Gramática na Aquisição da Linguagem: o desenho da Fonologia (Grammar in Language Acquisition: the design of Phonology)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matzenauer, Carmen Lúcia Barreto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos da Língua(gem)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1299
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão sobre a construção gradativa da gramática no processo de aquisição da fonologia por crianças falantes nativas do português do Brasil, com foco na constituição do inventário de segmentos consonantais. A sistematicidade do processo pôde ser reconhecida e explicitada com os pressupostos teóricos propostos por Clements ([2005] 2009), que apresenta, com base em traços distintivos, princípios que, de forma interativa, são determinantes da organização de inventários fonológicos das línguas. A análise, com fundamento em dois princípios chamados neste estudo – o Princípio de Robustez e o Princípio de Economia de Traços –, pôde trazer evidências de que há tendências universais subjacentes à formação das gramáticas fonológicas das crianças em fase de aquisição da linguagem, assim como ocorre em relação à constituição dos inventários fonológicos das línguas.PALAVRAS-CHAVE: Aquisição fonológica. Inventário consonantal. Princípios universais. ABSTRACTThis paper presents a reflection on the gradual construction of grammar in the process of phonological acquisition by children who are native speakers of Brazilian Portuguese, focusing on the constitution of the consonantal segment inventory. The systematicity of the process could be recognized and explained by Clements’ theoretical presuppositions ([2005] 2009), whose distinctive feature-based principles, in an interactive way, have determined the organization of the phonological inventories of languages. Based on two principles – Robustness and Feature Economy –, the analysis that was carried out in this study could evidence that there are universal tendencies underlying the formation of children’s phonological grammars in their language acquisition process, as well as in the constitution of the phonological inventories of languages. KEY-WORDS: Phonological acquisition. Consonantal inventory. Universal principles.
id UESB-2_af32b26f113f5f3e81203a4df6b1f36c
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1299
network_acronym_str UESB-2
network_name_str Estudos da Língua(gem)
repository_id_str
spelling Gramática na Aquisição da Linguagem: o desenho da Fonologia (Grammar in Language Acquisition: the design of Phonology)Grammar in Language Acquisition: the design of PhonologyAquisição fonológicaInventário consonantalPrincípios universaisPhonological acquisition. Consonantal inventory. Universal principles.Este artigo apresenta uma reflexão sobre a construção gradativa da gramática no processo de aquisição da fonologia por crianças falantes nativas do português do Brasil, com foco na constituição do inventário de segmentos consonantais. A sistematicidade do processo pôde ser reconhecida e explicitada com os pressupostos teóricos propostos por Clements ([2005] 2009), que apresenta, com base em traços distintivos, princípios que, de forma interativa, são determinantes da organização de inventários fonológicos das línguas. A análise, com fundamento em dois princípios chamados neste estudo – o Princípio de Robustez e o Princípio de Economia de Traços –, pôde trazer evidências de que há tendências universais subjacentes à formação das gramáticas fonológicas das crianças em fase de aquisição da linguagem, assim como ocorre em relação à constituição dos inventários fonológicos das línguas.PALAVRAS-CHAVE: Aquisição fonológica. Inventário consonantal. Princípios universais. ABSTRACTThis paper presents a reflection on the gradual construction of grammar in the process of phonological acquisition by children who are native speakers of Brazilian Portuguese, focusing on the constitution of the consonantal segment inventory. The systematicity of the process could be recognized and explained by Clements’ theoretical presuppositions ([2005] 2009), whose distinctive feature-based principles, in an interactive way, have determined the organization of the phonological inventories of languages. Based on two principles – Robustness and Feature Economy –, the analysis that was carried out in this study could evidence that there are universal tendencies underlying the formation of children’s phonological grammars in their language acquisition process, as well as in the constitution of the phonological inventories of languages. KEY-WORDS: Phonological acquisition. Consonantal inventory. Universal principles.This paper presents a reflection on the gradual construction of grammar in the process of phonological acquisition by children who are native speakers of Brazilian Portuguese, focusing on the constitution of the consonantal segment inventory. The systematicity of the process could be recognized and explained by Clements’ theoretical presuppositions ([2005] 2009), whose distinctive feature-based principles, in an interactive way, have determined the organization of the phonological inventories of languages. Based on two principles – Robustness and Feature Economy –, the analysis that was carried out in this study could evidence that there are universal tendencies underlying the formation of children’s phonological grammars in their language acquisition process, as well as in the constitution of the phonological inventories of languages. KEY-WORDS: Phonological acquisition. Consonantal inventory. Universal principles.Edições UESB2015-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReviewed by peersRevisión por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/129910.22481/el.v13i2.1299Estudos da Língua(gem); v. 13 n. 2 (2015): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-34Language Studies; Vol. 13 No. 2 (2015): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-34Études de Langues; Vol. 13 No. 2 (2015): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-34Estudios del lenguaje; Vol. 13 Núm. 2 (2015): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-341982-05341808-135510.22481/el.v13i2reponame:Estudos da Língua(gem)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1299/1122Copyright (c) 2015 Estudos da Língua(gem)https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMatzenauer, Carmen Lúcia Barreto2021-03-13T23:09:24Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1299Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/oaiestudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com1982-05341808-1355opendoar:2021-03-13T23:09:24Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gramática na Aquisição da Linguagem: o desenho da Fonologia (Grammar in Language Acquisition: the design of Phonology)
Grammar in Language Acquisition: the design of Phonology
title Gramática na Aquisição da Linguagem: o desenho da Fonologia (Grammar in Language Acquisition: the design of Phonology)
spellingShingle Gramática na Aquisição da Linguagem: o desenho da Fonologia (Grammar in Language Acquisition: the design of Phonology)
Matzenauer, Carmen Lúcia Barreto
Aquisição fonológica
Inventário consonantal
Princípios universais
Phonological acquisition. Consonantal inventory. Universal principles.
title_short Gramática na Aquisição da Linguagem: o desenho da Fonologia (Grammar in Language Acquisition: the design of Phonology)
title_full Gramática na Aquisição da Linguagem: o desenho da Fonologia (Grammar in Language Acquisition: the design of Phonology)
title_fullStr Gramática na Aquisição da Linguagem: o desenho da Fonologia (Grammar in Language Acquisition: the design of Phonology)
title_full_unstemmed Gramática na Aquisição da Linguagem: o desenho da Fonologia (Grammar in Language Acquisition: the design of Phonology)
title_sort Gramática na Aquisição da Linguagem: o desenho da Fonologia (Grammar in Language Acquisition: the design of Phonology)
author Matzenauer, Carmen Lúcia Barreto
author_facet Matzenauer, Carmen Lúcia Barreto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matzenauer, Carmen Lúcia Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição fonológica
Inventário consonantal
Princípios universais
Phonological acquisition. Consonantal inventory. Universal principles.
topic Aquisição fonológica
Inventário consonantal
Princípios universais
Phonological acquisition. Consonantal inventory. Universal principles.
description Este artigo apresenta uma reflexão sobre a construção gradativa da gramática no processo de aquisição da fonologia por crianças falantes nativas do português do Brasil, com foco na constituição do inventário de segmentos consonantais. A sistematicidade do processo pôde ser reconhecida e explicitada com os pressupostos teóricos propostos por Clements ([2005] 2009), que apresenta, com base em traços distintivos, princípios que, de forma interativa, são determinantes da organização de inventários fonológicos das línguas. A análise, com fundamento em dois princípios chamados neste estudo – o Princípio de Robustez e o Princípio de Economia de Traços –, pôde trazer evidências de que há tendências universais subjacentes à formação das gramáticas fonológicas das crianças em fase de aquisição da linguagem, assim como ocorre em relação à constituição dos inventários fonológicos das línguas.PALAVRAS-CHAVE: Aquisição fonológica. Inventário consonantal. Princípios universais. ABSTRACTThis paper presents a reflection on the gradual construction of grammar in the process of phonological acquisition by children who are native speakers of Brazilian Portuguese, focusing on the constitution of the consonantal segment inventory. The systematicity of the process could be recognized and explained by Clements’ theoretical presuppositions ([2005] 2009), whose distinctive feature-based principles, in an interactive way, have determined the organization of the phonological inventories of languages. Based on two principles – Robustness and Feature Economy –, the analysis that was carried out in this study could evidence that there are universal tendencies underlying the formation of children’s phonological grammars in their language acquisition process, as well as in the constitution of the phonological inventories of languages. KEY-WORDS: Phonological acquisition. Consonantal inventory. Universal principles.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Reviewed by peers
Revisión por pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1299
10.22481/el.v13i2.1299
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1299
identifier_str_mv 10.22481/el.v13i2.1299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1299/1122
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Estudos da Língua(gem)
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Estudos da Língua(gem)
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Estudos da Língua(gem); v. 13 n. 2 (2015): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-34
Language Studies; Vol. 13 No. 2 (2015): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-34
Études de Langues; Vol. 13 No. 2 (2015): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-34
Estudios del lenguaje; Vol. 13 Núm. 2 (2015): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-34
1982-0534
1808-1355
10.22481/el.v13i2
reponame:Estudos da Língua(gem)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Estudos da Língua(gem)
collection Estudos da Língua(gem)
repository.name.fl_str_mv Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv estudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com
_version_ 1799318953813606400