A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: a prática do professor em foco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/359 |
Resumo: | 2RESUMO:A aprendizagem não é resultado única e exclusivamente da necessidade e/ou de interesses internosao indivíduo; é, antes de tudo, um processo no qual ele vai desenvolvendo e modificando suapersonalidade, nas esferas física e mental, por influências externas à experiência humana, produzidaao longo da história. Nesse caso, ao professor, é incumbido o papel de sistematizar osconhecimentos prévios trazidos pelos alunos a partir de seu contexto social, proporcionandoatividades dirigidas e orientadas, a fim de garantir um novo significado à sua existência, seja grupal eindividual. Pelo exposto, tornou-se salutar a construção desse texto, uma vez que consideramos serrelevante a didática, enquanto instrumento, para o processo de ensino e aprendizagem. Isto porquea prática pedagógica efetivamente produz frutos quando o ensino é encarado como uma açãosistemática, que tem um foco traçado, métodos escolhidos e recursos adequados a serem utilizados.Sendo assim, nosso trabalho visa trazer uma análise sobre a didática utilizada por um professor darede municipal de ensino, de uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental, cujas discussõesforam pautadas na literatura pesquisada. Para tal, consideramos o estudo de vários autores, dentreos quais: Libâneo (2006), Alves (1993), Candau (2003). Sobre os dados coletados na pesquisa, quedescende das Práticas Pedagógicas Programadas, pertinentes à grade curricular do quarto períododo curso de Pedagogia – CAP/UERN, simultaneamente, averiguamos os dilemas que permeiam oprocesso de ensino e aprendizagem na atuação do professor participante da pesquisa, que se colocacomo sujeito ativo deste estudo, em especial, sua didática. Na perspectiva de uma discussão maisconsistente, esse texto finaliza com reflexões sobre o profissional que a sociedade contemporâneaexige e sobre o papel do profissional pedagogo na atualidade. |
id |
UERN-5_d604614b68e5e7e87b8749065db4778c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/359 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: a prática do professor em focoDidáticaEnsino e AprendizagemProfessorPrática Pedagógica2RESUMO:A aprendizagem não é resultado única e exclusivamente da necessidade e/ou de interesses internosao indivíduo; é, antes de tudo, um processo no qual ele vai desenvolvendo e modificando suapersonalidade, nas esferas física e mental, por influências externas à experiência humana, produzidaao longo da história. Nesse caso, ao professor, é incumbido o papel de sistematizar osconhecimentos prévios trazidos pelos alunos a partir de seu contexto social, proporcionandoatividades dirigidas e orientadas, a fim de garantir um novo significado à sua existência, seja grupal eindividual. Pelo exposto, tornou-se salutar a construção desse texto, uma vez que consideramos serrelevante a didática, enquanto instrumento, para o processo de ensino e aprendizagem. Isto porquea prática pedagógica efetivamente produz frutos quando o ensino é encarado como uma açãosistemática, que tem um foco traçado, métodos escolhidos e recursos adequados a serem utilizados.Sendo assim, nosso trabalho visa trazer uma análise sobre a didática utilizada por um professor darede municipal de ensino, de uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental, cujas discussõesforam pautadas na literatura pesquisada. Para tal, consideramos o estudo de vários autores, dentreos quais: Libâneo (2006), Alves (1993), Candau (2003). Sobre os dados coletados na pesquisa, quedescende das Práticas Pedagógicas Programadas, pertinentes à grade curricular do quarto períododo curso de Pedagogia – CAP/UERN, simultaneamente, averiguamos os dilemas que permeiam oprocesso de ensino e aprendizagem na atuação do professor participante da pesquisa, que se colocacomo sujeito ativo deste estudo, em especial, sua didática. Na perspectiva de uma discussão maisconsistente, esse texto finaliza com reflexões sobre o profissional que a sociedade contemporâneaexige e sobre o papel do profissional pedagogo na atualidade.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/359Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 1 (2015): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/359/371Copyright (c) 2015 RECEIinfo:eu-repo/semantics/openAccessRita dos Impossíveis Dutra de Paiva2020-10-29T12:52:41Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/359Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:52:41Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: a prática do professor em foco |
title |
A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: a prática do professor em foco |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: a prática do professor em foco Rita dos Impossíveis Dutra de Paiva Didática Ensino e Aprendizagem Professor Prática Pedagógica |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: a prática do professor em foco |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: a prática do professor em foco |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: a prática do professor em foco |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: a prática do professor em foco |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: a prática do professor em foco |
author |
Rita dos Impossíveis Dutra de Paiva |
author_facet |
Rita dos Impossíveis Dutra de Paiva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rita dos Impossíveis Dutra de Paiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática Ensino e Aprendizagem Professor Prática Pedagógica |
topic |
Didática Ensino e Aprendizagem Professor Prática Pedagógica |
description |
2RESUMO:A aprendizagem não é resultado única e exclusivamente da necessidade e/ou de interesses internosao indivíduo; é, antes de tudo, um processo no qual ele vai desenvolvendo e modificando suapersonalidade, nas esferas física e mental, por influências externas à experiência humana, produzidaao longo da história. Nesse caso, ao professor, é incumbido o papel de sistematizar osconhecimentos prévios trazidos pelos alunos a partir de seu contexto social, proporcionandoatividades dirigidas e orientadas, a fim de garantir um novo significado à sua existência, seja grupal eindividual. Pelo exposto, tornou-se salutar a construção desse texto, uma vez que consideramos serrelevante a didática, enquanto instrumento, para o processo de ensino e aprendizagem. Isto porquea prática pedagógica efetivamente produz frutos quando o ensino é encarado como uma açãosistemática, que tem um foco traçado, métodos escolhidos e recursos adequados a serem utilizados.Sendo assim, nosso trabalho visa trazer uma análise sobre a didática utilizada por um professor darede municipal de ensino, de uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental, cujas discussõesforam pautadas na literatura pesquisada. Para tal, consideramos o estudo de vários autores, dentreos quais: Libâneo (2006), Alves (1993), Candau (2003). Sobre os dados coletados na pesquisa, quedescende das Práticas Pedagógicas Programadas, pertinentes à grade curricular do quarto períododo curso de Pedagogia – CAP/UERN, simultaneamente, averiguamos os dilemas que permeiam oprocesso de ensino e aprendizagem na atuação do professor participante da pesquisa, que se colocacomo sujeito ativo deste estudo, em especial, sua didática. Na perspectiva de uma discussão maisconsistente, esse texto finaliza com reflexões sobre o profissional que a sociedade contemporâneaexige e sobre o papel do profissional pedagogo na atualidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/359 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/359 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/359/371 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 RECEI info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 RECEI |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 1 (2015): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124335820801 |