CLASSIFICANDO OS ARTRÓPODES: Alternativa para o ensino dos artrópodes para alunos do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1003 |
Resumo: | O presente trabalho destaca a importância da utilização de recursos didáticos para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Ciências, tendo como objetivo principal apresentar aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental uma alternativa didática para a aprendizagem do assunto sobre artrópodes. A pesquisa foi realizada em cinco etapas que foi desde a aplicação de questionários, desenvolvimento de uma aula sobre artrópodes com a utilização de Data Show, um pré-questionário, a construção do jogo "classificando os artrópodes" e o pós questionário para verificar os conhecimentos adquiridos. Os resultados mostraram que a aula utilizando Data Show e o jogo construído sobre os artrópodes contribuíram para uma melhor aprendizagem, pois notou-se o quanto os alunos interagiram com os novos métodos aplicados e se esforçaram para a realização das atividades propostas. A pesquisa demonstrou que aulas diferenciadas facilitam processo de assimilação dos conteúdos por parte dos alunos. |
id |
UERN-5_e3963a6d257c2c9a0a9c0d58111f4943 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1003 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
CLASSIFICANDO OS ARTRÓPODES: Alternativa para o ensino dos artrópodes para alunos do Ensino Fundamental O presente trabalho destaca a importância da utilização de recursos didáticos para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Ciências, tendo como objetivo principal apresentar aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental uma alternativa didática para a aprendizagem do assunto sobre artrópodes. A pesquisa foi realizada em cinco etapas que foi desde a aplicação de questionários, desenvolvimento de uma aula sobre artrópodes com a utilização de Data Show, um pré-questionário, a construção do jogo "classificando os artrópodes" e o pós questionário para verificar os conhecimentos adquiridos. Os resultados mostraram que a aula utilizando Data Show e o jogo construído sobre os artrópodes contribuíram para uma melhor aprendizagem, pois notou-se o quanto os alunos interagiram com os novos métodos aplicados e se esforçaram para a realização das atividades propostas. A pesquisa demonstrou que aulas diferenciadas facilitam processo de assimilação dos conteúdos por parte dos alunos.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1003Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 9 (2017): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1003/917Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessCirlande Cabral da Silva Hiléia Monteiro Marciel Cabral 2020-10-29T12:50:56Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1003Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:50:56Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CLASSIFICANDO OS ARTRÓPODES: Alternativa para o ensino dos artrópodes para alunos do Ensino Fundamental |
title |
CLASSIFICANDO OS ARTRÓPODES: Alternativa para o ensino dos artrópodes para alunos do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
CLASSIFICANDO OS ARTRÓPODES: Alternativa para o ensino dos artrópodes para alunos do Ensino Fundamental Cirlande Cabral da Silva |
title_short |
CLASSIFICANDO OS ARTRÓPODES: Alternativa para o ensino dos artrópodes para alunos do Ensino Fundamental |
title_full |
CLASSIFICANDO OS ARTRÓPODES: Alternativa para o ensino dos artrópodes para alunos do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
CLASSIFICANDO OS ARTRÓPODES: Alternativa para o ensino dos artrópodes para alunos do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
CLASSIFICANDO OS ARTRÓPODES: Alternativa para o ensino dos artrópodes para alunos do Ensino Fundamental |
title_sort |
CLASSIFICANDO OS ARTRÓPODES: Alternativa para o ensino dos artrópodes para alunos do Ensino Fundamental |
author |
Cirlande Cabral da Silva |
author_facet |
Cirlande Cabral da Silva Hiléia Monteiro Marciel Cabral |
author_role |
author |
author2 |
Hiléia Monteiro Marciel Cabral |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cirlande Cabral da Silva Hiléia Monteiro Marciel Cabral |
description |
O presente trabalho destaca a importância da utilização de recursos didáticos para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Ciências, tendo como objetivo principal apresentar aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental uma alternativa didática para a aprendizagem do assunto sobre artrópodes. A pesquisa foi realizada em cinco etapas que foi desde a aplicação de questionários, desenvolvimento de uma aula sobre artrópodes com a utilização de Data Show, um pré-questionário, a construção do jogo "classificando os artrópodes" e o pós questionário para verificar os conhecimentos adquiridos. Os resultados mostraram que a aula utilizando Data Show e o jogo construído sobre os artrópodes contribuíram para uma melhor aprendizagem, pois notou-se o quanto os alunos interagiram com os novos métodos aplicados e se esforçaram para a realização das atividades propostas. A pesquisa demonstrou que aulas diferenciadas facilitam processo de assimilação dos conteúdos por parte dos alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1003 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1003/917 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 9 (2017): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124609499136 |