A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: a prática do professor em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rita dos Impossí­veis Dutra de Paiva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/359
Resumo: 2RESUMO:A aprendizagem não é resultado única e exclusivamente da necessidade e/ou de interesses internosao indiví­duo; é, antes de tudo, um processo no qual ele vai desenvolvendo e modificando suapersonalidade, nas esferas fí­sica e mental, por influências externas à experiência humana, produzidaao longo da história. Nesse caso, ao professor, é incumbido o papel de sistematizar osconhecimentos prévios trazidos pelos alunos a partir de seu contexto social, proporcionandoatividades dirigidas e orientadas, a fim de garantir um novo significado à sua existência, seja grupal eindividual. Pelo exposto, tornou-se salutar a construção desse texto, uma vez que consideramos serrelevante a didática, enquanto instrumento, para o processo de ensino e aprendizagem. Isto porquea prática pedagógica efetivamente produz frutos quando o ensino é encarado como uma açãosistemática, que tem um foco traçado, métodos escolhidos e recursos adequados a serem utilizados.Sendo assim, nosso trabalho visa trazer uma análise sobre a didática utilizada por um professor darede municipal de ensino, de uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental, cujas discussõesforam pautadas na literatura pesquisada. Para tal, consideramos o estudo de vários autores, dentreos quais: Libâneo (2006), Alves (1993), Candau (2003). Sobre os dados coletados na pesquisa, quedescende das Práticas Pedagógicas Programadas, pertinentes à grade curricular do quarto perí­ododo curso de Pedagogia – CAP/UERN, simultaneamente, averiguamos os dilemas que permeiam oprocesso de ensino e aprendizagem na atuação do professor participante da pesquisa, que se colocacomo sujeito ativo deste estudo, em especial, sua didática. Na perspectiva de uma discussão maisconsistente, esse texto finaliza com reflexões sobre o profissional que a sociedade contemporâneaexige e sobre o papel do profissional pedagogo na atualidade.
id UERN-5_d604614b68e5e7e87b8749065db4778c
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/359
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: a prática do professor em focoDidáticaEnsino e AprendizagemProfessorPrática Pedagógica2RESUMO:A aprendizagem não é resultado única e exclusivamente da necessidade e/ou de interesses internosao indiví­duo; é, antes de tudo, um processo no qual ele vai desenvolvendo e modificando suapersonalidade, nas esferas fí­sica e mental, por influências externas à experiência humana, produzidaao longo da história. Nesse caso, ao professor, é incumbido o papel de sistematizar osconhecimentos prévios trazidos pelos alunos a partir de seu contexto social, proporcionandoatividades dirigidas e orientadas, a fim de garantir um novo significado à sua existência, seja grupal eindividual. Pelo exposto, tornou-se salutar a construção desse texto, uma vez que consideramos serrelevante a didática, enquanto instrumento, para o processo de ensino e aprendizagem. Isto porquea prática pedagógica efetivamente produz frutos quando o ensino é encarado como uma açãosistemática, que tem um foco traçado, métodos escolhidos e recursos adequados a serem utilizados.Sendo assim, nosso trabalho visa trazer uma análise sobre a didática utilizada por um professor darede municipal de ensino, de uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental, cujas discussõesforam pautadas na literatura pesquisada. Para tal, consideramos o estudo de vários autores, dentreos quais: Libâneo (2006), Alves (1993), Candau (2003). Sobre os dados coletados na pesquisa, quedescende das Práticas Pedagógicas Programadas, pertinentes à grade curricular do quarto perí­ododo curso de Pedagogia – CAP/UERN, simultaneamente, averiguamos os dilemas que permeiam oprocesso de ensino e aprendizagem na atuação do professor participante da pesquisa, que se colocacomo sujeito ativo deste estudo, em especial, sua didática. Na perspectiva de uma discussão maisconsistente, esse texto finaliza com reflexões sobre o profissional que a sociedade contemporâneaexige e sobre o papel do profissional pedagogo na atualidade.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/359Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 1 (2015): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/359/371Copyright (c) 2015 RECEIinfo:eu-repo/semantics/openAccessRita dos Impossí­veis Dutra de Paiva2020-10-29T12:52:41Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/359Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:52:41Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: a prática do professor em foco
title A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: a prática do professor em foco
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: a prática do professor em foco
Rita dos Impossí­veis Dutra de Paiva
Didática
Ensino e Aprendizagem
Professor
Prática Pedagógica
title_short A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: a prática do professor em foco
title_full A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: a prática do professor em foco
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: a prática do professor em foco
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: a prática do professor em foco
title_sort A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: a prática do professor em foco
author Rita dos Impossí­veis Dutra de Paiva
author_facet Rita dos Impossí­veis Dutra de Paiva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rita dos Impossí­veis Dutra de Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Ensino e Aprendizagem
Professor
Prática Pedagógica
topic Didática
Ensino e Aprendizagem
Professor
Prática Pedagógica
description 2RESUMO:A aprendizagem não é resultado única e exclusivamente da necessidade e/ou de interesses internosao indiví­duo; é, antes de tudo, um processo no qual ele vai desenvolvendo e modificando suapersonalidade, nas esferas fí­sica e mental, por influências externas à experiência humana, produzidaao longo da história. Nesse caso, ao professor, é incumbido o papel de sistematizar osconhecimentos prévios trazidos pelos alunos a partir de seu contexto social, proporcionandoatividades dirigidas e orientadas, a fim de garantir um novo significado à sua existência, seja grupal eindividual. Pelo exposto, tornou-se salutar a construção desse texto, uma vez que consideramos serrelevante a didática, enquanto instrumento, para o processo de ensino e aprendizagem. Isto porquea prática pedagógica efetivamente produz frutos quando o ensino é encarado como uma açãosistemática, que tem um foco traçado, métodos escolhidos e recursos adequados a serem utilizados.Sendo assim, nosso trabalho visa trazer uma análise sobre a didática utilizada por um professor darede municipal de ensino, de uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental, cujas discussõesforam pautadas na literatura pesquisada. Para tal, consideramos o estudo de vários autores, dentreos quais: Libâneo (2006), Alves (1993), Candau (2003). Sobre os dados coletados na pesquisa, quedescende das Práticas Pedagógicas Programadas, pertinentes à grade curricular do quarto perí­ododo curso de Pedagogia – CAP/UERN, simultaneamente, averiguamos os dilemas que permeiam oprocesso de ensino e aprendizagem na atuação do professor participante da pesquisa, que se colocacomo sujeito ativo deste estudo, em especial, sua didática. Na perspectiva de uma discussão maisconsistente, esse texto finaliza com reflexões sobre o profissional que a sociedade contemporâneaexige e sobre o papel do profissional pedagogo na atualidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/359
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/359/371
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 RECEI
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 RECEI
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 1 (2015): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124335820801