O LEITOR LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL E DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM PORTUGAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verônica Maria de Araújo Pontes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fernando Fraga Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1007
Resumo: Esse artigo está direcionado para uma análise da formação leitora nos cursos de formação docente em Portugal e no Brasil, na Universidade do Minho e na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Para isso, analisamos os documentos oficiais e a avaliação do PISA nos dois paí­ses na área de leitura visto que essa avaliação tem sido tomada como parâmetro para analisar a situação do letramento em vários paí­ses do mundo. Apresentamos os resultados satisfatórios do PISA em Portugal nos últimos anos e os resultados não satisfatórios do Brasil. Ao analisarmos os documentos oficiais que regem os cursos de formação docente: Pedagogia, na UERN, e Educação Básica, Universidade do Minho, percebemos que muito ainda tem a ser feito e reformulado, principalmente no Curso de Pedagogia, em virtude de um favorecimento e uma inclusão da literacia como fonte básica de qualquer domí­nio de conhecimento.
id UERN-5_d7ed2a8128b2711b2430a545d71ee786
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1007
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling O LEITOR LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL E DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM PORTUGAL Formação leitoraLeituraFormação DocenteEsse artigo está direcionado para uma análise da formação leitora nos cursos de formação docente em Portugal e no Brasil, na Universidade do Minho e na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Para isso, analisamos os documentos oficiais e a avaliação do PISA nos dois paí­ses na área de leitura visto que essa avaliação tem sido tomada como parâmetro para analisar a situação do letramento em vários paí­ses do mundo. Apresentamos os resultados satisfatórios do PISA em Portugal nos últimos anos e os resultados não satisfatórios do Brasil. Ao analisarmos os documentos oficiais que regem os cursos de formação docente: Pedagogia, na UERN, e Educação Básica, Universidade do Minho, percebemos que muito ainda tem a ser feito e reformulado, principalmente no Curso de Pedagogia, em virtude de um favorecimento e uma inclusão da literacia como fonte básica de qualquer domí­nio de conhecimento.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1007Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 9 (2017): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1007/921Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessVerônica Maria de Araújo Pontes Fernando Fraga Azevedo 2020-10-29T12:50:56Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1007Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:50:56Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv O LEITOR LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL E DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM PORTUGAL
title O LEITOR LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL E DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM PORTUGAL
spellingShingle O LEITOR LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL E DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM PORTUGAL
Verônica Maria de Araújo Pontes
Formação leitora
Leitura
Formação Docente
title_short O LEITOR LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL E DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM PORTUGAL
title_full O LEITOR LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL E DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM PORTUGAL
title_fullStr O LEITOR LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL E DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM PORTUGAL
title_full_unstemmed O LEITOR LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL E DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM PORTUGAL
title_sort O LEITOR LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL E DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM PORTUGAL
author Verônica Maria de Araújo Pontes
author_facet Verônica Maria de Araújo Pontes
Fernando Fraga Azevedo
author_role author
author2 Fernando Fraga Azevedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Verônica Maria de Araújo Pontes
Fernando Fraga Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação leitora
Leitura
Formação Docente
topic Formação leitora
Leitura
Formação Docente
description Esse artigo está direcionado para uma análise da formação leitora nos cursos de formação docente em Portugal e no Brasil, na Universidade do Minho e na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Para isso, analisamos os documentos oficiais e a avaliação do PISA nos dois paí­ses na área de leitura visto que essa avaliação tem sido tomada como parâmetro para analisar a situação do letramento em vários paí­ses do mundo. Apresentamos os resultados satisfatórios do PISA em Portugal nos últimos anos e os resultados não satisfatórios do Brasil. Ao analisarmos os documentos oficiais que regem os cursos de formação docente: Pedagogia, na UERN, e Educação Básica, Universidade do Minho, percebemos que muito ainda tem a ser feito e reformulado, principalmente no Curso de Pedagogia, em virtude de um favorecimento e uma inclusão da literacia como fonte básica de qualquer domí­nio de conhecimento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1007
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1007/921
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 9 (2017): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124994326528