Didática da escrita acadêmica: práticas docentes efetivas na perspectiva de alunos de graduação (Academic writing teaching: effective teaching practices from the perspective of undergraduate students)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasileiro, Ada Magaly Matias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos da Língua(gem)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/6995
Resumo: Nos processos do letramento acadêmico, o desenvolvimento da escrita é essencial na inserção dos alunos nas práticas da universidade, sendo habilidade essencial à produção e à difusão do conhecimento científico. Inserido nesse universo temático, este artigo visa fazer um levantamento sobre as práticas didáticas efetivas realizadas por professores no processo de desenvolvimento da escrita acadêmica de alunos em nível de graduação. No campo teórico, o estudo se compromete com a perspectiva de letramento como prática de linguagem, social e interativa. Para a pesquisa de campo, foram aplicados questionários exploratórios com abordagem qualiquantitativa a graduandos de Letras, Pedagogia e Comunicação. Os resultados mostraram que os estudantes avaliam, como mais efetivas, as práticas didáticas constituídas de interações individuais e voltadas para a construção do conteúdo temático do gênero em aprendizagem.
id UESB-2_c921f373b7218912a79f5b3467864685
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6995
network_acronym_str UESB-2
network_name_str Estudos da Língua(gem)
repository_id_str
spelling Didática da escrita acadêmica: práticas docentes efetivas na perspectiva de alunos de graduação (Academic writing teaching: effective teaching practices from the perspective of undergraduate students)Didáctica de la escritura académica: prácticas de enseñanza efectivas desde la perspectiva de estudiantes de pregradoAcademic writing teaching: effective teaching practices from the perspective of undergraduate studentsEscrita Acadêmica; Letramento Acadêmico; Práticas Didáticas Efetivas; Didática da Escrita.Academic Writing; Academic Literacy; Effective Didactic Practices; Didactics of Writing.Escritura Académica; Alfabetización Académica; Prácticas Didácticas Efectivas; Didáctica de la Escritura.Nos processos do letramento acadêmico, o desenvolvimento da escrita é essencial na inserção dos alunos nas práticas da universidade, sendo habilidade essencial à produção e à difusão do conhecimento científico. Inserido nesse universo temático, este artigo visa fazer um levantamento sobre as práticas didáticas efetivas realizadas por professores no processo de desenvolvimento da escrita acadêmica de alunos em nível de graduação. No campo teórico, o estudo se compromete com a perspectiva de letramento como prática de linguagem, social e interativa. Para a pesquisa de campo, foram aplicados questionários exploratórios com abordagem qualiquantitativa a graduandos de Letras, Pedagogia e Comunicação. Os resultados mostraram que os estudantes avaliam, como mais efetivas, as práticas didáticas constituídas de interações individuais e voltadas para a construção do conteúdo temático do gênero em aprendizagem.In the processes of academic literacy, the development of writing is essential in the insertion of students in university practices, being an essential skill in the production and dissemination of scientific knowledge. Inserted in this thematic universe, this article aims to identify the effective didactic practices carried out by teachers in the process of developing academic writing for students at the undergraduate level. In the theoretical field, the study is committed to the perspective of literacy as a language, social and interactive practice. For field research, exploratory questionnaires with a qualitative and quantitative approach were applied to undergraduate students of Literature, Pedagogy and Communication. The results showed that the students evaluate, as more effective, the didactic practices constituted of individual interactions and focused on the construction of the thematic content of the genre in learningEn los procesos de alfabetización académica, el desarrollo de la escritura es esencial en la inserción de los estudiantes en las prácticas universitarias, siendo una habilidad esencial en la producción y difusión del conocimiento científico. Insertado en este universo temático, este artículo tiene como objetivo estudiar las prácticas didácticas efectivas llevadas a cabo por los maestros en el proceso de desarrollo de la escritura académica para estudiantes de enseñanza superior. En el campo teórico, el estudio está comprometido con la perspectiva del letramento gcomo práctica del lenguaje, social e interactivo. Para la investigación de campo, se aplicaron cuestionarios exploratorios con un enfoque cualitativo y cuantitativo a estudiantes de educación universitaria de Letras, Pedagogía y Comunicación. Los resultados mostraron que los estudiantes evalúan, como más efectivos, las prácticas didácticas constituidas por interacciones individuales y enfocadas en la construcción del contenido temático del género en el aprendizaje.Edições UESB2020-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReviewed by peersRevisión por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/699510.22481/el.v18i2.6995Estudos da Língua(gem); v. 18 n. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 55-77Language Studies; Vol. 18 No. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 55-77Études de Langues; Vol. 18 No. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 55-77Estudios del lenguaje; Vol. 18 Núm. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 55-771982-05341808-135510.22481/el.v18i2reponame:Estudos da Língua(gem)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/6995/5062Copyright (c) 2020 Estudos da Língua(gem)info:eu-repo/semantics/openAccessBrasileiro, Ada Magaly Matias2022-01-03T08:37:25Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6995Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/oaiestudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com1982-05341808-1355opendoar:2022-01-03T08:37:25Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Didática da escrita acadêmica: práticas docentes efetivas na perspectiva de alunos de graduação (Academic writing teaching: effective teaching practices from the perspective of undergraduate students)
Didáctica de la escritura académica: prácticas de enseñanza efectivas desde la perspectiva de estudiantes de pregrado
Academic writing teaching: effective teaching practices from the perspective of undergraduate students
title Didática da escrita acadêmica: práticas docentes efetivas na perspectiva de alunos de graduação (Academic writing teaching: effective teaching practices from the perspective of undergraduate students)
spellingShingle Didática da escrita acadêmica: práticas docentes efetivas na perspectiva de alunos de graduação (Academic writing teaching: effective teaching practices from the perspective of undergraduate students)
Brasileiro, Ada Magaly Matias
Escrita Acadêmica; Letramento Acadêmico; Práticas Didáticas Efetivas; Didática da Escrita.
Academic Writing; Academic Literacy; Effective Didactic Practices; Didactics of Writing.
Escritura Académica; Alfabetización Académica; Prácticas Didácticas Efectivas; Didáctica de la Escritura.
title_short Didática da escrita acadêmica: práticas docentes efetivas na perspectiva de alunos de graduação (Academic writing teaching: effective teaching practices from the perspective of undergraduate students)
title_full Didática da escrita acadêmica: práticas docentes efetivas na perspectiva de alunos de graduação (Academic writing teaching: effective teaching practices from the perspective of undergraduate students)
title_fullStr Didática da escrita acadêmica: práticas docentes efetivas na perspectiva de alunos de graduação (Academic writing teaching: effective teaching practices from the perspective of undergraduate students)
title_full_unstemmed Didática da escrita acadêmica: práticas docentes efetivas na perspectiva de alunos de graduação (Academic writing teaching: effective teaching practices from the perspective of undergraduate students)
title_sort Didática da escrita acadêmica: práticas docentes efetivas na perspectiva de alunos de graduação (Academic writing teaching: effective teaching practices from the perspective of undergraduate students)
author Brasileiro, Ada Magaly Matias
author_facet Brasileiro, Ada Magaly Matias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasileiro, Ada Magaly Matias
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita Acadêmica; Letramento Acadêmico; Práticas Didáticas Efetivas; Didática da Escrita.
Academic Writing; Academic Literacy; Effective Didactic Practices; Didactics of Writing.
Escritura Académica; Alfabetización Académica; Prácticas Didácticas Efectivas; Didáctica de la Escritura.
topic Escrita Acadêmica; Letramento Acadêmico; Práticas Didáticas Efetivas; Didática da Escrita.
Academic Writing; Academic Literacy; Effective Didactic Practices; Didactics of Writing.
Escritura Académica; Alfabetización Académica; Prácticas Didácticas Efectivas; Didáctica de la Escritura.
description Nos processos do letramento acadêmico, o desenvolvimento da escrita é essencial na inserção dos alunos nas práticas da universidade, sendo habilidade essencial à produção e à difusão do conhecimento científico. Inserido nesse universo temático, este artigo visa fazer um levantamento sobre as práticas didáticas efetivas realizadas por professores no processo de desenvolvimento da escrita acadêmica de alunos em nível de graduação. No campo teórico, o estudo se compromete com a perspectiva de letramento como prática de linguagem, social e interativa. Para a pesquisa de campo, foram aplicados questionários exploratórios com abordagem qualiquantitativa a graduandos de Letras, Pedagogia e Comunicação. Os resultados mostraram que os estudantes avaliam, como mais efetivas, as práticas didáticas constituídas de interações individuais e voltadas para a construção do conteúdo temático do gênero em aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Reviewed by peers
Revisión por pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/6995
10.22481/el.v18i2.6995
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/6995
identifier_str_mv 10.22481/el.v18i2.6995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/6995/5062
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Estudos da Língua(gem)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Estudos da Língua(gem)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Estudos da Língua(gem); v. 18 n. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 55-77
Language Studies; Vol. 18 No. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 55-77
Études de Langues; Vol. 18 No. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 55-77
Estudios del lenguaje; Vol. 18 Núm. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 55-77
1982-0534
1808-1355
10.22481/el.v18i2
reponame:Estudos da Língua(gem)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Estudos da Língua(gem)
collection Estudos da Língua(gem)
repository.name.fl_str_mv Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv estudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com
_version_ 1799318954484695040