Uma análise do pronome você nos tempos de agora ( An analysis of the pronoun "você" (you) nowadays)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos da Língua(gem) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1194 |
Resumo: | Nos eventos discursivos, o pronome “você” tem sido apresentado como o pronome pessoal mais produtivo na atualidade. Esse pronome traz como característica a capacidade de direcionar o texto especificamente a um leitor/ ouvinte e, simultaneamente, também direcioná-lo a um grupo mais particular ou, ainda, a um grupo mais amplo. Com isso, vem se tornando uma espécie de “pronome curinga” em campanhas publicitárias. Nesta perspectiva, no presente artigo, observando as condições de frequência e produtividade, analisamos o referido pronome em doze mensagens veiculadas no suporte outdoor. Para tanto, ancoramo-nos teoricamente nos princípios de iconicidade e de metaiconicidade, postulados do funcionalismo linguístico de orientação givoniana.PALAVRAS-CHAVE : Pronome você. Funcionalismo linguístico. Suporte outdoor.ABSTRACT In discursive events, the pronoun “you” has been presented as the personal pronoun more productive today. This pronoun shows as feature the ability to specifically target the text to a reader / listener, and simultaneously also direct the communicative situation to a more particular group or even a larger group. With this, the personal pronoun “you” has become a kind of “wildcard pronoun” in advertising campaigns. In this perspective, we observe the conditions of frequency and productivity, and we analyze the pronoun “you” in twelve messages conveyed in billboards. Therefore, based on the principles of iconicity of meta-iconicity, we explain that situation using the assumptions of functionalism linguistic as Givón has proposed. KEYWORDS : Você Pronoun. Linguistic functionalism. Iconicity. |
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Uma análise do pronome você nos tempos de agora ( An analysis of the pronoun "você" (you) nowadays)An analysis of the pronoun "você" (you) nowadaysPronome vocêFuncionalismo linguísticoSuporte outdoorNos eventos discursivos, o pronome “você” tem sido apresentado como o pronome pessoal mais produtivo na atualidade. Esse pronome traz como característica a capacidade de direcionar o texto especificamente a um leitor/ ouvinte e, simultaneamente, também direcioná-lo a um grupo mais particular ou, ainda, a um grupo mais amplo. Com isso, vem se tornando uma espécie de “pronome curinga” em campanhas publicitárias. Nesta perspectiva, no presente artigo, observando as condições de frequência e produtividade, analisamos o referido pronome em doze mensagens veiculadas no suporte outdoor. Para tanto, ancoramo-nos teoricamente nos princípios de iconicidade e de metaiconicidade, postulados do funcionalismo linguístico de orientação givoniana.PALAVRAS-CHAVE : Pronome você. Funcionalismo linguístico. Suporte outdoor.ABSTRACT In discursive events, the pronoun “you” has been presented as the personal pronoun more productive today. This pronoun shows as feature the ability to specifically target the text to a reader / listener, and simultaneously also direct the communicative situation to a more particular group or even a larger group. With this, the personal pronoun “you” has become a kind of “wildcard pronoun” in advertising campaigns. In this perspective, we observe the conditions of frequency and productivity, and we analyze the pronoun “you” in twelve messages conveyed in billboards. Therefore, based on the principles of iconicity of meta-iconicity, we explain that situation using the assumptions of functionalism linguistic as Givón has proposed. KEYWORDS : Você Pronoun. Linguistic functionalism. Iconicity.In discursive events, the pronoun “you” has been presented as the personal pronoun more productive today. This pronoun shows as feature the ability to specifically target the text to a reader / listener, and simultaneously also direct the communicative situation to a more particular group or even a larger group. With this, the personal pronoun “you” has become a kind of “wildcard pronoun” in advertising campaigns. In this perspective, we observe the conditions of frequency and productivity, and we analyze the pronoun “you” in twelve messages conveyed in billboards. Therefore, based on the principles of iconicity of meta-iconicity, we explain that situation using the assumptions of functionalism linguistic as Givón has proposed. KEYWORDS : Você Pronoun. Linguistic functionalism. Iconicity.Edições UESB2012-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReviewed by peersRevisión por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/119410.22481/el.v10i2.1194Estudos da Língua(gem); v. 10 n. 2 (2012): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 193-205Language Studies; Vol. 10 No. 2 (2012): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 193-205Études de Langues; Vol. 10 No. 2 (2012): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 193-205Estudios del lenguaje; Vol. 10 Núm. 2 (2012): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 193-2051982-05341808-135510.22481/el.v10i2reponame:Estudos da Língua(gem)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1194/1029Copyright (c) 2012 Estudos da Língua(gem)info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Valéria Viana2021-03-13T22:39:44Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1194Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/oaiestudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com1982-05341808-1355opendoar:2021-03-13T22:39:44Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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