CULTURA E INTERCULTURALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: SUAS CONCEPÇÕES E SUAS VANTAGENS SEGUNDO OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fólio - Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2972 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo principal perceber as concepções de cultura e da abordagem intercultural que os professores de língua inglesa da rede pública de ensino no município de Caetité-BA possuem, e de que forma eles acreditam que essas concepções podem contribuir para suas aulas de língua. Pretende-se, ainda, detectar se a língua inglesa tem sido ensinada como língua internacional, ou seja, se os aspectos culturais de algum país falante da língua-alvo têm sido privilegiados, ou obtidos uma ênfase excessiva. A metodologia adotada é de cunho qualitativo e interpretativo, utilizando-se de estudo de campo. O procedimento metodológico utilizado foi a aplicação de um questionário não estruturado com questões abertas a serem respondidas pelos professores versando sobre as teorias modernas de ensino de língua estrangeira, e a prática intercultural nas aulas de inglês. Os resultados demonstraram que os professores têm ciência da importância de oferecer o ensino de inglês numa perspectiva intercultural. Contudo, esses mesmos professores afirmaram não conseguir colocar em prática, constantemente, um ensino de língua abordando questões culturais e, ao comentar as vezes que conseguem colocar em prática, deixaram transparecer uma valorização excessiva da cultura dos países falantes da língua-alvo, em especial, da cultura norte-americana. |
id |
UESB-1_1f90819c28c884e063d0c8b9f080bd24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2972 |
network_acronym_str |
UESB-1 |
network_name_str |
Fólio - Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
CULTURA E INTERCULTURALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: SUAS CONCEPÇÕES E SUAS VANTAGENS SEGUNDO OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINOO presente trabalho teve como objetivo principal perceber as concepções de cultura e da abordagem intercultural que os professores de língua inglesa da rede pública de ensino no município de Caetité-BA possuem, e de que forma eles acreditam que essas concepções podem contribuir para suas aulas de língua. Pretende-se, ainda, detectar se a língua inglesa tem sido ensinada como língua internacional, ou seja, se os aspectos culturais de algum país falante da língua-alvo têm sido privilegiados, ou obtidos uma ênfase excessiva. A metodologia adotada é de cunho qualitativo e interpretativo, utilizando-se de estudo de campo. O procedimento metodológico utilizado foi a aplicação de um questionário não estruturado com questões abertas a serem respondidas pelos professores versando sobre as teorias modernas de ensino de língua estrangeira, e a prática intercultural nas aulas de inglês. Os resultados demonstraram que os professores têm ciência da importância de oferecer o ensino de inglês numa perspectiva intercultural. Contudo, esses mesmos professores afirmaram não conseguir colocar em prática, constantemente, um ensino de língua abordando questões culturais e, ao comentar as vezes que conseguem colocar em prática, deixaram transparecer uma valorização excessiva da cultura dos países falantes da língua-alvo, em especial, da cultura norte-americana.Edições UESB2018-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2972fólio - Revista de Letras; v. 7 n. 2 (2015): O LIVRO, A LEITURA E A LITERATURA INFANTIL / MULTIFACES DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2972/2495Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Reinaldo FerreiraLima, Diógenes Cândido de2021-03-22T18:05:04Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2972Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2024-05-17T13:37:28.157978Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CULTURA E INTERCULTURALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: SUAS CONCEPÇÕES E SUAS VANTAGENS SEGUNDO OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO |
title |
CULTURA E INTERCULTURALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: SUAS CONCEPÇÕES E SUAS VANTAGENS SEGUNDO OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO |
spellingShingle |
CULTURA E INTERCULTURALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: SUAS CONCEPÇÕES E SUAS VANTAGENS SEGUNDO OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO Silva, Reinaldo Ferreira |
title_short |
CULTURA E INTERCULTURALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: SUAS CONCEPÇÕES E SUAS VANTAGENS SEGUNDO OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO |
title_full |
CULTURA E INTERCULTURALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: SUAS CONCEPÇÕES E SUAS VANTAGENS SEGUNDO OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO |
title_fullStr |
CULTURA E INTERCULTURALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: SUAS CONCEPÇÕES E SUAS VANTAGENS SEGUNDO OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO |
title_full_unstemmed |
CULTURA E INTERCULTURALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: SUAS CONCEPÇÕES E SUAS VANTAGENS SEGUNDO OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO |
title_sort |
CULTURA E INTERCULTURALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: SUAS CONCEPÇÕES E SUAS VANTAGENS SEGUNDO OS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO |
author |
Silva, Reinaldo Ferreira |
author_facet |
Silva, Reinaldo Ferreira Lima, Diógenes Cândido de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Diógenes Cândido de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Reinaldo Ferreira Lima, Diógenes Cândido de |
description |
O presente trabalho teve como objetivo principal perceber as concepções de cultura e da abordagem intercultural que os professores de língua inglesa da rede pública de ensino no município de Caetité-BA possuem, e de que forma eles acreditam que essas concepções podem contribuir para suas aulas de língua. Pretende-se, ainda, detectar se a língua inglesa tem sido ensinada como língua internacional, ou seja, se os aspectos culturais de algum país falante da língua-alvo têm sido privilegiados, ou obtidos uma ênfase excessiva. A metodologia adotada é de cunho qualitativo e interpretativo, utilizando-se de estudo de campo. O procedimento metodológico utilizado foi a aplicação de um questionário não estruturado com questões abertas a serem respondidas pelos professores versando sobre as teorias modernas de ensino de língua estrangeira, e a prática intercultural nas aulas de inglês. Os resultados demonstraram que os professores têm ciência da importância de oferecer o ensino de inglês numa perspectiva intercultural. Contudo, esses mesmos professores afirmaram não conseguir colocar em prática, constantemente, um ensino de língua abordando questões culturais e, ao comentar as vezes que conseguem colocar em prática, deixaram transparecer uma valorização excessiva da cultura dos países falantes da língua-alvo, em especial, da cultura norte-americana. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2972 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2972 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2972/2495 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
fólio - Revista de Letras; v. 7 n. 2 (2015): O LIVRO, A LEITURA E A LITERATURA INFANTIL / MULTIFACES DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS 2176-4182 reponame:Fólio - Revista de Letras instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Fólio - Revista de Letras |
collection |
Fólio - Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com |
_version_ |
1799318974027005952 |