UM MUNDO GLOBALIZADO, HÍBRIDO, PÓS-COLONIZADO E PÓS-MODERNO: REFLEXÕES SOBRE O INGLÊS NA ATUALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitz, John Robert
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fólio - Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2867
Resumo: Os termos constantes do título deste artigo (globalizado, hibrido, pós-colonializado e pós-moderno junto com os respectivos cognatos serão utilizados como alavancas porque conjeturamos que eles são essenciais para uma análise cuidadosa do papel do inglês, muito complexo devido ao crescimento em número de falantes e também à expansão territorial da língua inglesa neste momento contemporâneo. O objetivo desta reflexão é o exame dos referidos termos e ainda outros como imperialismo, internacional(ização) e nacionalismo que servem como pano de fundo com o intuito de analisar os paradigmas “World English” (BRUTT-GRIFFLER, 2007), “World Englishes” (SCHNEIDER, 2003, 2014)) e “Inglês como Língua Franca” (ILF) (JENKINS, 2007); estes três modelos ou paradigmas têm implicações sérias, por um lado, para o futuro do idioma nos próximos anos e, por outro, especificamente no caso do último, para o ensino-aprendizagem do inglês e a formação de professores do idioma no Brasil e em outros países do círculo em expansão (KACHRU, 1982).
id UESB-1_32c5c365b8e369d95531777e45907904
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2867
network_acronym_str UESB-1
network_name_str Fólio - Revista de Letras
repository_id_str
spelling UM MUNDO GLOBALIZADO, HÍBRIDO, PÓS-COLONIZADO E PÓS-MODERNO: REFLEXÕES SOBRE O INGLÊS NA ATUALIDADEOs termos constantes do título deste artigo (globalizado, hibrido, pós-colonializado e pós-moderno junto com os respectivos cognatos serão utilizados como alavancas porque conjeturamos que eles são essenciais para uma análise cuidadosa do papel do inglês, muito complexo devido ao crescimento em número de falantes e também à expansão territorial da língua inglesa neste momento contemporâneo. O objetivo desta reflexão é o exame dos referidos termos e ainda outros como imperialismo, internacional(ização) e nacionalismo que servem como pano de fundo com o intuito de analisar os paradigmas “World English” (BRUTT-GRIFFLER, 2007), “World Englishes” (SCHNEIDER, 2003, 2014)) e “Inglês como Língua Franca” (ILF) (JENKINS, 2007); estes três modelos ou paradigmas têm implicações sérias, por um lado, para o futuro do idioma nos próximos anos e, por outro, especificamente no caso do último, para o ensino-aprendizagem do inglês e a formação de professores do idioma no Brasil e em outros países do círculo em expansão (KACHRU, 1982).Edições UESB2018-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2867fólio - Revista de Letras; v. 8 n. 1 (2016): OUTRAS HISTÓRIAS: LITERATURAS E ALTERIDADES DE ÁFRICAS E AMÉRICAS / INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2867/2386Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchmitz, John Robert2021-03-22T18:05:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2867Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2024-05-17T13:37:25.860298Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv UM MUNDO GLOBALIZADO, HÍBRIDO, PÓS-COLONIZADO E PÓS-MODERNO: REFLEXÕES SOBRE O INGLÊS NA ATUALIDADE
title UM MUNDO GLOBALIZADO, HÍBRIDO, PÓS-COLONIZADO E PÓS-MODERNO: REFLEXÕES SOBRE O INGLÊS NA ATUALIDADE
spellingShingle UM MUNDO GLOBALIZADO, HÍBRIDO, PÓS-COLONIZADO E PÓS-MODERNO: REFLEXÕES SOBRE O INGLÊS NA ATUALIDADE
Schmitz, John Robert
title_short UM MUNDO GLOBALIZADO, HÍBRIDO, PÓS-COLONIZADO E PÓS-MODERNO: REFLEXÕES SOBRE O INGLÊS NA ATUALIDADE
title_full UM MUNDO GLOBALIZADO, HÍBRIDO, PÓS-COLONIZADO E PÓS-MODERNO: REFLEXÕES SOBRE O INGLÊS NA ATUALIDADE
title_fullStr UM MUNDO GLOBALIZADO, HÍBRIDO, PÓS-COLONIZADO E PÓS-MODERNO: REFLEXÕES SOBRE O INGLÊS NA ATUALIDADE
title_full_unstemmed UM MUNDO GLOBALIZADO, HÍBRIDO, PÓS-COLONIZADO E PÓS-MODERNO: REFLEXÕES SOBRE O INGLÊS NA ATUALIDADE
title_sort UM MUNDO GLOBALIZADO, HÍBRIDO, PÓS-COLONIZADO E PÓS-MODERNO: REFLEXÕES SOBRE O INGLÊS NA ATUALIDADE
author Schmitz, John Robert
author_facet Schmitz, John Robert
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmitz, John Robert
description Os termos constantes do título deste artigo (globalizado, hibrido, pós-colonializado e pós-moderno junto com os respectivos cognatos serão utilizados como alavancas porque conjeturamos que eles são essenciais para uma análise cuidadosa do papel do inglês, muito complexo devido ao crescimento em número de falantes e também à expansão territorial da língua inglesa neste momento contemporâneo. O objetivo desta reflexão é o exame dos referidos termos e ainda outros como imperialismo, internacional(ização) e nacionalismo que servem como pano de fundo com o intuito de analisar os paradigmas “World English” (BRUTT-GRIFFLER, 2007), “World Englishes” (SCHNEIDER, 2003, 2014)) e “Inglês como Língua Franca” (ILF) (JENKINS, 2007); estes três modelos ou paradigmas têm implicações sérias, por um lado, para o futuro do idioma nos próximos anos e, por outro, especificamente no caso do último, para o ensino-aprendizagem do inglês e a formação de professores do idioma no Brasil e em outros países do círculo em expansão (KACHRU, 1982).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2867
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2867/2386
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv fólio - Revista de Letras; v. 8 n. 1 (2016): OUTRAS HISTÓRIAS: LITERATURAS E ALTERIDADES DE ÁFRICAS E AMÉRICAS / INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA
2176-4182
reponame:Fólio - Revista de Letras
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Fólio - Revista de Letras
collection Fólio - Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv ||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com
_version_ 1799318973733404672