CULTURA ESCOLAR E DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR: A VINHETA NARRATIVA E(M) SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM CONTRAPONTO INTERCULTURAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fólio - Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2767 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir sobre aspectos (inter)culturais da/na sala de aula, levando em consideração duas vinhetas narrativas, que registram comportamentos sociais no dia a dia interacional de dois grupos (um brasileiro e um alemão) de uma mesma etapa de escolarização, a fim de demonstrar que comportamentos de professores e alunos em sala de aula estão submetidos a modos culturais de dizer e agir no espaço (HAESBAERT, 2009; TUAN, 1983) da sala de aula. Assumindo uma perspectiva discursiva (MATENCIO, 2006; COELHO, 2011; MODL, 2015) e metodologicamente ancoradas em princípios da etnografía (ERICKSON, 1973, 1990; MCDERMONT; VARENNE, 2005), dedicamo-nos a demonstrar que interações diárias na sala de aula estão submetidas a convenções advindas de uma cultura escolar occidental e de culturas escolares locais. |
id |
UESB-1_dea356a3e3906c24817ee27662999170 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2767 |
network_acronym_str |
UESB-1 |
network_name_str |
Fólio - Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
CULTURA ESCOLAR E DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR: A VINHETA NARRATIVA E(M) SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM CONTRAPONTO INTERCULTURALVinheta narrativa; Cultura escolar; Sala de aula.O objetivo deste artigo é discutir sobre aspectos (inter)culturais da/na sala de aula, levando em consideração duas vinhetas narrativas, que registram comportamentos sociais no dia a dia interacional de dois grupos (um brasileiro e um alemão) de uma mesma etapa de escolarização, a fim de demonstrar que comportamentos de professores e alunos em sala de aula estão submetidos a modos culturais de dizer e agir no espaço (HAESBAERT, 2009; TUAN, 1983) da sala de aula. Assumindo uma perspectiva discursiva (MATENCIO, 2006; COELHO, 2011; MODL, 2015) e metodologicamente ancoradas em princípios da etnografía (ERICKSON, 1973, 1990; MCDERMONT; VARENNE, 2005), dedicamo-nos a demonstrar que interações diárias na sala de aula estão submetidas a convenções advindas de uma cultura escolar occidental e de culturas escolares locais. Edições UESB2018-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2767fólio - Revista de Letras; v. 8 n. 2 (2016): DOSSIÊ “ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS”2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2767/2316Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessModl, Fernanda de CastroBiavati, Nádia Dolores Fernandes2021-03-22T18:05:59Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2767Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2024-05-17T13:37:22.554570Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CULTURA ESCOLAR E DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR: A VINHETA NARRATIVA E(M) SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM CONTRAPONTO INTERCULTURAL |
title |
CULTURA ESCOLAR E DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR: A VINHETA NARRATIVA E(M) SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM CONTRAPONTO INTERCULTURAL |
spellingShingle |
CULTURA ESCOLAR E DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR: A VINHETA NARRATIVA E(M) SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM CONTRAPONTO INTERCULTURAL Modl, Fernanda de Castro Vinheta narrativa; Cultura escolar; Sala de aula. |
title_short |
CULTURA ESCOLAR E DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR: A VINHETA NARRATIVA E(M) SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM CONTRAPONTO INTERCULTURAL |
title_full |
CULTURA ESCOLAR E DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR: A VINHETA NARRATIVA E(M) SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM CONTRAPONTO INTERCULTURAL |
title_fullStr |
CULTURA ESCOLAR E DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR: A VINHETA NARRATIVA E(M) SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM CONTRAPONTO INTERCULTURAL |
title_full_unstemmed |
CULTURA ESCOLAR E DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR: A VINHETA NARRATIVA E(M) SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM CONTRAPONTO INTERCULTURAL |
title_sort |
CULTURA ESCOLAR E DESNATURALIZAÇÃO DO OLHAR: A VINHETA NARRATIVA E(M) SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UM CONTRAPONTO INTERCULTURAL |
author |
Modl, Fernanda de Castro |
author_facet |
Modl, Fernanda de Castro Biavati, Nádia Dolores Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Biavati, Nádia Dolores Fernandes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Modl, Fernanda de Castro Biavati, Nádia Dolores Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vinheta narrativa; Cultura escolar; Sala de aula. |
topic |
Vinheta narrativa; Cultura escolar; Sala de aula. |
description |
O objetivo deste artigo é discutir sobre aspectos (inter)culturais da/na sala de aula, levando em consideração duas vinhetas narrativas, que registram comportamentos sociais no dia a dia interacional de dois grupos (um brasileiro e um alemão) de uma mesma etapa de escolarização, a fim de demonstrar que comportamentos de professores e alunos em sala de aula estão submetidos a modos culturais de dizer e agir no espaço (HAESBAERT, 2009; TUAN, 1983) da sala de aula. Assumindo uma perspectiva discursiva (MATENCIO, 2006; COELHO, 2011; MODL, 2015) e metodologicamente ancoradas em princípios da etnografía (ERICKSON, 1973, 1990; MCDERMONT; VARENNE, 2005), dedicamo-nos a demonstrar que interações diárias na sala de aula estão submetidas a convenções advindas de uma cultura escolar occidental e de culturas escolares locais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2767 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2767/2316 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
fólio - Revista de Letras; v. 8 n. 2 (2016): DOSSIÊ “ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS” 2176-4182 reponame:Fólio - Revista de Letras instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Fólio - Revista de Letras |
collection |
Fólio - Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com |
_version_ |
1799318973652664320 |