Theoretical-methodological and analysis questions that ecoam from the Diary of Narciso
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Estudos da Língua(gem) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/4878 |
Resumo: | Este artigo apresenta pressupostos teóricos dos trabalhos desenvolvidos no Espaço de Convivência entre Afásicos e não Afásicos (ECOA), à luz dos preceitos formulados inicialmente no livro “Diário de Narciso” (1986/1988). Para tanto, partimos dos postulados da Neurolinguística Discursiva (ND), que estuda a relação entre cérebro e linguagem no âmbito de seu uso efetivo e social. Os dados foram coletados a partir de acompanhamentos longitudinais; as análises se baseiam no conceito de “dado-achado” e na pesquisa de caráter qualitativo. As intervenções realizadas pelos pesquisadores por meio das atividades no ECOA possibilitaram a inserção do sujeito, apesar de suas dificuldades, nas mais variadas práticas sociais de uso da linguagem. Viabilizaram, ainda, ao afásico o exercício de sua subjetividade pela linguagem, com a mediação dos pesquisadores.PALAVRAS-CHAVE: Linguagem. Neurolinguística. Afasia. |
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Theoretical-methodological and analysis questions that ecoam from the Diary of NarcisoCuestiones teórico-metodológicas y de análisis que resuenan del Diario de NarcisoQuestões teórico-metodológicas e de análise que ecoam do Diário de Narciso (Theoretical-methodological and analysis questions that ecoam from the Diary of Narciso)Este artigo apresenta pressupostos teóricos dos trabalhos desenvolvidos no Espaço de Convivência entre Afásicos e não Afásicos (ECOA), à luz dos preceitos formulados inicialmente no livro “Diário de Narciso” (1986/1988). Para tanto, partimos dos postulados da Neurolinguística Discursiva (ND), que estuda a relação entre cérebro e linguagem no âmbito de seu uso efetivo e social. Os dados foram coletados a partir de acompanhamentos longitudinais; as análises se baseiam no conceito de “dado-achado” e na pesquisa de caráter qualitativo. As intervenções realizadas pelos pesquisadores por meio das atividades no ECOA possibilitaram a inserção do sujeito, apesar de suas dificuldades, nas mais variadas práticas sociais de uso da linguagem. Viabilizaram, ainda, ao afásico o exercício de sua subjetividade pela linguagem, com a mediação dos pesquisadores.PALAVRAS-CHAVE: Linguagem. Neurolinguística. Afasia.Este artículo presenta presupuestos teóricos de los trabajos desarrollados en el Espacio de Convivencia entre Afásicos y no Afásicos (ECOA), a la luz de los preceptos formulados inicialmente en el libro "Diario de Narciso" (1986/1988). Para ello, partimos de los postulados de la Neurolinguística Discursiva (ND), que estudia la relación entre cerebro y lenguaje en el ámbito de su uso efectivo y social. Los datos fueron recolectados a partir de acompañamientos longitudinales; los análisis se basan en el concepto de "dato-hallazgo" y en la investigación de carácter cualitativo. Las intervenciones realizadas por los investigadores por medio de las actividades en el ECOA posibilitar la inserción del sujeto, a pesar de sus dificultades, en las más variadas prácticas sociales de uso del lenguaje. Viabilizaron, además, al afásico el ejercicio de su subjetividad por el lenguaje, con la mediación de los investigadores.PALABRAS CLAVE: Lenguaje. Neuro. La afasia.This paper presents the theoretical assumptions of the works performed in the “Espaço de Convivência entre Afásicos e não afásicos” (ECOA, in the State University of Southwestern Bahia, situated in the municipality of Vitória da Conquista; State of Bahia), according to the precepts present in the book “Diário de Narciso” (1986/1988). For this purpose, the postulates of discursive neurolinguistics, which studies the relation between brain and language in life in community, were taken as a guideline. The analyzed data were collected from longitudinal follow-ups. Analyses are based in the concept so-called “dado-achado” and in a qualitative research. The Interventions of the researchers that were made by means of activities in ECOA, permitted the subject to be inserted into several language usage social practices, they also enabled the aphasic to practice her subjectivity via language, once there were utterances productions during researcher’s mediations. KEYWORDS: Language. Neurolinguistics. Aphasia.Edições UESB2018-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReviewed by peersRevisión por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/487810.22481/el.v16i1.4878Estudos da Língua(gem); v. 16 n. 1 (2018): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 53-70Language Studies; Vol. 16 No. 1 (2018): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 53-70Études de Langues; Vol. 16 No. 1 (2018): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 53-70Estudios del lenguaje; Vol. 16 Núm. 1 (2018): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 53-701982-05341808-135510.22481/el.v16i1reponame:Estudos da Língua(gem)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/4878/3852Copyright (c) 2018 Estudos da Língua(gem)info:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Nirvana Ferraz SantosCota, Iva RibeiroSantana, Lucélia TexeiraSouza, Raiane Silva2021-03-13T23:13:51Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4878Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/oaiestudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com1982-05341808-1355opendoar:2021-03-13T23:13:51Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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