Gramática na Aquisição da Linguagem: o desenho da Fonologia (Grammar in Language Acquisition: the design of Phonology)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos da Língua(gem) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1299 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma reflexão sobre a construção gradativa da gramática no processo de aquisição da fonologia por crianças falantes nativas do português do Brasil, com foco na constituição do inventário de segmentos consonantais. A sistematicidade do processo pôde ser reconhecida e explicitada com os pressupostos teóricos propostos por Clements ([2005] 2009), que apresenta, com base em traços distintivos, princípios que, de forma interativa, são determinantes da organização de inventários fonológicos das línguas. A análise, com fundamento em dois princípios chamados neste estudo – o Princípio de Robustez e o Princípio de Economia de Traços –, pôde trazer evidências de que há tendências universais subjacentes à formação das gramáticas fonológicas das crianças em fase de aquisição da linguagem, assim como ocorre em relação à constituição dos inventários fonológicos das línguas.PALAVRAS-CHAVE: Aquisição fonológica. Inventário consonantal. Princípios universais. ABSTRACTThis paper presents a reflection on the gradual construction of grammar in the process of phonological acquisition by children who are native speakers of Brazilian Portuguese, focusing on the constitution of the consonantal segment inventory. The systematicity of the process could be recognized and explained by Clements’ theoretical presuppositions ([2005] 2009), whose distinctive feature-based principles, in an interactive way, have determined the organization of the phonological inventories of languages. Based on two principles – Robustness and Feature Economy –, the analysis that was carried out in this study could evidence that there are universal tendencies underlying the formation of children’s phonological grammars in their language acquisition process, as well as in the constitution of the phonological inventories of languages. KEY-WORDS: Phonological acquisition. Consonantal inventory. Universal principles. |
id |
UESB-2_af32b26f113f5f3e81203a4df6b1f36c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1299 |
network_acronym_str |
UESB-2 |
network_name_str |
Estudos da Língua(gem) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gramática na Aquisição da Linguagem: o desenho da Fonologia (Grammar in Language Acquisition: the design of Phonology)Grammar in Language Acquisition: the design of PhonologyAquisição fonológicaInventário consonantalPrincípios universaisPhonological acquisition. Consonantal inventory. Universal principles.Este artigo apresenta uma reflexão sobre a construção gradativa da gramática no processo de aquisição da fonologia por crianças falantes nativas do português do Brasil, com foco na constituição do inventário de segmentos consonantais. A sistematicidade do processo pôde ser reconhecida e explicitada com os pressupostos teóricos propostos por Clements ([2005] 2009), que apresenta, com base em traços distintivos, princípios que, de forma interativa, são determinantes da organização de inventários fonológicos das línguas. A análise, com fundamento em dois princípios chamados neste estudo – o Princípio de Robustez e o Princípio de Economia de Traços –, pôde trazer evidências de que há tendências universais subjacentes à formação das gramáticas fonológicas das crianças em fase de aquisição da linguagem, assim como ocorre em relação à constituição dos inventários fonológicos das línguas.PALAVRAS-CHAVE: Aquisição fonológica. Inventário consonantal. Princípios universais. ABSTRACTThis paper presents a reflection on the gradual construction of grammar in the process of phonological acquisition by children who are native speakers of Brazilian Portuguese, focusing on the constitution of the consonantal segment inventory. The systematicity of the process could be recognized and explained by Clements’ theoretical presuppositions ([2005] 2009), whose distinctive feature-based principles, in an interactive way, have determined the organization of the phonological inventories of languages. Based on two principles – Robustness and Feature Economy –, the analysis that was carried out in this study could evidence that there are universal tendencies underlying the formation of children’s phonological grammars in their language acquisition process, as well as in the constitution of the phonological inventories of languages. KEY-WORDS: Phonological acquisition. Consonantal inventory. Universal principles.This paper presents a reflection on the gradual construction of grammar in the process of phonological acquisition by children who are native speakers of Brazilian Portuguese, focusing on the constitution of the consonantal segment inventory. The systematicity of the process could be recognized and explained by Clements’ theoretical presuppositions ([2005] 2009), whose distinctive feature-based principles, in an interactive way, have determined the organization of the phonological inventories of languages. Based on two principles – Robustness and Feature Economy –, the analysis that was carried out in this study could evidence that there are universal tendencies underlying the formation of children’s phonological grammars in their language acquisition process, as well as in the constitution of the phonological inventories of languages. KEY-WORDS: Phonological acquisition. Consonantal inventory. Universal principles.Edições UESB2015-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReviewed by peersRevisión por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/129910.22481/el.v13i2.1299Estudos da Língua(gem); v. 13 n. 2 (2015): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-34Language Studies; Vol. 13 No. 2 (2015): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-34Études de Langues; Vol. 13 No. 2 (2015): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-34Estudios del lenguaje; Vol. 13 Núm. 2 (2015): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-341982-05341808-135510.22481/el.v13i2reponame:Estudos da Língua(gem)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1299/1122Copyright (c) 2015 Estudos da Língua(gem)https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMatzenauer, Carmen Lúcia Barreto2021-03-13T23:09:24Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1299Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/oaiestudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com1982-05341808-1355opendoar:2021-03-13T23:09:24Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gramática na Aquisição da Linguagem: o desenho da Fonologia (Grammar in Language Acquisition: the design of Phonology) Grammar in Language Acquisition: the design of Phonology |
title |
Gramática na Aquisição da Linguagem: o desenho da Fonologia (Grammar in Language Acquisition: the design of Phonology) |
spellingShingle |
Gramática na Aquisição da Linguagem: o desenho da Fonologia (Grammar in Language Acquisition: the design of Phonology) Matzenauer, Carmen Lúcia Barreto Aquisição fonológica Inventário consonantal Princípios universais Phonological acquisition. Consonantal inventory. Universal principles. |
title_short |
Gramática na Aquisição da Linguagem: o desenho da Fonologia (Grammar in Language Acquisition: the design of Phonology) |
title_full |
Gramática na Aquisição da Linguagem: o desenho da Fonologia (Grammar in Language Acquisition: the design of Phonology) |
title_fullStr |
Gramática na Aquisição da Linguagem: o desenho da Fonologia (Grammar in Language Acquisition: the design of Phonology) |
title_full_unstemmed |
Gramática na Aquisição da Linguagem: o desenho da Fonologia (Grammar in Language Acquisition: the design of Phonology) |
title_sort |
Gramática na Aquisição da Linguagem: o desenho da Fonologia (Grammar in Language Acquisition: the design of Phonology) |
author |
Matzenauer, Carmen Lúcia Barreto |
author_facet |
Matzenauer, Carmen Lúcia Barreto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matzenauer, Carmen Lúcia Barreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aquisição fonológica Inventário consonantal Princípios universais Phonological acquisition. Consonantal inventory. Universal principles. |
topic |
Aquisição fonológica Inventário consonantal Princípios universais Phonological acquisition. Consonantal inventory. Universal principles. |
description |
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a construção gradativa da gramática no processo de aquisição da fonologia por crianças falantes nativas do português do Brasil, com foco na constituição do inventário de segmentos consonantais. A sistematicidade do processo pôde ser reconhecida e explicitada com os pressupostos teóricos propostos por Clements ([2005] 2009), que apresenta, com base em traços distintivos, princípios que, de forma interativa, são determinantes da organização de inventários fonológicos das línguas. A análise, com fundamento em dois princípios chamados neste estudo – o Princípio de Robustez e o Princípio de Economia de Traços –, pôde trazer evidências de que há tendências universais subjacentes à formação das gramáticas fonológicas das crianças em fase de aquisição da linguagem, assim como ocorre em relação à constituição dos inventários fonológicos das línguas.PALAVRAS-CHAVE: Aquisição fonológica. Inventário consonantal. Princípios universais. ABSTRACTThis paper presents a reflection on the gradual construction of grammar in the process of phonological acquisition by children who are native speakers of Brazilian Portuguese, focusing on the constitution of the consonantal segment inventory. The systematicity of the process could be recognized and explained by Clements’ theoretical presuppositions ([2005] 2009), whose distinctive feature-based principles, in an interactive way, have determined the organization of the phonological inventories of languages. Based on two principles – Robustness and Feature Economy –, the analysis that was carried out in this study could evidence that there are universal tendencies underlying the formation of children’s phonological grammars in their language acquisition process, as well as in the constitution of the phonological inventories of languages. KEY-WORDS: Phonological acquisition. Consonantal inventory. Universal principles. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Reviewed by peers Revisión por pares Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1299 10.22481/el.v13i2.1299 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1299 |
identifier_str_mv |
10.22481/el.v13i2.1299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1299/1122 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Estudos da Língua(gem) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Estudos da Língua(gem) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos da Língua(gem); v. 13 n. 2 (2015): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-34 Language Studies; Vol. 13 No. 2 (2015): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-34 Études de Langues; Vol. 13 No. 2 (2015): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-34 Estudios del lenguaje; Vol. 13 Núm. 2 (2015): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 9-34 1982-0534 1808-1355 10.22481/el.v13i2 reponame:Estudos da Língua(gem) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Estudos da Língua(gem) |
collection |
Estudos da Língua(gem) |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
estudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com |
_version_ |
1799318953813606400 |