CONSELHOS DE CLASSE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ambiente de formação de professores a partir de problematizações sobre ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3820 |
Resumo: | Considerando os conselhos de classe como ambiências formativas de confluência de saberes docentes, de diálogo e decisão, este artigo objetiva compreender a perspectiva do ensino e aprendizagem no contexto dos conselhos de classe no IFRN. A metodologia consistiu em estudo bibliográfico e documental de caráter qualitativo, assentado em autores como Ferreira (2004), Savianni (2003 e 2004), Imbérnon (2010) e Libâneo (2015), dentre outros, além de documentos do IFRN: Regimento Geral, Regimento interno dos campi, e pesquisa de campo realizada nas reuniões dos conselhos de classe no campus Caicó. Como resultado o estudo aponta para uma simetria entre os conceitos de politecnia e a prática realizada nos conselhos, refletindo uma práxis coerente entre o pensar e o fazer, configurando os processos de ensino e aprendizagem defendido na proposta pedagógica da instituição em consonância com os teóricos do campo trabalho e educação. |
id |
UERN-5_ebc15f409d7b92ddf8ade5664a996fdd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3820 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSELHOS DE CLASSE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ambiente de formação de professores a partir de problematizações sobre ensino e aprendizagemConsiderando os conselhos de classe como ambiências formativas de confluência de saberes docentes, de diálogo e decisão, este artigo objetiva compreender a perspectiva do ensino e aprendizagem no contexto dos conselhos de classe no IFRN. A metodologia consistiu em estudo bibliográfico e documental de caráter qualitativo, assentado em autores como Ferreira (2004), Savianni (2003 e 2004), Imbérnon (2010) e Libâneo (2015), dentre outros, além de documentos do IFRN: Regimento Geral, Regimento interno dos campi, e pesquisa de campo realizada nas reuniões dos conselhos de classe no campus Caicó. Como resultado o estudo aponta para uma simetria entre os conceitos de politecnia e a prática realizada nos conselhos, refletindo uma práxis coerente entre o pensar e o fazer, configurando os processos de ensino e aprendizagem defendido na proposta pedagógica da instituição em consonância com os teóricos do campo trabalho e educação.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3820Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3820/3003Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessBernardino Galdino de Sena NetoAndrezza Maria Batista do Nascimento TavaresLuiz Antônio da Silva dos Santos 2022-07-11T18:17:32Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/3820Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-07-11T18:17:32Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSELHOS DE CLASSE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ambiente de formação de professores a partir de problematizações sobre ensino e aprendizagem |
title |
CONSELHOS DE CLASSE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ambiente de formação de professores a partir de problematizações sobre ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
CONSELHOS DE CLASSE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ambiente de formação de professores a partir de problematizações sobre ensino e aprendizagem Bernardino Galdino de Sena Neto |
title_short |
CONSELHOS DE CLASSE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ambiente de formação de professores a partir de problematizações sobre ensino e aprendizagem |
title_full |
CONSELHOS DE CLASSE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ambiente de formação de professores a partir de problematizações sobre ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
CONSELHOS DE CLASSE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ambiente de formação de professores a partir de problematizações sobre ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
CONSELHOS DE CLASSE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ambiente de formação de professores a partir de problematizações sobre ensino e aprendizagem |
title_sort |
CONSELHOS DE CLASSE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ambiente de formação de professores a partir de problematizações sobre ensino e aprendizagem |
author |
Bernardino Galdino de Sena Neto |
author_facet |
Bernardino Galdino de Sena Neto Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares Luiz Antônio da Silva dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares Luiz Antônio da Silva dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardino Galdino de Sena Neto Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares Luiz Antônio da Silva dos Santos |
description |
Considerando os conselhos de classe como ambiências formativas de confluência de saberes docentes, de diálogo e decisão, este artigo objetiva compreender a perspectiva do ensino e aprendizagem no contexto dos conselhos de classe no IFRN. A metodologia consistiu em estudo bibliográfico e documental de caráter qualitativo, assentado em autores como Ferreira (2004), Savianni (2003 e 2004), Imbérnon (2010) e Libâneo (2015), dentre outros, além de documentos do IFRN: Regimento Geral, Regimento interno dos campi, e pesquisa de campo realizada nas reuniões dos conselhos de classe no campus Caicó. Como resultado o estudo aponta para uma simetria entre os conceitos de politecnia e a prática realizada nos conselhos, refletindo uma práxis coerente entre o pensar e o fazer, configurando os processos de ensino e aprendizagem defendido na proposta pedagógica da instituição em consonância com os teóricos do campo trabalho e educação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3820 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3820/3003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 25 (2022): CURRÍCULO, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751126454992896 |