UM DESLOCAMENTO NA ABORDAGEM FOUCAULTIANA DAS RELAÇÕES DE PODER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galantin, Daniel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2642
Resumo: Neste artigo procuramos ressaltar uma mudança de ênfase na caracterização das relações de poder presentes nas investigações de Michel Foucault. Argumentamos que com o artigo Nietzsche, a genealogia e a história, publicado em 1971, o filósofo francês passa a concentrar-se nos aspectos positivos das relações de poder, ou seja, em sua capacidade de criar campos, objetos e sujeitos de conhecimento. Para isso propomos uma comparação com a aula A ordem do discurso, de viés claramente metodológico e ministrada em 1970, onde os mecanismos de controle do discurso são caracterizados a partir de termos que sugerem ou ressaltam aspectos negativos ou repressivos deste controle, ou seja, das relações de poder. No entanto, isso não quer dizer que Foucault tenha adotado explicitamente, até o final da década de 1960, exatamente a mesma concepção jurídico-repressiva de poder que ele criticou na década seguinte, mas que até então estas relações eram descritas em termos majoritariamente repressivos, o que acabou por tornar-se insuficiente para a descrição de vários casos. Certamente ainda há textos de entrevistas posteriores a 1971 que caracterizam as relações de poder em termos que ressaltam seu caráter de exclusão, assim como há textos da década de 1960 que podem sugerir aspectos produtores das mesmas. Com isso, não se trata de dizer que a aula inaugural e o artigo sobre Nietzsche marca uma grande virada no pensamento foucaultiano, mas que são índices de uma mudança em curso nas linhas de força que o constituem, movimento que pode ser detectado através do contraste entre ambos os textos.
id UESB-3_4d9b9a308ec84fd249b9f4851be2e1ea
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2642
network_acronym_str UESB-3
network_name_str Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
repository_id_str
spelling UM DESLOCAMENTO NA ABORDAGEM FOUCAULTIANA DAS RELAÇÕES DE PODERFoucaultNietzschepodergenealogiahistóriaNeste artigo procuramos ressaltar uma mudança de ênfase na caracterização das relações de poder presentes nas investigações de Michel Foucault. Argumentamos que com o artigo Nietzsche, a genealogia e a história, publicado em 1971, o filósofo francês passa a concentrar-se nos aspectos positivos das relações de poder, ou seja, em sua capacidade de criar campos, objetos e sujeitos de conhecimento. Para isso propomos uma comparação com a aula A ordem do discurso, de viés claramente metodológico e ministrada em 1970, onde os mecanismos de controle do discurso são caracterizados a partir de termos que sugerem ou ressaltam aspectos negativos ou repressivos deste controle, ou seja, das relações de poder. No entanto, isso não quer dizer que Foucault tenha adotado explicitamente, até o final da década de 1960, exatamente a mesma concepção jurídico-repressiva de poder que ele criticou na década seguinte, mas que até então estas relações eram descritas em termos majoritariamente repressivos, o que acabou por tornar-se insuficiente para a descrição de vários casos. Certamente ainda há textos de entrevistas posteriores a 1971 que caracterizam as relações de poder em termos que ressaltam seu caráter de exclusão, assim como há textos da década de 1960 que podem sugerir aspectos produtores das mesmas. Com isso, não se trata de dizer que a aula inaugural e o artigo sobre Nietzsche marca uma grande virada no pensamento foucaultiano, mas que são índices de uma mudança em curso nas linhas de força que o constituem, movimento que pode ser detectado através do contraste entre ambos os textos.Edições UESB2015-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2642REDISCO – Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo; v. 7 n. 1 (2015): Vol. 7, No 12316-1213reponame:Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpoinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2642/2188Galantin, Danielinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:40:22Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2642Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rediscoPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/oai||redisco.uesb@gmail.com2316-12132316-1213opendoar:2023-01-09T15:27:20.860555Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)true
dc.title.none.fl_str_mv UM DESLOCAMENTO NA ABORDAGEM FOUCAULTIANA DAS RELAÇÕES DE PODER
title UM DESLOCAMENTO NA ABORDAGEM FOUCAULTIANA DAS RELAÇÕES DE PODER
spellingShingle UM DESLOCAMENTO NA ABORDAGEM FOUCAULTIANA DAS RELAÇÕES DE PODER
Galantin, Daniel
Foucault
Nietzsche
poder
genealogia
história
title_short UM DESLOCAMENTO NA ABORDAGEM FOUCAULTIANA DAS RELAÇÕES DE PODER
title_full UM DESLOCAMENTO NA ABORDAGEM FOUCAULTIANA DAS RELAÇÕES DE PODER
title_fullStr UM DESLOCAMENTO NA ABORDAGEM FOUCAULTIANA DAS RELAÇÕES DE PODER
title_full_unstemmed UM DESLOCAMENTO NA ABORDAGEM FOUCAULTIANA DAS RELAÇÕES DE PODER
title_sort UM DESLOCAMENTO NA ABORDAGEM FOUCAULTIANA DAS RELAÇÕES DE PODER
author Galantin, Daniel
author_facet Galantin, Daniel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galantin, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Foucault
Nietzsche
poder
genealogia
história
topic Foucault
Nietzsche
poder
genealogia
história
description Neste artigo procuramos ressaltar uma mudança de ênfase na caracterização das relações de poder presentes nas investigações de Michel Foucault. Argumentamos que com o artigo Nietzsche, a genealogia e a história, publicado em 1971, o filósofo francês passa a concentrar-se nos aspectos positivos das relações de poder, ou seja, em sua capacidade de criar campos, objetos e sujeitos de conhecimento. Para isso propomos uma comparação com a aula A ordem do discurso, de viés claramente metodológico e ministrada em 1970, onde os mecanismos de controle do discurso são caracterizados a partir de termos que sugerem ou ressaltam aspectos negativos ou repressivos deste controle, ou seja, das relações de poder. No entanto, isso não quer dizer que Foucault tenha adotado explicitamente, até o final da década de 1960, exatamente a mesma concepção jurídico-repressiva de poder que ele criticou na década seguinte, mas que até então estas relações eram descritas em termos majoritariamente repressivos, o que acabou por tornar-se insuficiente para a descrição de vários casos. Certamente ainda há textos de entrevistas posteriores a 1971 que caracterizam as relações de poder em termos que ressaltam seu caráter de exclusão, assim como há textos da década de 1960 que podem sugerir aspectos produtores das mesmas. Com isso, não se trata de dizer que a aula inaugural e o artigo sobre Nietzsche marca uma grande virada no pensamento foucaultiano, mas que são índices de uma mudança em curso nas linhas de força que o constituem, movimento que pode ser detectado através do contraste entre ambos os textos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2642
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2642/2188
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv REDISCO – Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo; v. 7 n. 1 (2015): Vol. 7, No 1
2316-1213
reponame:Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
collection Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv ||redisco.uesb@gmail.com
_version_ 1798320949604384768