Considerações sobre a formação do professor de inglês em um mundo globalizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallardo, Barbara Cristina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Oliveira, Wélica Cristina Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1274
Resumo: Considerando as constantes mudanças nas formas de aprender e ensinar, argumentamos que as disciplinas de Prática de Ensino e Estágio dos Cursos de Letras (português/inglês) devem estar atentas às novas demandas das salas de aula/sujeitos. Dessa forma, a promoção do diálogo entre teoria e práticas contemporâneas que desafiam os métodos tradicionais de ensino se faz necessário. Neste artigo, apontamos, a partir de nossa experiência como formadoras de professores de línguas, a distância entre a concepção interacional da língua e a prática de ensino. Tal prática é ainda apresentada e internalizada como mero instrumento, por professores em formação. Constatamos, durante o acompanhamento desses professores, a necessidade do desenvolvimento das competências linguística e pedagógica ao longo de sua formação. Baseando-nos nos pressupostos da linguística aplicada (LEFFA, 2016; PAIVA, 2011), apresentamos a primeira versão de dois planos de aula, a fim de apontar: i) presença/ausência dessas duas competências e ii) a(s) concepção(ões) de língua privilegiadas. Os resultados sugerem que o ensino restrito da ‘forma’ da língua ainda é uma tendência que pode, entre algumas razões, estar ligada à falta da competência linguística; que o domínio das duas competências amplia o escopo de ensino/aprendizagem para além da sala de aula de línguas. Em um mundo conectado, as práticas digitais aliadas às competências propostas neste artigo podem fortalecer os cursos de licenciatura em línguas e, consequentemente, tornar a disciplina de língua inglesa protagonista na escola. Alguns autores que embasam este estudo são Gimenez (2013), Miccoli (2013), Monte Mor (2015), Moita Lopes (2013) e Pennycook (2017).
id UFC-9_a3a1bc240ded5ef3abea9befedff1a17
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1274
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling Considerações sobre a formação do professor de inglês em um mundo globalizadoEstágio supervisionado. Formação de professor de inglês. Prática de ensino de língua inglesa.Considerando as constantes mudanças nas formas de aprender e ensinar, argumentamos que as disciplinas de Prática de Ensino e Estágio dos Cursos de Letras (português/inglês) devem estar atentas às novas demandas das salas de aula/sujeitos. Dessa forma, a promoção do diálogo entre teoria e práticas contemporâneas que desafiam os métodos tradicionais de ensino se faz necessário. Neste artigo, apontamos, a partir de nossa experiência como formadoras de professores de línguas, a distância entre a concepção interacional da língua e a prática de ensino. Tal prática é ainda apresentada e internalizada como mero instrumento, por professores em formação. Constatamos, durante o acompanhamento desses professores, a necessidade do desenvolvimento das competências linguística e pedagógica ao longo de sua formação. Baseando-nos nos pressupostos da linguística aplicada (LEFFA, 2016; PAIVA, 2011), apresentamos a primeira versão de dois planos de aula, a fim de apontar: i) presença/ausência dessas duas competências e ii) a(s) concepção(ões) de língua privilegiadas. Os resultados sugerem que o ensino restrito da ‘forma’ da língua ainda é uma tendência que pode, entre algumas razões, estar ligada à falta da competência linguística; que o domínio das duas competências amplia o escopo de ensino/aprendizagem para além da sala de aula de línguas. Em um mundo conectado, as práticas digitais aliadas às competências propostas neste artigo podem fortalecer os cursos de licenciatura em línguas e, consequentemente, tornar a disciplina de língua inglesa protagonista na escola. Alguns autores que embasam este estudo são Gimenez (2013), Miccoli (2013), Monte Mor (2015), Moita Lopes (2013) e Pennycook (2017).Universidade Federal do CearáCNPQGallardo, Barbara Cristinade Oliveira, Wélica Cristina Duarte2018-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/127410.22168/2237-6321-31274Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 300-319Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 300-319Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 300-319Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 300-319Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 300-3192237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1274/551Direitos autorais 2018 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-30T21:01:20Zoai:ojs.localhost:article/1274Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2019-04-30T21:01:20Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre a formação do professor de inglês em um mundo globalizado
title Considerações sobre a formação do professor de inglês em um mundo globalizado
spellingShingle Considerações sobre a formação do professor de inglês em um mundo globalizado
Gallardo, Barbara Cristina
Estágio supervisionado. Formação de professor de inglês. Prática de ensino de língua inglesa.
title_short Considerações sobre a formação do professor de inglês em um mundo globalizado
title_full Considerações sobre a formação do professor de inglês em um mundo globalizado
title_fullStr Considerações sobre a formação do professor de inglês em um mundo globalizado
title_full_unstemmed Considerações sobre a formação do professor de inglês em um mundo globalizado
title_sort Considerações sobre a formação do professor de inglês em um mundo globalizado
author Gallardo, Barbara Cristina
author_facet Gallardo, Barbara Cristina
de Oliveira, Wélica Cristina Duarte
author_role author
author2 de Oliveira, Wélica Cristina Duarte
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPQ
dc.contributor.author.fl_str_mv Gallardo, Barbara Cristina
de Oliveira, Wélica Cristina Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado. Formação de professor de inglês. Prática de ensino de língua inglesa.
topic Estágio supervisionado. Formação de professor de inglês. Prática de ensino de língua inglesa.
description Considerando as constantes mudanças nas formas de aprender e ensinar, argumentamos que as disciplinas de Prática de Ensino e Estágio dos Cursos de Letras (português/inglês) devem estar atentas às novas demandas das salas de aula/sujeitos. Dessa forma, a promoção do diálogo entre teoria e práticas contemporâneas que desafiam os métodos tradicionais de ensino se faz necessário. Neste artigo, apontamos, a partir de nossa experiência como formadoras de professores de línguas, a distância entre a concepção interacional da língua e a prática de ensino. Tal prática é ainda apresentada e internalizada como mero instrumento, por professores em formação. Constatamos, durante o acompanhamento desses professores, a necessidade do desenvolvimento das competências linguística e pedagógica ao longo de sua formação. Baseando-nos nos pressupostos da linguística aplicada (LEFFA, 2016; PAIVA, 2011), apresentamos a primeira versão de dois planos de aula, a fim de apontar: i) presença/ausência dessas duas competências e ii) a(s) concepção(ões) de língua privilegiadas. Os resultados sugerem que o ensino restrito da ‘forma’ da língua ainda é uma tendência que pode, entre algumas razões, estar ligada à falta da competência linguística; que o domínio das duas competências amplia o escopo de ensino/aprendizagem para além da sala de aula de línguas. Em um mundo conectado, as práticas digitais aliadas às competências propostas neste artigo podem fortalecer os cursos de licenciatura em línguas e, consequentemente, tornar a disciplina de língua inglesa protagonista na escola. Alguns autores que embasam este estudo são Gimenez (2013), Miccoli (2013), Monte Mor (2015), Moita Lopes (2013) e Pennycook (2017).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1274
10.22168/2237-6321-31274
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1274
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321-31274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1274/551
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Entrepalavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Entrepalavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 300-319
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 300-319
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 300-319
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 300-319
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 300-319
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329728943259648