Poder e História, uma análise foucaultiana.
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34384 |
Resumo: | Postula-se uma apreciação crítica do fenômeno “poder”, numa perspectiva filosófica, a partir das fundamentações analíticas do pensador francês Michel Foucault (1928- 1984), que ao contrário dos pensadores da tradição não tomará o “poder” por fundamentos teóricos, entretanto, por bases analíticas. Foucault (2006) não possui pretensões de desenvolver uma teoria ou um postulado sobre o poder, mas enfatizar de maneira analítica sua constituição e seus desdobramentos efetivos nos países ocidentais. Inversamente aos teóricos da tradição, que percebem o poder do ponto de vista de uma macroestrutura- aparelho de Estado-, representado pelo bloco político-jurídico, Foucault (2006) o observará pelo ângulo infra-estrutural, quando estará pautado sobre as micro relações existentes no cerne social. Tais relações são representadas pelos discursos, pelos conhecimentos, pelas instituições de “saber-poder”, pelas relações interpessoais, assim como, pelas relações interinstitucionais, as quais formam uma grande rede de poder através dos embates, dos confrontos, dos consórcios e das alianças, que Foucault (2006) nomeará de “estratégia global” ou “estratégia de conjunto”. Serão observadas as conexões existentes entre as teorias tradicionais, engendradas pelos pensadores políticos do sistema liberal, como igualmente, a do seu maior expoente de oposição, as teorias formuladas por Karl Marx; ambas confrontadas nas análises foucaultianas. Foucault (2006) confere maior relevância aos resultados efetivos das ações exercidas pelo poder, ao que diz respeito, aos conhecimentos elaborados pelos “dispositivos de saber-poder”, que conferem, dentro das relações de poder, a disseminação de tais conhecimentos convertidos em “verdades”, na promoção do controle social, assim como, na disposição dos indivíduos, na tessitura social, relativos às determinações e classificações produzidas por tais canais, possibilitando as construções identitárias, por conseguinte, subjetivas dos sujeitos. |
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