CULTURA ESCOLAR E DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR: A VINHETA NARRATIVA E(M) SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM CONTRAPONTO INTERCULTURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Modl, Fernanda de Castro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Biavati, Nádia Dolores Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fólio - Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2767
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir sobre aspectos (inter)culturais da/na sala de aula, levando em consideração duas vinhetas narrativas, que registram comportamentos sociais no dia a dia interacional de dois grupos (um brasileiro e um alemão) de uma mesma etapa de escolarização, a fim de demonstrar que comportamentos de professores e alunos em sala de aula estão submetidos a modos culturais de dizer e agir no espaço (HAESBAERT, 2009; TUAN, 1983) da sala de aula. Assumindo uma perspectiva discursiva (MATENCIO, 2006; COELHO, 2011; MODL, 2015) e metodologicamente ancoradas em princípios da etnografía (ERICKSON, 1973, 1990; MCDERMONT; VARENNE, 2005), dedicamo-nos a demonstrar que interações diárias na sala de aula estão submetidas a convenções advindas de uma cultura escolar occidental e de culturas escolares locais.   
id UESB-1_dea356a3e3906c24817ee27662999170
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2767
network_acronym_str UESB-1
network_name_str Fólio - Revista de Letras
repository_id_str
spelling CULTURA ESCOLAR E DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR: A VINHETA NARRATIVA E(M) SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM CONTRAPONTO INTERCULTURALVinheta narrativa; Cultura escolar; Sala de aula.O objetivo deste artigo é discutir sobre aspectos (inter)culturais da/na sala de aula, levando em consideração duas vinhetas narrativas, que registram comportamentos sociais no dia a dia interacional de dois grupos (um brasileiro e um alemão) de uma mesma etapa de escolarização, a fim de demonstrar que comportamentos de professores e alunos em sala de aula estão submetidos a modos culturais de dizer e agir no espaço (HAESBAERT, 2009; TUAN, 1983) da sala de aula. Assumindo uma perspectiva discursiva (MATENCIO, 2006; COELHO, 2011; MODL, 2015) e metodologicamente ancoradas em princípios da etnografía (ERICKSON, 1973, 1990; MCDERMONT; VARENNE, 2005), dedicamo-nos a demonstrar que interações diárias na sala de aula estão submetidas a convenções advindas de uma cultura escolar occidental e de culturas escolares locais.    Edições UESB2018-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2767fólio - Revista de Letras; v. 8 n. 2 (2016): DOSSIÊ “ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS”2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2767/2316Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessModl, Fernanda de CastroBiavati, Nádia Dolores Fernandes2021-03-22T18:05:59Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2767Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2024-05-17T13:37:22.554570Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv CULTURA ESCOLAR E DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR: A VINHETA NARRATIVA E(M) SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM CONTRAPONTO INTERCULTURAL
title CULTURA ESCOLAR E DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR: A VINHETA NARRATIVA E(M) SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM CONTRAPONTO INTERCULTURAL
spellingShingle CULTURA ESCOLAR E DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR: A VINHETA NARRATIVA E(M) SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM CONTRAPONTO INTERCULTURAL
Modl, Fernanda de Castro
Vinheta narrativa; Cultura escolar; Sala de aula.
title_short CULTURA ESCOLAR E DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR: A VINHETA NARRATIVA E(M) SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM CONTRAPONTO INTERCULTURAL
title_full CULTURA ESCOLAR E DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR: A VINHETA NARRATIVA E(M) SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM CONTRAPONTO INTERCULTURAL
title_fullStr CULTURA ESCOLAR E DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR: A VINHETA NARRATIVA E(M) SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM CONTRAPONTO INTERCULTURAL
title_full_unstemmed CULTURA ESCOLAR E DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR: A VINHETA NARRATIVA E(M) SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM CONTRAPONTO INTERCULTURAL
title_sort CULTURA ESCOLAR E DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR: A VINHETA NARRATIVA E(M) SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM CONTRAPONTO INTERCULTURAL
author Modl, Fernanda de Castro
author_facet Modl, Fernanda de Castro
Biavati, Nádia Dolores Fernandes
author_role author
author2 Biavati, Nádia Dolores Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Modl, Fernanda de Castro
Biavati, Nádia Dolores Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Vinheta narrativa; Cultura escolar; Sala de aula.
topic Vinheta narrativa; Cultura escolar; Sala de aula.
description O objetivo deste artigo é discutir sobre aspectos (inter)culturais da/na sala de aula, levando em consideração duas vinhetas narrativas, que registram comportamentos sociais no dia a dia interacional de dois grupos (um brasileiro e um alemão) de uma mesma etapa de escolarização, a fim de demonstrar que comportamentos de professores e alunos em sala de aula estão submetidos a modos culturais de dizer e agir no espaço (HAESBAERT, 2009; TUAN, 1983) da sala de aula. Assumindo uma perspectiva discursiva (MATENCIO, 2006; COELHO, 2011; MODL, 2015) e metodologicamente ancoradas em princípios da etnografía (ERICKSON, 1973, 1990; MCDERMONT; VARENNE, 2005), dedicamo-nos a demonstrar que interações diárias na sala de aula estão submetidas a convenções advindas de uma cultura escolar occidental e de culturas escolares locais.   
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2767
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2767/2316
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv fólio - Revista de Letras; v. 8 n. 2 (2016): DOSSIÊ “ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS”
2176-4182
reponame:Fólio - Revista de Letras
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Fólio - Revista de Letras
collection Fólio - Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv ||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com
_version_ 1799318973652664320