OS SABERES INTERDISCIPLINARES COMO VIÉS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS HUMANAS NUMA PERSPECTIVA INTEGRADORA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1597 |
Resumo: | Historicamente, o conhecimento fora tratado nos moldes de fragmento, esfacelamento, dando aos alunos uma visão encoberta da totalidade, um conhecimento supérfluo. Ideia disseminada a partir do positivismo, conforme Morin (2009). Após a revolução da tecnologia, faz-se necessário rever os paradigmas dos conhecimentos que aliena, que separa, segrega. No rol de discussões atuais, Fazenda (2009) destaca a interdisciplinaridade como alternativa viável ao ensino integrador, que passa a ser vista não apenas como uma ligação entre as disciplinas, mas como uma categoria de ação onde seja possível, grosso modo, trabalhar os conhecimentos em sua totalidade. Nesse ínterim, objetivamos apresentar uma atividade trabalhada na Escola Sebastião Gomes de Oliveira, no município de Apodi – RN, onde fora embasada na interdisciplinaridade, contemplando a Lei 10.639/03 a qual trata das relações étnico-raciais. Como instrumentos metodológicos utilizamos os estudos bibliográficos, bem como as análises qualitativas das atividades desenvolvidas no projeto. Para isso, buscamos dialogar com os autores que discutem a interdisciplinaridade, além de apresentar atividade de ensino interdisciplinar que abordou questões inerente í s discussões étnico-raciais e empoderamento do jovem na construção de sua identidade e valorização da cultura. |
id |
UERN-5_d5afddcaa76eb377510143c40343f7ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1597 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS SABERES INTERDISCIPLINARES COMO VIÉS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS HUMANAS NUMA PERSPECTIVA INTEGRADORA InterdisciplinaridadeConhecimentosCiências humanasEnsinoCulturaHistoricamente, o conhecimento fora tratado nos moldes de fragmento, esfacelamento, dando aos alunos uma visão encoberta da totalidade, um conhecimento supérfluo. Ideia disseminada a partir do positivismo, conforme Morin (2009). Após a revolução da tecnologia, faz-se necessário rever os paradigmas dos conhecimentos que aliena, que separa, segrega. No rol de discussões atuais, Fazenda (2009) destaca a interdisciplinaridade como alternativa viável ao ensino integrador, que passa a ser vista não apenas como uma ligação entre as disciplinas, mas como uma categoria de ação onde seja possível, grosso modo, trabalhar os conhecimentos em sua totalidade. Nesse ínterim, objetivamos apresentar uma atividade trabalhada na Escola Sebastião Gomes de Oliveira, no município de Apodi – RN, onde fora embasada na interdisciplinaridade, contemplando a Lei 10.639/03 a qual trata das relações étnico-raciais. Como instrumentos metodológicos utilizamos os estudos bibliográficos, bem como as análises qualitativas das atividades desenvolvidas no projeto. Para isso, buscamos dialogar com os autores que discutem a interdisciplinaridade, além de apresentar atividade de ensino interdisciplinar que abordou questões inerente í s discussões étnico-raciais e empoderamento do jovem na construção de sua identidade e valorização da cultura.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1597Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 11 (2018): RECEI: Ensino, pesquisa e interdisciplinaridade no contexto escolar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1597/1535Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco de Assis Marinho Morais Gessione Morais da Silva Simone Cabral Marinho dos Santos 2020-04-22T00:59:30Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1597Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-04-22T00:59:30Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS SABERES INTERDISCIPLINARES COMO VIÉS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS HUMANAS NUMA PERSPECTIVA INTEGRADORA |
title |
OS SABERES INTERDISCIPLINARES COMO VIÉS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS HUMANAS NUMA PERSPECTIVA INTEGRADORA |
spellingShingle |
OS SABERES INTERDISCIPLINARES COMO VIÉS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS HUMANAS NUMA PERSPECTIVA INTEGRADORA Francisco de Assis Marinho Morais Interdisciplinaridade Conhecimentos Ciências humanas Ensino Cultura |
title_short |
OS SABERES INTERDISCIPLINARES COMO VIÉS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS HUMANAS NUMA PERSPECTIVA INTEGRADORA |
title_full |
OS SABERES INTERDISCIPLINARES COMO VIÉS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS HUMANAS NUMA PERSPECTIVA INTEGRADORA |
title_fullStr |
OS SABERES INTERDISCIPLINARES COMO VIÉS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS HUMANAS NUMA PERSPECTIVA INTEGRADORA |
title_full_unstemmed |
OS SABERES INTERDISCIPLINARES COMO VIÉS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS HUMANAS NUMA PERSPECTIVA INTEGRADORA |
title_sort |
OS SABERES INTERDISCIPLINARES COMO VIÉS PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS HUMANAS NUMA PERSPECTIVA INTEGRADORA |
author |
Francisco de Assis Marinho Morais |
author_facet |
Francisco de Assis Marinho Morais Gessione Morais da Silva Simone Cabral Marinho dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Gessione Morais da Silva Simone Cabral Marinho dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco de Assis Marinho Morais Gessione Morais da Silva Simone Cabral Marinho dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Conhecimentos Ciências humanas Ensino Cultura |
topic |
Interdisciplinaridade Conhecimentos Ciências humanas Ensino Cultura |
description |
Historicamente, o conhecimento fora tratado nos moldes de fragmento, esfacelamento, dando aos alunos uma visão encoberta da totalidade, um conhecimento supérfluo. Ideia disseminada a partir do positivismo, conforme Morin (2009). Após a revolução da tecnologia, faz-se necessário rever os paradigmas dos conhecimentos que aliena, que separa, segrega. No rol de discussões atuais, Fazenda (2009) destaca a interdisciplinaridade como alternativa viável ao ensino integrador, que passa a ser vista não apenas como uma ligação entre as disciplinas, mas como uma categoria de ação onde seja possível, grosso modo, trabalhar os conhecimentos em sua totalidade. Nesse ínterim, objetivamos apresentar uma atividade trabalhada na Escola Sebastião Gomes de Oliveira, no município de Apodi – RN, onde fora embasada na interdisciplinaridade, contemplando a Lei 10.639/03 a qual trata das relações étnico-raciais. Como instrumentos metodológicos utilizamos os estudos bibliográficos, bem como as análises qualitativas das atividades desenvolvidas no projeto. Para isso, buscamos dialogar com os autores que discutem a interdisciplinaridade, além de apresentar atividade de ensino interdisciplinar que abordou questões inerente í s discussões étnico-raciais e empoderamento do jovem na construção de sua identidade e valorização da cultura. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1597 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1597/1535 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 4 n. 11 (2018): RECEI: Ensino, pesquisa e interdisciplinaridade no contexto escolar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125155807232 |