CORPO DE MÃE EM DISCURSOS PUBLICITÁRIOS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2675 |
Resumo: | Ao analisarmos discursos publicitários, que (re)descrevem o sujeito mulher, inevitavelmente nos deparamos com a circulação de jogos de verdade que, historicamente, objetivaram/ subjetivaram a mulher-mãe. A partir de análise de anúncios antigos e recentes, interrogo-me neste estudo sobre as continuidades, os deslocamentos e os apagamentos de sentidos que definem (definiram) o corpo materno. As análises partem do princípio de que o discurso, atravessado pela memória de outros discursos, constitui-se em um dispositivo produtor de uma biopolítica das relações entre os sexos, mais precisamente de uma sexualização dos espaços. A história dessa sexualização remonta a tempos quase imemoriais, mas ela ainda é presente no cerne da publicidade, na medida em que o homem é associado à produção e a mulher é associada à reprodução, estereótipos que reforçam, há cem anos, discursos ancorados na clivagem entre o público e o privado |
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Ao analisarmos discursos publicitários, que (re)descrevem o sujeito mulher, inevitavelmente nos deparamos com a circulação de jogos de verdade que, historicamente, objetivaram/ subjetivaram a mulher-mãe. A partir de análise de anúncios antigos e recentes, interrogo-me neste estudo sobre as continuidades, os deslocamentos e os apagamentos de sentidos que definem (definiram) o corpo materno. As análises partem do princípio de que o discurso, atravessado pela memória de outros discursos, constitui-se em um dispositivo produtor de uma biopolítica das relações entre os sexos, mais precisamente de uma sexualização dos espaços. A história dessa sexualização remonta a tempos quase imemoriais, mas ela ainda é presente no cerne da publicidade, na medida em que o homem é associado à produção e a mulher é associada à reprodução, estereótipos que reforçam, há cem anos, discursos ancorados na clivagem entre o público e o privado |
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