Trilha de aprofundamento interdisciplinar : uma adaptação didático-pedagógica de viés integrativo e colaborativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/89583 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Everton Bedin |
id |
UFPR_79ac7fb3fc4fb814d68e90ac2b1f1c0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/89583 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede NacionalBedin, Everton, 1987-Hantschel, Kerstin Ellen2024-09-03T14:55:41Z2024-09-03T14:55:41Z2024https://hdl.handle.net/1884/89583Orientador: Prof. Dr. Everton BedinDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 28/02/2024Inclui referênciasÁrea de concentração: QuímicaResumo: A pesquisa aborda a interdisciplinaridade no ensino de Ciências da Natureza e a formação continuada de professores, visando um aprimoramento da prática docente, promovendo uma abordagem mais integrada e contextualizada do conhecimento científico. A pesquisa discorre partindo da interdisciplinaridade e o planejamento coletivo, resultando em formação continuada para professores, a partir de práticas pedagógicas interdisciplinares construídas coletivamente. A vista disso, o objetivo geral da pesquisa é analisar como a proposta didáticopedagógica de uma trilha de aprofundamento na área das Ciências da Natureza, abordada de forma interdisciplinar, pode favorecer a promoção integrativa e colaborativa do processo formativo docente. Essa investigação surge da indagação sobre como uma proposta didático-pedagógica, centrada em uma trilha de aprofundamento na área das Ciências da Natureza, pode estimular ideias e reflexões sobre a formação docente? A pesquisa, de abordagem qualitativa, objetivo descritivo e procedimento participante, centrou-se na tríade interdisciplinaridade, formação continuada de professores e itinerários formativos. A constituição dos dados deu-se por meio de memórias descritas pela pesquisadora em um diário de bordo durante encontros de planejamento coletivo para adaptação didático-pedagógica de uma trilha de aprofundamento, além de um questionário semiestruturado respondido pelas professoras envolvidas após a aplicação do produto educacional. A implementação do produto ocorreu no segundo ano do Ensino Médio em uma escola pública em Santa Catarina. Os resultados, analisados ora por meio da Análise de Conteúdo ora de forma indutiva-construtiva, revelam que momentos nos quais as professoras puderam trocar ideias e experiências contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional, ressaltando a necessidade da formação continuada para o bem-estar social e profissional das professoras. O Produto Educacional (PE) examina a eficácia de uma proposta didático-pedagógica vinculada a uma trilha de aprofundamento nas Ciências da Natureza, adotando uma perspectiva interdisciplinar, dispondo facilitar a promoção de um processo formativo docente integrativo e colaborativo. Ao longo da elaboração do PE, as professoras envolvidas desenvolveram atividades que promoveram o protagonismo do aluno, fornecendo, assim, fundamentos para o desenvolvimento e a adoção de práticas pedagógicas interdisciplinares no contexto dos itinerários formativos do NEM. Assim sendo, a pesquisa aponta que o planejamento coletivo na educação é importante para promover práticas pedagógicas colaborativas e a compreensão da interdisciplinaridade, envolvendo diferentes perspectivas e experiências, permitindo a integração das disciplinas das Ciências da Natureza.Abstract: The research addresses interdisciplinary approaches in the teaching of Natural Sciences and the continuous professional development of teachers, aiming to enhance teaching practice by promoting a more integrated and contextualized approach to scientific knowledge. The research discusses starting from interdisciplinarity and collective planning, resulting in continuous professional development for teachers through collectively constructed interdisciplinary pedagogical practices. In view of this, the overall objective of the research is to analyze how the didactic-pedagogical proposal of an in-depth trail in the area of Natural Sciences, approached in an interdisciplinary manner, can favor the integrative and collaborative promotion of the teaching formation process. This investigation arises from the question of how a didactic-pedagogical proposal, centered on an in-depth path in the area of Natural Sciences, can stimulate ideas and reflections on teacher training? The research, with a qualitative approach, descriptive objective and participatory procedure, focused on the triad of interdisciplinarity, continuing teacher training and training itineraries. The data was created through memories described by the researcher in a logbook during collective planning meetings for the didactic-pedagogical adaptation of an in-depth trail, in addition to a semi-structured questionnaire answered by the teachers involved after applying the educational product. . The product was implemented in the second year of high school at a public school in Santa Catarina. The results, analyzed either through Content Analysis or in an inductive-constructive way, reveal that moments in which teachers were able to exchange ideas and experiences contributed to personal and professional development, highlighting the need for continued training for social well-being and professionalism of teachers. The Educational Product (PE) examines the effectiveness of a didacticpedagogical proposal linked to an in-depth path in Natural Sciences, adopting an interdisciplinary perspective, aiming to facilitate the promotion of an integrative and collaborative teaching training process. Throughout the preparation of the EP, the teachers involved developed activities that promoted student protagonism, thus providing foundations for the development and adoption of interdisciplinary pedagogical practices in the context of NEM's training itineraries. Therefore, the research indicates that collective planning in education is important for promoting collaborative pedagogical practices and understanding of interdisciplinarity, involving different perspectives and experiences, allowing for the integration of Natural Sciences disciplines.1 recurso online : PDF.application/pdfAbordagem interdisciplinar do conhecimentoFormação continuada - ProfessoresEnsino médioQuímicaTrilha de aprofundamento interdisciplinar : uma adaptação didático-pedagógica de viés integrativo e colaborativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - KERSTIN ELLEN HANTSCHEL.pdfapplication/pdf1955610https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/89583/1/R%20-%20D%20-%20KERSTIN%20ELLEN%20HANTSCHEL.pdfe57c2ca6cf556675c61839a2e6c60aaeMD51open access1884/895832024-09-03 11:55:41.367open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/89583Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-09-03T14:55:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Trilha de aprofundamento interdisciplinar : uma adaptação didático-pedagógica de viés integrativo e colaborativo |
title |
Trilha de aprofundamento interdisciplinar : uma adaptação didático-pedagógica de viés integrativo e colaborativo |
spellingShingle |
Trilha de aprofundamento interdisciplinar : uma adaptação didático-pedagógica de viés integrativo e colaborativo Hantschel, Kerstin Ellen Abordagem interdisciplinar do conhecimento Formação continuada - Professores Ensino médio Química |
title_short |
Trilha de aprofundamento interdisciplinar : uma adaptação didático-pedagógica de viés integrativo e colaborativo |
title_full |
Trilha de aprofundamento interdisciplinar : uma adaptação didático-pedagógica de viés integrativo e colaborativo |
title_fullStr |
Trilha de aprofundamento interdisciplinar : uma adaptação didático-pedagógica de viés integrativo e colaborativo |
title_full_unstemmed |
Trilha de aprofundamento interdisciplinar : uma adaptação didático-pedagógica de viés integrativo e colaborativo |
title_sort |
Trilha de aprofundamento interdisciplinar : uma adaptação didático-pedagógica de viés integrativo e colaborativo |
author |
Hantschel, Kerstin Ellen |
author_facet |
Hantschel, Kerstin Ellen |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bedin, Everton, 1987- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hantschel, Kerstin Ellen |
contributor_str_mv |
Bedin, Everton, 1987- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem interdisciplinar do conhecimento Formação continuada - Professores Ensino médio Química |
topic |
Abordagem interdisciplinar do conhecimento Formação continuada - Professores Ensino médio Química |
description |
Orientador: Prof. Dr. Everton Bedin |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-09-03T14:55:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-09-03T14:55:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/89583 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/89583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/89583/1/R%20-%20D%20-%20KERSTIN%20ELLEN%20HANTSCHEL.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e57c2ca6cf556675c61839a2e6c60aae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898665116303360 |