A língua, pela enunciação, na escola (The language, by enunciation, at school)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toldo, Claudia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Diedrich, Marlete Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos da Língua(gem)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1282
Resumo: Este artigo discute o ensino de língua portuguesa na escola, sublinhando o trabalho de texto em sala de aula e de como o sentido se constrói em cada sintagma organizado, possibilitando a arquitetura do nível semântico de um texto. Assim, no quadro da enunciação, registramos algumas posturas que devem ser adotadas para o estudo do texto em situação de sala de aula. O emprego das formas da língua aponta para uma construção, possível, do sentido de um texto.PALAVRAS-CHAVE: Enunciação. Texto. Sentido. Ensino de língua. ABSTRACTThis article discusses the teaching of Portuguese language at school, underlining the work with texts in the classroom. Besides that, we examine how the meaning is built in each organized phrase, allowing the architecture of the semantic level of a text. Thus, in the context of enunciation, we bring out some propositions that should be adopted to the study of the text in the classroom situation. The use of language forms points to a possible text meaning construction.KEY-WORDS: Enunciation. Text. Meaning. Language Teaching.
id UESB-2_e5de9e6d5ee508c5d979d2d1009627c6
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1282
network_acronym_str UESB-2
network_name_str Estudos da Língua(gem)
repository_id_str
spelling A língua, pela enunciação, na escola (The language, by enunciation, at school)The language, by enunciation, at schoolEnunciaçãoTextoSentidoEnsino de línguaEnunciationTextMeaningLanguage TeachingEste artigo discute o ensino de língua portuguesa na escola, sublinhando o trabalho de texto em sala de aula e de como o sentido se constrói em cada sintagma organizado, possibilitando a arquitetura do nível semântico de um texto. Assim, no quadro da enunciação, registramos algumas posturas que devem ser adotadas para o estudo do texto em situação de sala de aula. O emprego das formas da língua aponta para uma construção, possível, do sentido de um texto.PALAVRAS-CHAVE: Enunciação. Texto. Sentido. Ensino de língua. ABSTRACTThis article discusses the teaching of Portuguese language at school, underlining the work with texts in the classroom. Besides that, we examine how the meaning is built in each organized phrase, allowing the architecture of the semantic level of a text. Thus, in the context of enunciation, we bring out some propositions that should be adopted to the study of the text in the classroom situation. The use of language forms points to a possible text meaning construction.KEY-WORDS: Enunciation. Text. Meaning. Language Teaching.ABSTRACTThis article discusses the teaching of Portuguese language at school, underlining the work with texts in the classroom. Besides that, we examine how the meaning is built in each organized phrase, allowing the architecture of the semantic level of a text. Thus, in the context of enunciation, we bring out some propositions that should be adopted to the study of the text in the classroom situation. The use of language forms points to a possible text meaning construction.KEY-WORDS: Enunciation. Text. Meaning. Language Teaching.Edições UESB2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReviewed by peersRevisión por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/128210.22481/el.v13i1.1282Estudos da Língua(gem); v. 13 n. 1 (2015): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 117-131Language Studies; Vol. 13 No. 1 (2015): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 117-131Études de Langues; Vol. 13 No. 1 (2015): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 117-131Estudios del lenguaje; Vol. 13 Núm. 1 (2015): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 117-1311982-05341808-135510.22481/el.v13i1reponame:Estudos da Língua(gem)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1282/1106Copyright (c) 2015 Estudos da Língua(gem)info:eu-repo/semantics/openAccessToldo, ClaudiaDiedrich, Marlete Sandra2021-03-13T23:06:22Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1282Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/oaiestudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com1982-05341808-1355opendoar:2021-03-13T23:06:22Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A língua, pela enunciação, na escola (The language, by enunciation, at school)
The language, by enunciation, at school
title A língua, pela enunciação, na escola (The language, by enunciation, at school)
spellingShingle A língua, pela enunciação, na escola (The language, by enunciation, at school)
Toldo, Claudia
Enunciação
Texto
Sentido
Ensino de língua
Enunciation
Text
Meaning
Language Teaching
title_short A língua, pela enunciação, na escola (The language, by enunciation, at school)
title_full A língua, pela enunciação, na escola (The language, by enunciation, at school)
title_fullStr A língua, pela enunciação, na escola (The language, by enunciation, at school)
title_full_unstemmed A língua, pela enunciação, na escola (The language, by enunciation, at school)
title_sort A língua, pela enunciação, na escola (The language, by enunciation, at school)
author Toldo, Claudia
author_facet Toldo, Claudia
Diedrich, Marlete Sandra
author_role author
author2 Diedrich, Marlete Sandra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toldo, Claudia
Diedrich, Marlete Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Enunciação
Texto
Sentido
Ensino de língua
Enunciation
Text
Meaning
Language Teaching
topic Enunciação
Texto
Sentido
Ensino de língua
Enunciation
Text
Meaning
Language Teaching
description Este artigo discute o ensino de língua portuguesa na escola, sublinhando o trabalho de texto em sala de aula e de como o sentido se constrói em cada sintagma organizado, possibilitando a arquitetura do nível semântico de um texto. Assim, no quadro da enunciação, registramos algumas posturas que devem ser adotadas para o estudo do texto em situação de sala de aula. O emprego das formas da língua aponta para uma construção, possível, do sentido de um texto.PALAVRAS-CHAVE: Enunciação. Texto. Sentido. Ensino de língua. ABSTRACTThis article discusses the teaching of Portuguese language at school, underlining the work with texts in the classroom. Besides that, we examine how the meaning is built in each organized phrase, allowing the architecture of the semantic level of a text. Thus, in the context of enunciation, we bring out some propositions that should be adopted to the study of the text in the classroom situation. The use of language forms points to a possible text meaning construction.KEY-WORDS: Enunciation. Text. Meaning. Language Teaching.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Reviewed by peers
Revisión por pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1282
10.22481/el.v13i1.1282
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1282
identifier_str_mv 10.22481/el.v13i1.1282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1282/1106
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Estudos da Língua(gem)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Estudos da Língua(gem)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Estudos da Língua(gem); v. 13 n. 1 (2015): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 117-131
Language Studies; Vol. 13 No. 1 (2015): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 117-131
Études de Langues; Vol. 13 No. 1 (2015): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 117-131
Estudios del lenguaje; Vol. 13 Núm. 1 (2015): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 117-131
1982-0534
1808-1355
10.22481/el.v13i1
reponame:Estudos da Língua(gem)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Estudos da Língua(gem)
collection Estudos da Língua(gem)
repository.name.fl_str_mv Estudos da Língua(gem) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv estudosdalingua.gem@gmail.com||con.fonseca@gmail.com
_version_ 1799318953790537728