CLASSIFICANDO OS ARTRÓPODES: Alternativa para o ensino dos artrópodes para alunos do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cirlande Cabral da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Hiléia Monteiro Marciel Cabral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1003
Resumo: O presente trabalho destaca a importância da utilização de recursos didáticos para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Ciências, tendo como objetivo principal apresentar aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental uma alternativa didática para a aprendizagem do assunto sobre artrópodes. A pesquisa foi realizada em cinco etapas que foi desde a aplicação de questionários, desenvolvimento de uma aula sobre artrópodes com a utilização de Data Show, um pré-questionário, a construção do jogo "classificando os artrópodes" e o pós questionário para verificar os conhecimentos adquiridos. Os resultados mostraram que a aula utilizando Data Show e o jogo construí­do sobre os artrópodes contribuí­ram para uma melhor aprendizagem, pois notou-se o quanto os alunos interagiram com os novos métodos aplicados e se esforçaram para a realização das atividades propostas. A pesquisa demonstrou que aulas diferenciadas facilitam processo de assimilação dos conteúdos por parte dos alunos.
id UERN-5_e3963a6d257c2c9a0a9c0d58111f4943
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1003
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling CLASSIFICANDO OS ARTRÓPODES: Alternativa para o ensino dos artrópodes para alunos do Ensino Fundamental O presente trabalho destaca a importância da utilização de recursos didáticos para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Ciências, tendo como objetivo principal apresentar aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental uma alternativa didática para a aprendizagem do assunto sobre artrópodes. A pesquisa foi realizada em cinco etapas que foi desde a aplicação de questionários, desenvolvimento de uma aula sobre artrópodes com a utilização de Data Show, um pré-questionário, a construção do jogo "classificando os artrópodes" e o pós questionário para verificar os conhecimentos adquiridos. Os resultados mostraram que a aula utilizando Data Show e o jogo construí­do sobre os artrópodes contribuí­ram para uma melhor aprendizagem, pois notou-se o quanto os alunos interagiram com os novos métodos aplicados e se esforçaram para a realização das atividades propostas. A pesquisa demonstrou que aulas diferenciadas facilitam processo de assimilação dos conteúdos por parte dos alunos.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1003Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 9 (2017): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1003/917Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessCirlande Cabral da Silva Hiléia Monteiro Marciel Cabral 2020-10-29T12:50:56Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1003Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:50:56Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv CLASSIFICANDO OS ARTRÓPODES: Alternativa para o ensino dos artrópodes para alunos do Ensino Fundamental
title CLASSIFICANDO OS ARTRÓPODES: Alternativa para o ensino dos artrópodes para alunos do Ensino Fundamental
spellingShingle CLASSIFICANDO OS ARTRÓPODES: Alternativa para o ensino dos artrópodes para alunos do Ensino Fundamental
Cirlande Cabral da Silva
title_short CLASSIFICANDO OS ARTRÓPODES: Alternativa para o ensino dos artrópodes para alunos do Ensino Fundamental
title_full CLASSIFICANDO OS ARTRÓPODES: Alternativa para o ensino dos artrópodes para alunos do Ensino Fundamental
title_fullStr CLASSIFICANDO OS ARTRÓPODES: Alternativa para o ensino dos artrópodes para alunos do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed CLASSIFICANDO OS ARTRÓPODES: Alternativa para o ensino dos artrópodes para alunos do Ensino Fundamental
title_sort CLASSIFICANDO OS ARTRÓPODES: Alternativa para o ensino dos artrópodes para alunos do Ensino Fundamental
author Cirlande Cabral da Silva
author_facet Cirlande Cabral da Silva
Hiléia Monteiro Marciel Cabral
author_role author
author2 Hiléia Monteiro Marciel Cabral
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cirlande Cabral da Silva
Hiléia Monteiro Marciel Cabral
description O presente trabalho destaca a importância da utilização de recursos didáticos para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Ciências, tendo como objetivo principal apresentar aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental uma alternativa didática para a aprendizagem do assunto sobre artrópodes. A pesquisa foi realizada em cinco etapas que foi desde a aplicação de questionários, desenvolvimento de uma aula sobre artrópodes com a utilização de Data Show, um pré-questionário, a construção do jogo "classificando os artrópodes" e o pós questionário para verificar os conhecimentos adquiridos. Os resultados mostraram que a aula utilizando Data Show e o jogo construí­do sobre os artrópodes contribuí­ram para uma melhor aprendizagem, pois notou-se o quanto os alunos interagiram com os novos métodos aplicados e se esforçaram para a realização das atividades propostas. A pesquisa demonstrou que aulas diferenciadas facilitam processo de assimilação dos conteúdos por parte dos alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1003
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1003/917
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 9 (2017): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124609499136