construção de uma identidade dessa instituição de ensino suscitou reflexões acerca do seu papel no interior das atuais polí­ticas públicas para a educação brasileira. Este artigo a partir de uma pesquisa de revisão bibliográfica e de análise documental visa discutir o papel dessas instituições no tocante ao desenvolvimento e à modernização de uma educação voltada à construção da cidadania e da transformação social. Tal discussão tem por objetivo principal compreender os processos de consolidação das diretrizes educacionais dos referidos Institutos Federais, assim como refletir sobre os princí­pios que regem a educação profissional e tecnológica de ní­vel médio no contexto das atuais polí­ticas públicas da educação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1724
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1724/1682
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 12 (2018): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125821652992