CORPOS EM ROTAÇÃO: DE AMÉLIA A AMELY, MULHERES DE VERDADE?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas Borges Teixeira, Nincia Cecilia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2631
Resumo: Por muito tempo, a mulher foi silenciada por discursos de uma cultura que as definiu como inferior, frágil, e, até mesmo, doente e histérica, e que, a partir de um centro masculino de poder e saber, foram, e, ainda são, reduzidas às margens. A pesquisa analisa cartuns produzidos pela artista curitibana Pryscila Vieira, o enfoque recai sobre a principal personagem da cartunista: Amely, uma boneca inflável. Amely é uma releitura da personagem Amélia, eternizada como sinônimo da mulher perfeita na música “Ai que saudades da Amélia”, de Ataulfo Alves e Mario Lago. A boneca foge aos padrões patriarcais e mostra que as conquistas femininas ainda não foram suficientemente abrangentes a ponto de liberar a mulher de certos estereótipos.
id UESB-3_f3efd5259ff343bcd5c7d4c0e8a33661
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2631
network_acronym_str UESB-3
network_name_str Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
repository_id_str
spelling CORPOS EM ROTAÇÃO: DE AMÉLIA A AMELY, MULHERES DE VERDADE?CorpogênerocartumPor muito tempo, a mulher foi silenciada por discursos de uma cultura que as definiu como inferior, frágil, e, até mesmo, doente e histérica, e que, a partir de um centro masculino de poder e saber, foram, e, ainda são, reduzidas às margens. A pesquisa analisa cartuns produzidos pela artista curitibana Pryscila Vieira, o enfoque recai sobre a principal personagem da cartunista: Amely, uma boneca inflável. Amely é uma releitura da personagem Amélia, eternizada como sinônimo da mulher perfeita na música “Ai que saudades da Amélia”, de Ataulfo Alves e Mario Lago. A boneca foge aos padrões patriarcais e mostra que as conquistas femininas ainda não foram suficientemente abrangentes a ponto de liberar a mulher de certos estereótipos.Edições UESB2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2631REDISCO – Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo; v. 5 n. 1 (2014): Vol. 5, No 12316-1213reponame:Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpoinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2631/2182Ribas Borges Teixeira, Nincia Ceciliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:39:35Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2631Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rediscoPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/oai||redisco.uesb@gmail.com2316-12132316-1213opendoar:2023-01-09T15:27:20.637301Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)true
dc.title.none.fl_str_mv CORPOS EM ROTAÇÃO: DE AMÉLIA A AMELY, MULHERES DE VERDADE?
title CORPOS EM ROTAÇÃO: DE AMÉLIA A AMELY, MULHERES DE VERDADE?
spellingShingle CORPOS EM ROTAÇÃO: DE AMÉLIA A AMELY, MULHERES DE VERDADE?
Ribas Borges Teixeira, Nincia Cecilia
Corpo
gênero
cartum
title_short CORPOS EM ROTAÇÃO: DE AMÉLIA A AMELY, MULHERES DE VERDADE?
title_full CORPOS EM ROTAÇÃO: DE AMÉLIA A AMELY, MULHERES DE VERDADE?
title_fullStr CORPOS EM ROTAÇÃO: DE AMÉLIA A AMELY, MULHERES DE VERDADE?
title_full_unstemmed CORPOS EM ROTAÇÃO: DE AMÉLIA A AMELY, MULHERES DE VERDADE?
title_sort CORPOS EM ROTAÇÃO: DE AMÉLIA A AMELY, MULHERES DE VERDADE?
author Ribas Borges Teixeira, Nincia Cecilia
author_facet Ribas Borges Teixeira, Nincia Cecilia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribas Borges Teixeira, Nincia Cecilia
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
gênero
cartum
topic Corpo
gênero
cartum
description Por muito tempo, a mulher foi silenciada por discursos de uma cultura que as definiu como inferior, frágil, e, até mesmo, doente e histérica, e que, a partir de um centro masculino de poder e saber, foram, e, ainda são, reduzidas às margens. A pesquisa analisa cartuns produzidos pela artista curitibana Pryscila Vieira, o enfoque recai sobre a principal personagem da cartunista: Amely, uma boneca inflável. Amely é uma releitura da personagem Amélia, eternizada como sinônimo da mulher perfeita na música “Ai que saudades da Amélia”, de Ataulfo Alves e Mario Lago. A boneca foge aos padrões patriarcais e mostra que as conquistas femininas ainda não foram suficientemente abrangentes a ponto de liberar a mulher de certos estereótipos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2631
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/redisco/article/view/2631/2182
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv REDISCO – Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo; v. 5 n. 1 (2014): Vol. 5, No 1
2316-1213
reponame:Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
collection Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica de Estudos do Discurso e do Corpo - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv ||redisco.uesb@gmail.com
_version_ 1798320949598093312