Concepções da professora de língua inglesa na avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yano, Elane Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33938
Resumo: This present study is the analysis of the conceptions of an English teacher’s evaluation tool, who teaches a State High School in São Paulo, through the investigation of the purposes of the questions used in the evaluation. This is a qualitative-interpretative research (Duboc, 2007) because it is focused on the analysis of the language used in the evaluation (Rizzini; Castro: Sartor, 1999, p. 266), that is, it identifies the implicit or explicit conceptions in the questions used and confronts them with the literacy theory. The research questions are: (a) How does the teacher develop the English language evaluation instrument of learning? (b) How do the evaluation tools reveal the teacher’s evaluation theories? The research reveals that the teacher has some implicit conceptions of evaluation as a measuring tool and it is based in a stable view of language, according Saussure (1966), and therefore it is considered as inert, immutable and abstract. An exam which disrupts with the conceptions of language constructed by a living language, that in compliance with the speech philosopher, Bakhtin (1981), is a process in change, centered in social life and in experiences of the historical subject
id PUC_SP-1_38d01d3458f85a88f14ce595b8cfbe30
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/33938
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Cavenaghi-Lessa, AngelaYano, Elane Costa2023-07-05T19:26:23Z2023-07-05T19:26:23Z2016-08-31Yano, Elane Costa. Concepções da professora de língua inglesa na avaliação. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33938This present study is the analysis of the conceptions of an English teacher’s evaluation tool, who teaches a State High School in São Paulo, through the investigation of the purposes of the questions used in the evaluation. This is a qualitative-interpretative research (Duboc, 2007) because it is focused on the analysis of the language used in the evaluation (Rizzini; Castro: Sartor, 1999, p. 266), that is, it identifies the implicit or explicit conceptions in the questions used and confronts them with the literacy theory. The research questions are: (a) How does the teacher develop the English language evaluation instrument of learning? (b) How do the evaluation tools reveal the teacher’s evaluation theories? The research reveals that the teacher has some implicit conceptions of evaluation as a measuring tool and it is based in a stable view of language, according Saussure (1966), and therefore it is considered as inert, immutable and abstract. An exam which disrupts with the conceptions of language constructed by a living language, that in compliance with the speech philosopher, Bakhtin (1981), is a process in change, centered in social life and in experiences of the historical subjectEste trabalho apresenta uma análise das concepções e práticas do instrumento avaliativo de uma professora de língua inglesa de rede Estadual de São Paulo, no ensino médio, por meio da investigação das questões apresentadas no instrumento. A pesquisa de natureza qualitativa-interpretativa (Duboc, 2007) está centrada em uma avaliação documental de conteúdo e análise de discurso (Rizzini; Castro; Sartor, 1999, p. 266), identificando as concepções implícitas ou explícitas nas questões da avaliação e confrontando-as com as teorias do letramento. As perguntas de pesquisa norteadoras desta pesquisa são: (a) Como a professora trabalha os instrumentos de avaliação da aprendizagem de língua inglesa? (b) De que forma esses instrumentos revelam as teorias de avaliação da professora? Os resultados da análise revelam que a professora tem como conceitos implícitos a avaliação mensuradora, baseada em uma visão estática da língua, que conforme Saussure (1966), é tratada como inerte, imutável e abstrata. Uma avaliação que desfaz as concepções de que a língua é construída a partir da linguagem viva, que segundo o filósofo da linguagem, Bakhtin (1981), é um processo em transformação, centrado na vida social e nas experiências do sujeito históricoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na EscolaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASEnsino de línguasInstrumento avaliativoAvaliação da aprendizagem em língua inglesaTeorias do letramentoTeaching languagesEvaluation toolEvaluation of English learningLiteracy theoryConcepções da professora de língua inglesa na avaliaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALELANE COSTA YANO.pdfapplication/pdf4799309https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33938/1/ELANE%20COSTA%20YANO.pdf5de2b4d075614a862004ce09ae9a7a8eMD51TEXTELANE COSTA YANO.pdf.txtELANE COSTA YANO.pdf.txtExtracted texttext/plain58663https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33938/2/ELANE%20COSTA%20YANO.pdf.txta8b3f320b041bda38d2be368de161427MD52THUMBNAILELANE COSTA YANO.pdf.jpgELANE COSTA YANO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33938/3/ELANE%20COSTA%20YANO.pdf.jpg226d5c845a4232880fd2d3700e3aa640MD53handle/339382023-08-29 09:25:48.375oai:repositorio.pucsp.br:handle/33938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-08-29T12:25:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções da professora de língua inglesa na avaliação
title Concepções da professora de língua inglesa na avaliação
spellingShingle Concepções da professora de língua inglesa na avaliação
Yano, Elane Costa
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Ensino de línguas
Instrumento avaliativo
Avaliação da aprendizagem em língua inglesa
Teorias do letramento
Teaching languages
Evaluation tool
Evaluation of English learning
Literacy theory
title_short Concepções da professora de língua inglesa na avaliação
title_full Concepções da professora de língua inglesa na avaliação
title_fullStr Concepções da professora de língua inglesa na avaliação
title_full_unstemmed Concepções da professora de língua inglesa na avaliação
title_sort Concepções da professora de língua inglesa na avaliação
author Yano, Elane Costa
author_facet Yano, Elane Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cavenaghi-Lessa, Angela
dc.contributor.author.fl_str_mv Yano, Elane Costa
contributor_str_mv Cavenaghi-Lessa, Angela
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Ensino de línguas
Instrumento avaliativo
Avaliação da aprendizagem em língua inglesa
Teorias do letramento
Teaching languages
Evaluation tool
Evaluation of English learning
Literacy theory
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas
Instrumento avaliativo
Avaliação da aprendizagem em língua inglesa
Teorias do letramento
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching languages
Evaluation tool
Evaluation of English learning
Literacy theory
description This present study is the analysis of the conceptions of an English teacher’s evaluation tool, who teaches a State High School in São Paulo, through the investigation of the purposes of the questions used in the evaluation. This is a qualitative-interpretative research (Duboc, 2007) because it is focused on the analysis of the language used in the evaluation (Rizzini; Castro: Sartor, 1999, p. 266), that is, it identifies the implicit or explicit conceptions in the questions used and confronts them with the literacy theory. The research questions are: (a) How does the teacher develop the English language evaluation instrument of learning? (b) How do the evaluation tools reveal the teacher’s evaluation theories? The research reveals that the teacher has some implicit conceptions of evaluation as a measuring tool and it is based in a stable view of language, according Saussure (1966), and therefore it is considered as inert, immutable and abstract. An exam which disrupts with the conceptions of language constructed by a living language, that in compliance with the speech philosopher, Bakhtin (1981), is a process in change, centered in social life and in experiences of the historical subject
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:26:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:26:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Yano, Elane Costa. Concepções da professora de língua inglesa na avaliação. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33938
identifier_str_mv Yano, Elane Costa. Concepções da professora de língua inglesa na avaliação. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33938/1/ELANE%20COSTA%20YANO.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33938/2/ELANE%20COSTA%20YANO.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33938/3/ELANE%20COSTA%20YANO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5de2b4d075614a862004ce09ae9a7a8e
a8b3f320b041bda38d2be368de161427
226d5c845a4232880fd2d3700e3aa640
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277914863108096