O LEITOR LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL E DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM PORTUGAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1007 |
Resumo: | Esse artigo está direcionado para uma análise da formação leitora nos cursos de formação docente em Portugal e no Brasil, na Universidade do Minho e na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Para isso, analisamos os documentos oficiais e a avaliação do PISA nos dois países na área de leitura visto que essa avaliação tem sido tomada como parâmetro para analisar a situação do letramento em vários países do mundo. Apresentamos os resultados satisfatórios do PISA em Portugal nos últimos anos e os resultados não satisfatórios do Brasil. Ao analisarmos os documentos oficiais que regem os cursos de formação docente: Pedagogia, na UERN, e Educação Básica, Universidade do Minho, percebemos que muito ainda tem a ser feito e reformulado, principalmente no Curso de Pedagogia, em virtude de um favorecimento e uma inclusão da literacia como fonte básica de qualquer domínio de conhecimento. |
id |
UERN-5_d7ed2a8128b2711b2430a545d71ee786 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1007 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
O LEITOR LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL E DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM PORTUGAL Formação leitoraLeituraFormação DocenteEsse artigo está direcionado para uma análise da formação leitora nos cursos de formação docente em Portugal e no Brasil, na Universidade do Minho e na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Para isso, analisamos os documentos oficiais e a avaliação do PISA nos dois países na área de leitura visto que essa avaliação tem sido tomada como parâmetro para analisar a situação do letramento em vários países do mundo. Apresentamos os resultados satisfatórios do PISA em Portugal nos últimos anos e os resultados não satisfatórios do Brasil. Ao analisarmos os documentos oficiais que regem os cursos de formação docente: Pedagogia, na UERN, e Educação Básica, Universidade do Minho, percebemos que muito ainda tem a ser feito e reformulado, principalmente no Curso de Pedagogia, em virtude de um favorecimento e uma inclusão da literacia como fonte básica de qualquer domínio de conhecimento.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1007Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 9 (2017): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1007/921Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessVerônica Maria de Araújo Pontes Fernando Fraga Azevedo 2020-10-29T12:50:56Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1007Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:50:56Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O LEITOR LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL E DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM PORTUGAL |
title |
O LEITOR LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL E DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM PORTUGAL |
spellingShingle |
O LEITOR LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL E DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM PORTUGAL Verônica Maria de Araújo Pontes Formação leitora Leitura Formação Docente |
title_short |
O LEITOR LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL E DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM PORTUGAL |
title_full |
O LEITOR LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL E DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM PORTUGAL |
title_fullStr |
O LEITOR LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL E DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM PORTUGAL |
title_full_unstemmed |
O LEITOR LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL E DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM PORTUGAL |
title_sort |
O LEITOR LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO BRASIL E DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM PORTUGAL |
author |
Verônica Maria de Araújo Pontes |
author_facet |
Verônica Maria de Araújo Pontes Fernando Fraga Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Fernando Fraga Azevedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Verônica Maria de Araújo Pontes Fernando Fraga Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação leitora Leitura Formação Docente |
topic |
Formação leitora Leitura Formação Docente |
description |
Esse artigo está direcionado para uma análise da formação leitora nos cursos de formação docente em Portugal e no Brasil, na Universidade do Minho e na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Para isso, analisamos os documentos oficiais e a avaliação do PISA nos dois países na área de leitura visto que essa avaliação tem sido tomada como parâmetro para analisar a situação do letramento em vários países do mundo. Apresentamos os resultados satisfatórios do PISA em Portugal nos últimos anos e os resultados não satisfatórios do Brasil. Ao analisarmos os documentos oficiais que regem os cursos de formação docente: Pedagogia, na UERN, e Educação Básica, Universidade do Minho, percebemos que muito ainda tem a ser feito e reformulado, principalmente no Curso de Pedagogia, em virtude de um favorecimento e uma inclusão da literacia como fonte básica de qualquer domínio de conhecimento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1007 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1007/921 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 9 (2017): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124994326528 |