Trilha de aprofundamento interdisciplinar : uma adaptação didático-pedagógica de viés integrativo e colaborativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hantschel, Kerstin Ellen
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/89583
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Everton Bedin
id UFPR_79ac7fb3fc4fb814d68e90ac2b1f1c0e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/89583
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede NacionalBedin, Everton, 1987-Hantschel, Kerstin Ellen2024-09-03T14:55:41Z2024-09-03T14:55:41Z2024https://hdl.handle.net/1884/89583Orientador: Prof. Dr. Everton BedinDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 28/02/2024Inclui referênciasÁrea de concentração: QuímicaResumo: A pesquisa aborda a interdisciplinaridade no ensino de Ciências da Natureza e a formação continuada de professores, visando um aprimoramento da prática docente, promovendo uma abordagem mais integrada e contextualizada do conhecimento científico. A pesquisa discorre partindo da interdisciplinaridade e o planejamento coletivo, resultando em formação continuada para professores, a partir de práticas pedagógicas interdisciplinares construídas coletivamente. A vista disso, o objetivo geral da pesquisa é analisar como a proposta didáticopedagógica de uma trilha de aprofundamento na área das Ciências da Natureza, abordada de forma interdisciplinar, pode favorecer a promoção integrativa e colaborativa do processo formativo docente. Essa investigação surge da indagação sobre como uma proposta didático-pedagógica, centrada em uma trilha de aprofundamento na área das Ciências da Natureza, pode estimular ideias e reflexões sobre a formação docente? A pesquisa, de abordagem qualitativa, objetivo descritivo e procedimento participante, centrou-se na tríade interdisciplinaridade, formação continuada de professores e itinerários formativos. A constituição dos dados deu-se por meio de memórias descritas pela pesquisadora em um diário de bordo durante encontros de planejamento coletivo para adaptação didático-pedagógica de uma trilha de aprofundamento, além de um questionário semiestruturado respondido pelas professoras envolvidas após a aplicação do produto educacional. A implementação do produto ocorreu no segundo ano do Ensino Médio em uma escola pública em Santa Catarina. Os resultados, analisados ora por meio da Análise de Conteúdo ora de forma indutiva-construtiva, revelam que momentos nos quais as professoras puderam trocar ideias e experiências contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional, ressaltando a necessidade da formação continuada para o bem-estar social e profissional das professoras. O Produto Educacional (PE) examina a eficácia de uma proposta didático-pedagógica vinculada a uma trilha de aprofundamento nas Ciências da Natureza, adotando uma perspectiva interdisciplinar, dispondo facilitar a promoção de um processo formativo docente integrativo e colaborativo. Ao longo da elaboração do PE, as professoras envolvidas desenvolveram atividades que promoveram o protagonismo do aluno, fornecendo, assim, fundamentos para o desenvolvimento e a adoção de práticas pedagógicas interdisciplinares no contexto dos itinerários formativos do NEM. Assim sendo, a pesquisa aponta que o planejamento coletivo na educação é importante para promover práticas pedagógicas colaborativas e a compreensão da interdisciplinaridade, envolvendo diferentes perspectivas e experiências, permitindo a integração das disciplinas das Ciências da Natureza.Abstract: The research addresses interdisciplinary approaches in the teaching of Natural Sciences and the continuous professional development of teachers, aiming to enhance teaching practice by promoting a more integrated and contextualized approach to scientific knowledge. The research discusses starting from interdisciplinarity and collective planning, resulting in continuous professional development for teachers through collectively constructed interdisciplinary pedagogical practices. In view of this, the overall objective of the research is to analyze how the didactic-pedagogical proposal of an in-depth trail in the area of Natural Sciences, approached in an interdisciplinary manner, can favor the integrative and collaborative promotion of the teaching formation process. This investigation arises from the question of how a didactic-pedagogical proposal, centered on an in-depth path in the area of Natural Sciences, can stimulate ideas and reflections on teacher training? The research, with a qualitative approach, descriptive objective and participatory procedure, focused on the triad of interdisciplinarity, continuing teacher training and training itineraries. The data was created through memories described by the researcher in a logbook during collective planning meetings for the didactic-pedagogical adaptation of an in-depth trail, in addition to a semi-structured questionnaire answered by the teachers involved after applying the educational product. . The product was implemented in the second year of high school at a public school in Santa Catarina. The results, analyzed either through Content Analysis or in an inductive-constructive way, reveal that moments in which teachers were able to exchange ideas and experiences contributed to personal and professional development, highlighting the need for continued training for social well-being and professionalism of teachers. The Educational Product (PE) examines the effectiveness of a didacticpedagogical proposal linked to an in-depth path in Natural Sciences, adopting an interdisciplinary perspective, aiming to facilitate the promotion of an integrative and collaborative teaching training process. Throughout the preparation of the EP, the teachers involved developed activities that promoted student protagonism, thus providing foundations for the development and adoption of interdisciplinary pedagogical practices in the context of NEM's training itineraries. Therefore, the research indicates that collective planning in education is important for promoting collaborative pedagogical practices and understanding of interdisciplinarity, involving different perspectives and experiences, allowing for the integration of Natural Sciences disciplines.1 recurso online : PDF.application/pdfAbordagem interdisciplinar do conhecimentoFormação continuada - ProfessoresEnsino médioQuímicaTrilha de aprofundamento interdisciplinar : uma adaptação didático-pedagógica de viés integrativo e colaborativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - KERSTIN ELLEN HANTSCHEL.pdfapplication/pdf1955610https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/89583/1/R%20-%20D%20-%20KERSTIN%20ELLEN%20HANTSCHEL.pdfe57c2ca6cf556675c61839a2e6c60aaeMD51open access1884/895832024-09-03 11:55:41.367open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/89583Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-09-03T14:55:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trilha de aprofundamento interdisciplinar : uma adaptação didático-pedagógica de viés integrativo e colaborativo
title Trilha de aprofundamento interdisciplinar : uma adaptação didático-pedagógica de viés integrativo e colaborativo
spellingShingle Trilha de aprofundamento interdisciplinar : uma adaptação didático-pedagógica de viés integrativo e colaborativo
Hantschel, Kerstin Ellen
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Formação continuada - Professores
Ensino médio
Química
title_short Trilha de aprofundamento interdisciplinar : uma adaptação didático-pedagógica de viés integrativo e colaborativo
title_full Trilha de aprofundamento interdisciplinar : uma adaptação didático-pedagógica de viés integrativo e colaborativo
title_fullStr Trilha de aprofundamento interdisciplinar : uma adaptação didático-pedagógica de viés integrativo e colaborativo
title_full_unstemmed Trilha de aprofundamento interdisciplinar : uma adaptação didático-pedagógica de viés integrativo e colaborativo
title_sort Trilha de aprofundamento interdisciplinar : uma adaptação didático-pedagógica de viés integrativo e colaborativo
author Hantschel, Kerstin Ellen
author_facet Hantschel, Kerstin Ellen
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bedin, Everton, 1987-
dc.contributor.author.fl_str_mv Hantschel, Kerstin Ellen
contributor_str_mv Bedin, Everton, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Formação continuada - Professores
Ensino médio
Química
topic Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Formação continuada - Professores
Ensino médio
Química
description Orientador: Prof. Dr. Everton Bedin
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-09-03T14:55:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-09-03T14:55:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/89583
url https://hdl.handle.net/1884/89583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/89583/1/R%20-%20D%20-%20KERSTIN%20ELLEN%20HANTSCHEL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e57c2ca6cf556675c61839a2e6c60aae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898665116303360