Os textos instrucionais e suas armadilhas enunciativas: como a Teoria dos Atos de Fala pode evidenciar a percepção dos sentidos nos gêneros receita, bula, manual e contrato jurídico. (Instructional texts and its enunciative traps: …)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Hilma Ribeiro de Mendonça
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos da Língua(gem)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1257
Resumo: O presente artigo objetiva mostrar as diferentes apresentações das instruções nos gêneros “receita”, “bula”, “manual” e “contrato jurídico”, com o intuito de delinear as possibilidades de leitura, advindas das instruções. Conjuga-se a importância desses enunciados com as diferentes formas de instruir, pelos produtores e as possíveis leituras dos textos, pelos seus destinatários. Como aporte teórico principal, elege-se a teoria dos atos de fala, por configurar a existência de diferentes ações, que, ao serem percebidas pelos interlocutores, indicam formas de acatamento dos comandos, configurando diferentes “ações” linguísticas. As referências teóricas principais refletem os pensamentos de Austin (1962) e Searle (2002).PALAVRAS-CHAVE: Atos de fala. Textos Instrucionais. Leitura. Sentidos. ABSTRACT This paper aims to show the different presentations of the instructions in the genres "cooking recipe”, "medicine instructions", "manual" and "legal contract", in order to outline the possibilities of reading, which result of the instructions. The study combines the importance of these statements with the different forms of teaching used by the writers and the possible readings of texts by their readers. As the main theoretical contribution, this paper elects the theory of speech acts and its proposal of the existence of different actions, which indicate compliance of the form of commands when perceived by the interlocutors, setting different linguistic actions. The main theoretical references reflect the thoughts of Austin (1962) and Searle (2002).KEYWORDS: Speech Acts. Instructional Texts. Reading. Senses.  
id UESB-2_306a97b78039964594991b56b23cdc63
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1257
network_acronym_str UESB-2
network_name_str Estudos da Língua(gem)
repository_id_str
spelling Os textos instrucionais e suas armadilhas enunciativas: como a Teoria dos Atos de Fala pode evidenciar a percepção dos sentidos nos gêneros receita, bula, manual e contrato jurídico. (Instructional texts and its enunciative traps: …)Instructional texts and its enunciative traps: (...)Atos de falaTextos InstrucionaisLeituraSentidosSpeech ActsInstructional TextsReadingSensesO presente artigo objetiva mostrar as diferentes apresentações das instruções nos gêneros “receita”, “bula”, “manual” e “contrato jurídico”, com o intuito de delinear as possibilidades de leitura, advindas das instruções. Conjuga-se a importância desses enunciados com as diferentes formas de instruir, pelos produtores e as possíveis leituras dos textos, pelos seus destinatários. Como aporte teórico principal, elege-se a teoria dos atos de fala, por configurar a existência de diferentes ações, que, ao serem percebidas pelos interlocutores, indicam formas de acatamento dos comandos, configurando diferentes “ações” linguísticas. As referências teóricas principais refletem os pensamentos de Austin (1962) e Searle (2002).PALAVRAS-CHAVE: Atos de fala. Textos Instrucionais. Leitura. Sentidos. ABSTRACT This paper aims to show the different presentations of the instructions in the genres "cooking recipe”, "medicine instructions", "manual" and "legal contract", in order to outline the possibilities of reading, which result of the instructions. The study combines the importance of these statements with the different forms of teaching used by the writers and the possible readings of texts by their readers. As the main theoretical contribution, this paper elects the theory of speech acts and its proposal of the existence of different actions, which indicate compliance of the form of commands when perceived by the interlocutors, setting different linguistic actions. The main theoretical references reflect the thoughts of Austin (1962) and Searle (2002).KEYWORDS: Speech Acts. Instructional Texts. Reading. Senses.  This paper aims to show the different presentations of the instructions in the genres "cooking recipe”, "medicine instructions", "manual" and "legal contract", in order to outline the possibilities of reading, which result of the instructions. The study combines the importance of these statements with the different forms of teaching used by the writers and the possible readings of texts by their readers. As the main theoretical contribution, this paper elects the theory of speech acts and its proposal of the existence of different actions, which indicate compliance of the form of commands when perceived by the interlocutors, setting different linguistic actions. The main theoretical references reflect the thoughts of Austin (1962) and Searle (2002).KEYWORDS: Speech Acts. Instructional Texts. Reading. SensesEdições UESB2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReviewed by peersRevisión por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/125710.22481/el.v12i2.1257Estudos da Língua(gem); v. 12 n. 2 (2014): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 121-139Language Studies; Vol. 12 No. 2 (2014): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 121-139Études de Langues; Vol. 12 No. 2 (2014): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 121-139Estudios del lenguaje; Vol. 12 Núm. 2 (2014): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 121-1391982-05341808-135510.22481/el.v12i2reponame:Estudos da Língua(gem)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1257/1083Copyright (c) 2014 Estudos da Língua(gem)info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Hilma Ribeiro de Mendonça2021-03-13T23:04:52Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1257Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/oaiestudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com1982-05341808-1355opendoar:2021-03-13T23:04:52Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Os textos instrucionais e suas armadilhas enunciativas: como a Teoria dos Atos de Fala pode evidenciar a percepção dos sentidos nos gêneros receita, bula, manual e contrato jurídico. (Instructional texts and its enunciative traps: …)
Instructional texts and its enunciative traps: (...)
title Os textos instrucionais e suas armadilhas enunciativas: como a Teoria dos Atos de Fala pode evidenciar a percepção dos sentidos nos gêneros receita, bula, manual e contrato jurídico. (Instructional texts and its enunciative traps: …)
spellingShingle Os textos instrucionais e suas armadilhas enunciativas: como a Teoria dos Atos de Fala pode evidenciar a percepção dos sentidos nos gêneros receita, bula, manual e contrato jurídico. (Instructional texts and its enunciative traps: …)
Ferreira, Hilma Ribeiro de Mendonça
Atos de fala
Textos Instrucionais
Leitura
Sentidos
Speech Acts
Instructional Texts
Reading
Senses
title_short Os textos instrucionais e suas armadilhas enunciativas: como a Teoria dos Atos de Fala pode evidenciar a percepção dos sentidos nos gêneros receita, bula, manual e contrato jurídico. (Instructional texts and its enunciative traps: …)
title_full Os textos instrucionais e suas armadilhas enunciativas: como a Teoria dos Atos de Fala pode evidenciar a percepção dos sentidos nos gêneros receita, bula, manual e contrato jurídico. (Instructional texts and its enunciative traps: …)
title_fullStr Os textos instrucionais e suas armadilhas enunciativas: como a Teoria dos Atos de Fala pode evidenciar a percepção dos sentidos nos gêneros receita, bula, manual e contrato jurídico. (Instructional texts and its enunciative traps: …)
title_full_unstemmed Os textos instrucionais e suas armadilhas enunciativas: como a Teoria dos Atos de Fala pode evidenciar a percepção dos sentidos nos gêneros receita, bula, manual e contrato jurídico. (Instructional texts and its enunciative traps: …)
title_sort Os textos instrucionais e suas armadilhas enunciativas: como a Teoria dos Atos de Fala pode evidenciar a percepção dos sentidos nos gêneros receita, bula, manual e contrato jurídico. (Instructional texts and its enunciative traps: …)
author Ferreira, Hilma Ribeiro de Mendonça
author_facet Ferreira, Hilma Ribeiro de Mendonça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Hilma Ribeiro de Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Atos de fala
Textos Instrucionais
Leitura
Sentidos
Speech Acts
Instructional Texts
Reading
Senses
topic Atos de fala
Textos Instrucionais
Leitura
Sentidos
Speech Acts
Instructional Texts
Reading
Senses
description O presente artigo objetiva mostrar as diferentes apresentações das instruções nos gêneros “receita”, “bula”, “manual” e “contrato jurídico”, com o intuito de delinear as possibilidades de leitura, advindas das instruções. Conjuga-se a importância desses enunciados com as diferentes formas de instruir, pelos produtores e as possíveis leituras dos textos, pelos seus destinatários. Como aporte teórico principal, elege-se a teoria dos atos de fala, por configurar a existência de diferentes ações, que, ao serem percebidas pelos interlocutores, indicam formas de acatamento dos comandos, configurando diferentes “ações” linguísticas. As referências teóricas principais refletem os pensamentos de Austin (1962) e Searle (2002).PALAVRAS-CHAVE: Atos de fala. Textos Instrucionais. Leitura. Sentidos. ABSTRACT This paper aims to show the different presentations of the instructions in the genres "cooking recipe”, "medicine instructions", "manual" and "legal contract", in order to outline the possibilities of reading, which result of the instructions. The study combines the importance of these statements with the different forms of teaching used by the writers and the possible readings of texts by their readers. As the main theoretical contribution, this paper elects the theory of speech acts and its proposal of the existence of different actions, which indicate compliance of the form of commands when perceived by the interlocutors, setting different linguistic actions. The main theoretical references reflect the thoughts of Austin (1962) and Searle (2002).KEYWORDS: Speech Acts. Instructional Texts. Reading. Senses.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Reviewed by peers
Revisión por pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1257
10.22481/el.v12i2.1257
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1257
identifier_str_mv 10.22481/el.v12i2.1257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1257/1083
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Estudos da Língua(gem)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Estudos da Língua(gem)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Estudos da Língua(gem); v. 12 n. 2 (2014): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 121-139
Language Studies; Vol. 12 No. 2 (2014): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 121-139
Études de Langues; Vol. 12 No. 2 (2014): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 121-139
Estudios del lenguaje; Vol. 12 Núm. 2 (2014): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 121-139
1982-0534
1808-1355
10.22481/el.v12i2
reponame:Estudos da Língua(gem)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Estudos da Língua(gem)
collection Estudos da Língua(gem)
repository.name.fl_str_mv Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv estudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com
_version_ 1799318953746497536