A leitura nos cursos de pedagogia : implicações da práxis docente na formação do professor leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kátia Andrade Inez
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12756
Resumo: Resumo: Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa “Docência: Saberes e Práticas”, teve como objetivo analisar em que medida a práxis docente presente nos Cursos de Pedagogia implica na formação de professores leitores e foi desenvolvida em duas faculdades públicas localizadas em cidades ao norte do Estado do Paraná O universo de pesquisa foi composto por cem estudantes matriculados nas turmas de 2ª, 3ª e 4ª séries dos dois Cursos pesquisados e três professores responsáveis pelas disciplinas que abordavam o ensino da leitura e a formação do leitor Seu percurso metodológico teve início por meio de estudo exploratório dos documentos norteadores dos Cursos, como o Projeto Pedagógico dos Cursos, suas Matrizes Curriculares e as Ementas das disciplinas de Alfabetização e Letramento, Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Fundamentos Teórico-metodológicos em Alfabetização e Língua Portuguesa Numa abordagem quantiqualitativa, os resultados obtidos decorreram da análise documental, da análise das respostas dadas por estudantes e professores aos questionários semiestruturados aplicados e da análise de vinte horas de observação de aulas destas disciplinas, que visavam analisar a práxis docente presente nos cursos pesquisados Como resultados esperados estão a compreensão da realidade posta em relação à formação de sujeitos leitores nestes Cursos de Pedagogia, assim como o apontamento das dificuldades encontradas pelos docentes em formar sujeitos-leitores - seja em relação à carga horária das disciplinas que tratam do ensino da leitura ou devido às características dos grupos analisados - e a constatação das implicações da práxis docente em relação a essa formação
id UEL_01056bc495a7ad48dcf6ae067e504cab
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12756
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A leitura nos cursos de pedagogia : implicações da práxis docente na formação do professor leitorLeituraProfessoresFormaçãoLeitoresFormaçãoReadingResumo: Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa “Docência: Saberes e Práticas”, teve como objetivo analisar em que medida a práxis docente presente nos Cursos de Pedagogia implica na formação de professores leitores e foi desenvolvida em duas faculdades públicas localizadas em cidades ao norte do Estado do Paraná O universo de pesquisa foi composto por cem estudantes matriculados nas turmas de 2ª, 3ª e 4ª séries dos dois Cursos pesquisados e três professores responsáveis pelas disciplinas que abordavam o ensino da leitura e a formação do leitor Seu percurso metodológico teve início por meio de estudo exploratório dos documentos norteadores dos Cursos, como o Projeto Pedagógico dos Cursos, suas Matrizes Curriculares e as Ementas das disciplinas de Alfabetização e Letramento, Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Fundamentos Teórico-metodológicos em Alfabetização e Língua Portuguesa Numa abordagem quantiqualitativa, os resultados obtidos decorreram da análise documental, da análise das respostas dadas por estudantes e professores aos questionários semiestruturados aplicados e da análise de vinte horas de observação de aulas destas disciplinas, que visavam analisar a práxis docente presente nos cursos pesquisados Como resultados esperados estão a compreensão da realidade posta em relação à formação de sujeitos leitores nestes Cursos de Pedagogia, assim como o apontamento das dificuldades encontradas pelos docentes em formar sujeitos-leitores - seja em relação à carga horária das disciplinas que tratam do ensino da leitura ou devido às características dos grupos analisados - e a constatação das implicações da práxis docente em relação a essa formaçãoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research, linked to the line of research "Teaching: Knowledge and Practices", aimed to analyze the extent to which teaching praxis present in pedagogy courses implies the formation of readers and teachers was developed in two public colleges located in north cities state of Parana The universe of study was composed of one hundred students enrolled in classes of 2nd, 3rd and 4th grades of the two researched courses and three professors responsible for disciplines that addressed the teaching of reading and the reader's training His methodological approach began through exploratory study of the guiding documents of courses such as Education Programme Course, Curriculum its headquarters and menus of Literacy and Literacy courses, English Language Teaching Methodology and theoretical-methodological Foundations of Literacy and Portuguese Language A quantitative and qualitative approach, the results resulted from the documentary analysis, analysis of the answers given by students and teachers to those applied semi-structured questionnaires and analysis twenty hours of classroom observation of these disciplines, aimed at analyzing the teaching praxis present in the researched courses As expected results are understanding the reality set in relation to the formation of subjects readers Pedagogy these courses, as well as the appointment of the difficulties encountered by teachers in forming subject-readers - whether in relation to hours of courses dealing with the teaching of reading or due to the characteristics of the groups - and the realization of the implications of the teaching practice in relation to such trainingFranco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]Girotto, Cyntia Graziela Guizelim SimõesOliveira, Katya Luciane deFran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]Silva, Kátia Andrade Inez2024-05-01T14:02:08Z2024-05-01T14:02:08Z2015.0020.02.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12756porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:53Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12756Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:53Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura nos cursos de pedagogia : implicações da práxis docente na formação do professor leitor
title A leitura nos cursos de pedagogia : implicações da práxis docente na formação do professor leitor
spellingShingle A leitura nos cursos de pedagogia : implicações da práxis docente na formação do professor leitor
Silva, Kátia Andrade Inez
Leitura
Professores
Formação
Leitores
Formação
Reading
title_short A leitura nos cursos de pedagogia : implicações da práxis docente na formação do professor leitor
title_full A leitura nos cursos de pedagogia : implicações da práxis docente na formação do professor leitor
title_fullStr A leitura nos cursos de pedagogia : implicações da práxis docente na formação do professor leitor
title_full_unstemmed A leitura nos cursos de pedagogia : implicações da práxis docente na formação do professor leitor
title_sort A leitura nos cursos de pedagogia : implicações da práxis docente na formação do professor leitor
author Silva, Kátia Andrade Inez
author_facet Silva, Kátia Andrade Inez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]
Girotto, Cyntia Graziela Guizelim Simões
Oliveira, Katya Luciane de
Fran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kátia Andrade Inez
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Professores
Formação
Leitores
Formação
Reading
topic Leitura
Professores
Formação
Leitores
Formação
Reading
description Resumo: Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa “Docência: Saberes e Práticas”, teve como objetivo analisar em que medida a práxis docente presente nos Cursos de Pedagogia implica na formação de professores leitores e foi desenvolvida em duas faculdades públicas localizadas em cidades ao norte do Estado do Paraná O universo de pesquisa foi composto por cem estudantes matriculados nas turmas de 2ª, 3ª e 4ª séries dos dois Cursos pesquisados e três professores responsáveis pelas disciplinas que abordavam o ensino da leitura e a formação do leitor Seu percurso metodológico teve início por meio de estudo exploratório dos documentos norteadores dos Cursos, como o Projeto Pedagógico dos Cursos, suas Matrizes Curriculares e as Ementas das disciplinas de Alfabetização e Letramento, Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Fundamentos Teórico-metodológicos em Alfabetização e Língua Portuguesa Numa abordagem quantiqualitativa, os resultados obtidos decorreram da análise documental, da análise das respostas dadas por estudantes e professores aos questionários semiestruturados aplicados e da análise de vinte horas de observação de aulas destas disciplinas, que visavam analisar a práxis docente presente nos cursos pesquisados Como resultados esperados estão a compreensão da realidade posta em relação à formação de sujeitos leitores nestes Cursos de Pedagogia, assim como o apontamento das dificuldades encontradas pelos docentes em formar sujeitos-leitores - seja em relação à carga horária das disciplinas que tratam do ensino da leitura ou devido às características dos grupos analisados - e a constatação das implicações da práxis docente em relação a essa formação
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 20.02.2015
2015.00
2024-05-01T14:02:08Z
2024-05-01T14:02:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12756
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823264406503424