CONSELHOS DE CLASSE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ambiente de formação de professores a partir de problematizações sobre ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardino Galdino de Sena Neto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Luiz Antônio da Silva dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3820
Resumo: Considerando os conselhos de classe como ambiências formativas de confluência de saberes docentes, de diálogo e decisão, este artigo objetiva compreender a perspectiva do ensino e aprendizagem no contexto dos conselhos de classe no IFRN. A metodologia consistiu em estudo bibliográfico e documental de caráter qualitativo, assentado em autores como Ferreira (2004), Savianni (2003 e 2004), Imbérnon (2010) e Libâneo (2015), dentre outros, além de documentos do IFRN: Regimento Geral, Regimento interno dos campi, e pesquisa de campo realizada nas reuniões dos conselhos de classe no campus Caicó. Como resultado o estudo aponta para uma simetria entre os conceitos de politecnia e a prática realizada nos conselhos, refletindo uma práxis coerente entre o pensar e o fazer, configurando os processos de ensino e aprendizagem defendido na proposta pedagógica da instituição em consonância com os teóricos do campo trabalho e educação.
id UERN-5_ebc15f409d7b92ddf8ade5664a996fdd
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3820
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling CONSELHOS DE CLASSE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ambiente de formação de professores a partir de problematizações sobre ensino e aprendizagemConsiderando os conselhos de classe como ambiências formativas de confluência de saberes docentes, de diálogo e decisão, este artigo objetiva compreender a perspectiva do ensino e aprendizagem no contexto dos conselhos de classe no IFRN. A metodologia consistiu em estudo bibliográfico e documental de caráter qualitativo, assentado em autores como Ferreira (2004), Savianni (2003 e 2004), Imbérnon (2010) e Libâneo (2015), dentre outros, além de documentos do IFRN: Regimento Geral, Regimento interno dos campi, e pesquisa de campo realizada nas reuniões dos conselhos de classe no campus Caicó. Como resultado o estudo aponta para uma simetria entre os conceitos de politecnia e a prática realizada nos conselhos, refletindo uma práxis coerente entre o pensar e o fazer, configurando os processos de ensino e aprendizagem defendido na proposta pedagógica da instituição em consonância com os teóricos do campo trabalho e educação.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3820Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3820/3003Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessBernardino Galdino de Sena NetoAndrezza Maria Batista do Nascimento TavaresLuiz Antônio da Silva dos Santos 2022-07-11T18:17:32Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3820Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-07-11T18:17:32Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSELHOS DE CLASSE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ambiente de formação de professores a partir de problematizações sobre ensino e aprendizagem
title CONSELHOS DE CLASSE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ambiente de formação de professores a partir de problematizações sobre ensino e aprendizagem
spellingShingle CONSELHOS DE CLASSE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ambiente de formação de professores a partir de problematizações sobre ensino e aprendizagem
Bernardino Galdino de Sena Neto
title_short CONSELHOS DE CLASSE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ambiente de formação de professores a partir de problematizações sobre ensino e aprendizagem
title_full CONSELHOS DE CLASSE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ambiente de formação de professores a partir de problematizações sobre ensino e aprendizagem
title_fullStr CONSELHOS DE CLASSE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ambiente de formação de professores a partir de problematizações sobre ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed CONSELHOS DE CLASSE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ambiente de formação de professores a partir de problematizações sobre ensino e aprendizagem
title_sort CONSELHOS DE CLASSE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ambiente de formação de professores a partir de problematizações sobre ensino e aprendizagem
author Bernardino Galdino de Sena Neto
author_facet Bernardino Galdino de Sena Neto
Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares
Luiz Antônio da Silva dos Santos
author_role author
author2 Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares
Luiz Antônio da Silva dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardino Galdino de Sena Neto
Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares
Luiz Antônio da Silva dos Santos
description Considerando os conselhos de classe como ambiências formativas de confluência de saberes docentes, de diálogo e decisão, este artigo objetiva compreender a perspectiva do ensino e aprendizagem no contexto dos conselhos de classe no IFRN. A metodologia consistiu em estudo bibliográfico e documental de caráter qualitativo, assentado em autores como Ferreira (2004), Savianni (2003 e 2004), Imbérnon (2010) e Libâneo (2015), dentre outros, além de documentos do IFRN: Regimento Geral, Regimento interno dos campi, e pesquisa de campo realizada nas reuniões dos conselhos de classe no campus Caicó. Como resultado o estudo aponta para uma simetria entre os conceitos de politecnia e a prática realizada nos conselhos, refletindo uma práxis coerente entre o pensar e o fazer, configurando os processos de ensino e aprendizagem defendido na proposta pedagógica da instituição em consonância com os teóricos do campo trabalho e educação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3820
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3820/3003
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751126454992896