UM MUNDO GLOBALIZADO, HÍBRIDO, PÓS-COLONIZADO E PÓS-MODERNO: REFLEXÕES SOBRE O INGLÊS NA ATUALIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fólio - Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2867 |
Resumo: | Os termos constantes do título deste artigo (globalizado, hibrido, pós-colonializado e pós-moderno junto com os respectivos cognatos serão utilizados como alavancas porque conjeturamos que eles são essenciais para uma análise cuidadosa do papel do inglês, muito complexo devido ao crescimento em número de falantes e também à expansão territorial da língua inglesa neste momento contemporâneo. O objetivo desta reflexão é o exame dos referidos termos e ainda outros como imperialismo, internacional(ização) e nacionalismo que servem como pano de fundo com o intuito de analisar os paradigmas “World English” (BRUTT-GRIFFLER, 2007), “World Englishes” (SCHNEIDER, 2003, 2014)) e “Inglês como Língua Franca” (ILF) (JENKINS, 2007); estes três modelos ou paradigmas têm implicações sérias, por um lado, para o futuro do idioma nos próximos anos e, por outro, especificamente no caso do último, para o ensino-aprendizagem do inglês e a formação de professores do idioma no Brasil e em outros países do círculo em expansão (KACHRU, 1982). |
id |
UESB-1_32c5c365b8e369d95531777e45907904 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2867 |
network_acronym_str |
UESB-1 |
network_name_str |
Fólio - Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
UM MUNDO GLOBALIZADO, HÍBRIDO, PÓS-COLONIZADO E PÓS-MODERNO: REFLEXÕES SOBRE O INGLÊS NA ATUALIDADEOs termos constantes do título deste artigo (globalizado, hibrido, pós-colonializado e pós-moderno junto com os respectivos cognatos serão utilizados como alavancas porque conjeturamos que eles são essenciais para uma análise cuidadosa do papel do inglês, muito complexo devido ao crescimento em número de falantes e também à expansão territorial da língua inglesa neste momento contemporâneo. O objetivo desta reflexão é o exame dos referidos termos e ainda outros como imperialismo, internacional(ização) e nacionalismo que servem como pano de fundo com o intuito de analisar os paradigmas “World English” (BRUTT-GRIFFLER, 2007), “World Englishes” (SCHNEIDER, 2003, 2014)) e “Inglês como Língua Franca” (ILF) (JENKINS, 2007); estes três modelos ou paradigmas têm implicações sérias, por um lado, para o futuro do idioma nos próximos anos e, por outro, especificamente no caso do último, para o ensino-aprendizagem do inglês e a formação de professores do idioma no Brasil e em outros países do círculo em expansão (KACHRU, 1982).Edições UESB2018-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2867fólio - Revista de Letras; v. 8 n. 1 (2016): OUTRAS HISTÓRIAS: LITERATURAS E ALTERIDADES DE ÁFRICAS E AMÉRICAS / INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2867/2386Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchmitz, John Robert2021-03-22T18:05:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2867Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2024-05-17T13:37:25.860298Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM MUNDO GLOBALIZADO, HÍBRIDO, PÓS-COLONIZADO E PÓS-MODERNO: REFLEXÕES SOBRE O INGLÊS NA ATUALIDADE |
title |
UM MUNDO GLOBALIZADO, HÍBRIDO, PÓS-COLONIZADO E PÓS-MODERNO: REFLEXÕES SOBRE O INGLÊS NA ATUALIDADE |
spellingShingle |
UM MUNDO GLOBALIZADO, HÍBRIDO, PÓS-COLONIZADO E PÓS-MODERNO: REFLEXÕES SOBRE O INGLÊS NA ATUALIDADE Schmitz, John Robert |
title_short |
UM MUNDO GLOBALIZADO, HÍBRIDO, PÓS-COLONIZADO E PÓS-MODERNO: REFLEXÕES SOBRE O INGLÊS NA ATUALIDADE |
title_full |
UM MUNDO GLOBALIZADO, HÍBRIDO, PÓS-COLONIZADO E PÓS-MODERNO: REFLEXÕES SOBRE O INGLÊS NA ATUALIDADE |
title_fullStr |
UM MUNDO GLOBALIZADO, HÍBRIDO, PÓS-COLONIZADO E PÓS-MODERNO: REFLEXÕES SOBRE O INGLÊS NA ATUALIDADE |
title_full_unstemmed |
UM MUNDO GLOBALIZADO, HÍBRIDO, PÓS-COLONIZADO E PÓS-MODERNO: REFLEXÕES SOBRE O INGLÊS NA ATUALIDADE |
title_sort |
UM MUNDO GLOBALIZADO, HÍBRIDO, PÓS-COLONIZADO E PÓS-MODERNO: REFLEXÕES SOBRE O INGLÊS NA ATUALIDADE |
author |
Schmitz, John Robert |
author_facet |
Schmitz, John Robert |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmitz, John Robert |
description |
Os termos constantes do título deste artigo (globalizado, hibrido, pós-colonializado e pós-moderno junto com os respectivos cognatos serão utilizados como alavancas porque conjeturamos que eles são essenciais para uma análise cuidadosa do papel do inglês, muito complexo devido ao crescimento em número de falantes e também à expansão territorial da língua inglesa neste momento contemporâneo. O objetivo desta reflexão é o exame dos referidos termos e ainda outros como imperialismo, internacional(ização) e nacionalismo que servem como pano de fundo com o intuito de analisar os paradigmas “World English” (BRUTT-GRIFFLER, 2007), “World Englishes” (SCHNEIDER, 2003, 2014)) e “Inglês como Língua Franca” (ILF) (JENKINS, 2007); estes três modelos ou paradigmas têm implicações sérias, por um lado, para o futuro do idioma nos próximos anos e, por outro, especificamente no caso do último, para o ensino-aprendizagem do inglês e a formação de professores do idioma no Brasil e em outros países do círculo em expansão (KACHRU, 1982). |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2867 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2867 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2867/2386 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
fólio - Revista de Letras; v. 8 n. 1 (2016): OUTRAS HISTÓRIAS: LITERATURAS E ALTERIDADES DE ÁFRICAS E AMÉRICAS / INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA 2176-4182 reponame:Fólio - Revista de Letras instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Fólio - Revista de Letras |
collection |
Fólio - Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com |
_version_ |
1799318973733404672 |