Os textos instrucionais e suas armadilhas enunciativas: como a Teoria dos Atos de Fala pode evidenciar a percepção dos sentidos nos gêneros receita, bula, manual e contrato jurídico. (Instructional texts and its enunciative traps: …)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos da Língua(gem) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1257 |
Resumo: | O presente artigo objetiva mostrar as diferentes apresentações das instruções nos gêneros “receita”, “bula”, “manual” e “contrato jurídico”, com o intuito de delinear as possibilidades de leitura, advindas das instruções. Conjuga-se a importância desses enunciados com as diferentes formas de instruir, pelos produtores e as possíveis leituras dos textos, pelos seus destinatários. Como aporte teórico principal, elege-se a teoria dos atos de fala, por configurar a existência de diferentes ações, que, ao serem percebidas pelos interlocutores, indicam formas de acatamento dos comandos, configurando diferentes “ações” linguísticas. As referências teóricas principais refletem os pensamentos de Austin (1962) e Searle (2002).PALAVRAS-CHAVE: Atos de fala. Textos Instrucionais. Leitura. Sentidos. ABSTRACT This paper aims to show the different presentations of the instructions in the genres "cooking recipe”, "medicine instructions", "manual" and "legal contract", in order to outline the possibilities of reading, which result of the instructions. The study combines the importance of these statements with the different forms of teaching used by the writers and the possible readings of texts by their readers. As the main theoretical contribution, this paper elects the theory of speech acts and its proposal of the existence of different actions, which indicate compliance of the form of commands when perceived by the interlocutors, setting different linguistic actions. The main theoretical references reflect the thoughts of Austin (1962) and Searle (2002).KEYWORDS: Speech Acts. Instructional Texts. Reading. Senses. |
id |
UESB-2_306a97b78039964594991b56b23cdc63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1257 |
network_acronym_str |
UESB-2 |
network_name_str |
Estudos da Língua(gem) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os textos instrucionais e suas armadilhas enunciativas: como a Teoria dos Atos de Fala pode evidenciar a percepção dos sentidos nos gêneros receita, bula, manual e contrato jurídico. (Instructional texts and its enunciative traps: …)Instructional texts and its enunciative traps: (...)Atos de falaTextos InstrucionaisLeituraSentidosSpeech ActsInstructional TextsReadingSensesO presente artigo objetiva mostrar as diferentes apresentações das instruções nos gêneros “receita”, “bula”, “manual” e “contrato jurídico”, com o intuito de delinear as possibilidades de leitura, advindas das instruções. Conjuga-se a importância desses enunciados com as diferentes formas de instruir, pelos produtores e as possíveis leituras dos textos, pelos seus destinatários. Como aporte teórico principal, elege-se a teoria dos atos de fala, por configurar a existência de diferentes ações, que, ao serem percebidas pelos interlocutores, indicam formas de acatamento dos comandos, configurando diferentes “ações” linguísticas. As referências teóricas principais refletem os pensamentos de Austin (1962) e Searle (2002).PALAVRAS-CHAVE: Atos de fala. Textos Instrucionais. Leitura. Sentidos. ABSTRACT This paper aims to show the different presentations of the instructions in the genres "cooking recipe”, "medicine instructions", "manual" and "legal contract", in order to outline the possibilities of reading, which result of the instructions. The study combines the importance of these statements with the different forms of teaching used by the writers and the possible readings of texts by their readers. As the main theoretical contribution, this paper elects the theory of speech acts and its proposal of the existence of different actions, which indicate compliance of the form of commands when perceived by the interlocutors, setting different linguistic actions. The main theoretical references reflect the thoughts of Austin (1962) and Searle (2002).KEYWORDS: Speech Acts. Instructional Texts. Reading. Senses. This paper aims to show the different presentations of the instructions in the genres "cooking recipe”, "medicine instructions", "manual" and "legal contract", in order to outline the possibilities of reading, which result of the instructions. The study combines the importance of these statements with the different forms of teaching used by the writers and the possible readings of texts by their readers. As the main theoretical contribution, this paper elects the theory of speech acts and its proposal of the existence of different actions, which indicate compliance of the form of commands when perceived by the interlocutors, setting different linguistic actions. The main theoretical references reflect the thoughts of Austin (1962) and Searle (2002).KEYWORDS: Speech Acts. Instructional Texts. Reading. SensesEdições UESB2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReviewed by peersRevisión por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/125710.22481/el.v12i2.1257Estudos da Língua(gem); v. 12 n. 2 (2014): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 121-139Language Studies; Vol. 12 No. 2 (2014): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 121-139Études de Langues; Vol. 12 No. 2 (2014): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 121-139Estudios del lenguaje; Vol. 12 Núm. 2 (2014): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 121-1391982-05341808-135510.22481/el.v12i2reponame:Estudos da Língua(gem)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1257/1083Copyright (c) 2014 Estudos da Língua(gem)info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Hilma Ribeiro de Mendonça2021-03-13T23:04:52Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1257Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/oaiestudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com1982-05341808-1355opendoar:2021-03-13T23:04:52Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os textos instrucionais e suas armadilhas enunciativas: como a Teoria dos Atos de Fala pode evidenciar a percepção dos sentidos nos gêneros receita, bula, manual e contrato jurídico. (Instructional texts and its enunciative traps: …) Instructional texts and its enunciative traps: (...) |
title |
Os textos instrucionais e suas armadilhas enunciativas: como a Teoria dos Atos de Fala pode evidenciar a percepção dos sentidos nos gêneros receita, bula, manual e contrato jurídico. (Instructional texts and its enunciative traps: …) |
spellingShingle |
Os textos instrucionais e suas armadilhas enunciativas: como a Teoria dos Atos de Fala pode evidenciar a percepção dos sentidos nos gêneros receita, bula, manual e contrato jurídico. (Instructional texts and its enunciative traps: …) Ferreira, Hilma Ribeiro de Mendonça Atos de fala Textos Instrucionais Leitura Sentidos Speech Acts Instructional Texts Reading Senses |
title_short |
Os textos instrucionais e suas armadilhas enunciativas: como a Teoria dos Atos de Fala pode evidenciar a percepção dos sentidos nos gêneros receita, bula, manual e contrato jurídico. (Instructional texts and its enunciative traps: …) |
title_full |
Os textos instrucionais e suas armadilhas enunciativas: como a Teoria dos Atos de Fala pode evidenciar a percepção dos sentidos nos gêneros receita, bula, manual e contrato jurídico. (Instructional texts and its enunciative traps: …) |
title_fullStr |
Os textos instrucionais e suas armadilhas enunciativas: como a Teoria dos Atos de Fala pode evidenciar a percepção dos sentidos nos gêneros receita, bula, manual e contrato jurídico. (Instructional texts and its enunciative traps: …) |
title_full_unstemmed |
Os textos instrucionais e suas armadilhas enunciativas: como a Teoria dos Atos de Fala pode evidenciar a percepção dos sentidos nos gêneros receita, bula, manual e contrato jurídico. (Instructional texts and its enunciative traps: …) |
title_sort |
Os textos instrucionais e suas armadilhas enunciativas: como a Teoria dos Atos de Fala pode evidenciar a percepção dos sentidos nos gêneros receita, bula, manual e contrato jurídico. (Instructional texts and its enunciative traps: …) |
author |
Ferreira, Hilma Ribeiro de Mendonça |
author_facet |
Ferreira, Hilma Ribeiro de Mendonça |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Hilma Ribeiro de Mendonça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atos de fala Textos Instrucionais Leitura Sentidos Speech Acts Instructional Texts Reading Senses |
topic |
Atos de fala Textos Instrucionais Leitura Sentidos Speech Acts Instructional Texts Reading Senses |
description |
O presente artigo objetiva mostrar as diferentes apresentações das instruções nos gêneros “receita”, “bula”, “manual” e “contrato jurídico”, com o intuito de delinear as possibilidades de leitura, advindas das instruções. Conjuga-se a importância desses enunciados com as diferentes formas de instruir, pelos produtores e as possíveis leituras dos textos, pelos seus destinatários. Como aporte teórico principal, elege-se a teoria dos atos de fala, por configurar a existência de diferentes ações, que, ao serem percebidas pelos interlocutores, indicam formas de acatamento dos comandos, configurando diferentes “ações” linguísticas. As referências teóricas principais refletem os pensamentos de Austin (1962) e Searle (2002).PALAVRAS-CHAVE: Atos de fala. Textos Instrucionais. Leitura. Sentidos. ABSTRACT This paper aims to show the different presentations of the instructions in the genres "cooking recipe”, "medicine instructions", "manual" and "legal contract", in order to outline the possibilities of reading, which result of the instructions. The study combines the importance of these statements with the different forms of teaching used by the writers and the possible readings of texts by their readers. As the main theoretical contribution, this paper elects the theory of speech acts and its proposal of the existence of different actions, which indicate compliance of the form of commands when perceived by the interlocutors, setting different linguistic actions. The main theoretical references reflect the thoughts of Austin (1962) and Searle (2002).KEYWORDS: Speech Acts. Instructional Texts. Reading. Senses. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Reviewed by peers Revisión por pares Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1257 10.22481/el.v12i2.1257 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1257 |
identifier_str_mv |
10.22481/el.v12i2.1257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1257/1083 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Estudos da Língua(gem) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Estudos da Língua(gem) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos da Língua(gem); v. 12 n. 2 (2014): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 121-139 Language Studies; Vol. 12 No. 2 (2014): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 121-139 Études de Langues; Vol. 12 No. 2 (2014): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 121-139 Estudios del lenguaje; Vol. 12 Núm. 2 (2014): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 121-139 1982-0534 1808-1355 10.22481/el.v12i2 reponame:Estudos da Língua(gem) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Estudos da Língua(gem) |
collection |
Estudos da Língua(gem) |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
estudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com |
_version_ |
1799318953746497536 |