INSTITUTOS FEDERAIS: expansão, desafios e diretrizes educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1724 |
Resumo: | A expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFETs tem sido tema recorrente nos debates sobre educação por todo o território nacional. A construção de uma identidade dessa instituição de ensino suscitou reflexões acerca do seu papel no interior das atuais políticas públicas para a educação brasileira. Este artigo a partir de uma pesquisa de revisão bibliográfica e de análise documental visa discutir o papel dessas instituições no tocante ao desenvolvimento e à modernização de uma educação voltada à construção da cidadania e da transformação social. Tal discussão tem por objetivo principal compreender os processos de consolidação das diretrizes educacionais dos referidos Institutos Federais, assim como refletir sobre os princípios que regem a educação profissional e tecnológica de nível médio no contexto das atuais políticas públicas da educação. |
id |
UERN-5_d327fec3bb85ab0729352ed1e089f401 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1724 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
INSTITUTOS FEDERAIS: expansão, desafios e diretrizes educacionaisA expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFETs tem sido tema recorrente nos debates sobre educação por todo o território nacional. A construção de uma identidade dessa instituição de ensino suscitou reflexões acerca do seu papel no interior das atuais políticas públicas para a educação brasileira. Este artigo a partir de uma pesquisa de revisão bibliográfica e de análise documental visa discutir o papel dessas instituições no tocante ao desenvolvimento e à modernização de uma educação voltada à construção da cidadania e da transformação social. Tal discussão tem por objetivo principal compreender os processos de consolidação das diretrizes educacionais dos referidos Institutos Federais, assim como refletir sobre os princípios que regem a educação profissional e tecnológica de nível médio no contexto das atuais políticas públicas da educação.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1724Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 12 (2018): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1724/1682Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessFabio Alexandre Araújo Santos2020-05-14T01:59:48Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1724Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-05-14T01:59:48Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INSTITUTOS FEDERAIS: expansão, desafios e diretrizes educacionais |
title |
INSTITUTOS FEDERAIS: expansão, desafios e diretrizes educacionais |
spellingShingle |
INSTITUTOS FEDERAIS: expansão, desafios e diretrizes educacionais Fabio Alexandre Araújo Santos |
title_short |
INSTITUTOS FEDERAIS: expansão, desafios e diretrizes educacionais |
title_full |
INSTITUTOS FEDERAIS: expansão, desafios e diretrizes educacionais |
title_fullStr |
INSTITUTOS FEDERAIS: expansão, desafios e diretrizes educacionais |
title_full_unstemmed |
INSTITUTOS FEDERAIS: expansão, desafios e diretrizes educacionais |
title_sort |
INSTITUTOS FEDERAIS: expansão, desafios e diretrizes educacionais |
author |
Fabio Alexandre Araújo Santos |
author_facet |
Fabio Alexandre Araújo Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabio Alexandre Araújo Santos |
description |
A expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFETs tem sido tema recorrente nos debates sobre educação por todo o território nacional. A construção de uma identidade dessa instituição de ensino suscitou reflexões acerca do seu papel no interior das atuais políticas públicas para a educação brasileira. Este artigo a partir de uma pesquisa de revisão bibliográfica e de análise documental visa discutir o papel dessas instituições no tocante ao desenvolvimento e à modernização de uma educação voltada à construção da cidadania e da transformação social. Tal discussão tem por objetivo principal compreender os processos de consolidação das diretrizes educacionais dos referidos Institutos Federais, assim como refletir sobre os princípios que regem a educação profissional e tecnológica de nível médio no contexto das atuais políticas públicas da educação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1724 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1724/1682 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 12 (2018): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125821652992 |