Paisagem e aula de campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Geopauta |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/8929 |
Resumo: | O presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica quanto a evolução do conceito de paisagem na Ciência Geográfica, o uso do conceito de paisagem no Ensino Fundamental atrelado a aula de campo, bem como uma análise da Base Nacional Comum Curricular, a fim de verificar em qual ano do Ensino Fundamental seria mais adequado a aplicação de uma aula de campo relacionada à paisagem, com uma perspectiva local. Sendo assim, o objetivo central do trabalho é ressaltar a importância da aula de campo no Ensino Básico, aliada ao estudo do conceito de paisagem em escala local, possibilitando proporcionar aos educandos se perceberem como agentes nos espaços em que vivem o que contribui no processo ensino-aprendizagem e também na atuação cidadã. |
id |
UESB-4_2b72a687225aa52a639f45f27cc2043a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8929 |
network_acronym_str |
UESB-4 |
network_name_str |
Geopauta |
repository_id_str |
|
spelling |
Paisagem e aula de campoLandscape and field classPaisaje y clase de campoPaisagemAula de campoEnsino FundamentalFormação cidadãPaisagembasic educationLandscapeField classCitizen trainingO presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica quanto a evolução do conceito de paisagem na Ciência Geográfica, o uso do conceito de paisagem no Ensino Fundamental atrelado a aula de campo, bem como uma análise da Base Nacional Comum Curricular, a fim de verificar em qual ano do Ensino Fundamental seria mais adequado a aplicação de uma aula de campo relacionada à paisagem, com uma perspectiva local. Sendo assim, o objetivo central do trabalho é ressaltar a importância da aula de campo no Ensino Básico, aliada ao estudo do conceito de paisagem em escala local, possibilitando proporcionar aos educandos se perceberem como agentes nos espaços em que vivem o que contribui no processo ensino-aprendizagem e também na atuação cidadã.This study consists of a bibliographic research on the evolution of the landscape concept in Geographic Science, the use of the landscape concept in Elementary School linked to field class, as well as an analysis of the National Common Curriculum Base, in order to verify which year of elementary school would be more appropriate to apply a landscaperelated field lesson, with a local perspective. Therefore, the main objective of the work is to highlight the importance of the field class in Basic Education, allied to the study of the landscape concept on a local scale, enabling students to perceive themselves as agents in the spaces in which they live what contributes in the teaching-learning process and also in citizen action.El presente trabajo consiste en una investigación bibliográfica respecto a la evolución del concepto de paisaje en Ciencias Geográficas, el uso del concepto de paisaje en la Enseñanza Primaria vinculado a la clase de campo, así como un análisis de la Base Común Curricular Nacional, con el fin de para verificar en qué año de la Enseñanza Básica sería más adecuado aplicar una clase de campo relacionada con el paisaje, con una perspectiva local. Por lo tanto, el objetivo principal del trabajo es enfatizar la importancia de la clase de campo en la Educación Básica, combinada con el estudio del concepto de paisaje a escala local, lo que permite que los estudiantes se perciban como agentes en los espacios en los que viven, lo que contribuye en el proceso de enseñanza-aprendizaje y también en la acción ciudadana.Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia2023-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/892910.22481/rg.v6.e2022.e8929Geopauta; v. 6 (2022): Geopauta; e8929Geopauta; Vol. 6 (2022): Geopauta; e8929Geopauta; Vol. 6 (2022): Geopauta; e89292594-5033reponame:Geopautainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporenghttps://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/8929/6756https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/8929/6757Copyright (c) 2022 Geopautahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaternostro, Nathália Nascimento de Fontes , Tereza G. N. Torezani2023-04-03T11:58:48Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8929Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/oai2594-50332594-5033opendoar:2023-04-03T11:58:48Geopauta - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Paisagem e aula de campo Landscape and field class Paisaje y clase de campo |
title |
Paisagem e aula de campo |
spellingShingle |
Paisagem e aula de campo Paternostro, Nathália Nascimento de Paisagem Aula de campo Ensino Fundamental Formação cidadã Paisagem basic education Landscape Field class Citizen training |
title_short |
Paisagem e aula de campo |
title_full |
Paisagem e aula de campo |
title_fullStr |
Paisagem e aula de campo |
title_full_unstemmed |
Paisagem e aula de campo |
title_sort |
Paisagem e aula de campo |
author |
Paternostro, Nathália Nascimento de |
author_facet |
Paternostro, Nathália Nascimento de Fontes , Tereza G. N. Torezani |
author_role |
author |
author2 |
Fontes , Tereza G. N. Torezani |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paternostro, Nathália Nascimento de Fontes , Tereza G. N. Torezani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paisagem Aula de campo Ensino Fundamental Formação cidadã Paisagem basic education Landscape Field class Citizen training |
topic |
Paisagem Aula de campo Ensino Fundamental Formação cidadã Paisagem basic education Landscape Field class Citizen training |
description |
O presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica quanto a evolução do conceito de paisagem na Ciência Geográfica, o uso do conceito de paisagem no Ensino Fundamental atrelado a aula de campo, bem como uma análise da Base Nacional Comum Curricular, a fim de verificar em qual ano do Ensino Fundamental seria mais adequado a aplicação de uma aula de campo relacionada à paisagem, com uma perspectiva local. Sendo assim, o objetivo central do trabalho é ressaltar a importância da aula de campo no Ensino Básico, aliada ao estudo do conceito de paisagem em escala local, possibilitando proporcionar aos educandos se perceberem como agentes nos espaços em que vivem o que contribui no processo ensino-aprendizagem e também na atuação cidadã. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/8929 10.22481/rg.v6.e2022.e8929 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/8929 |
identifier_str_mv |
10.22481/rg.v6.e2022.e8929 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/8929/6756 https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/8929/6757 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Geopauta http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Geopauta http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geopauta; v. 6 (2022): Geopauta; e8929 Geopauta; Vol. 6 (2022): Geopauta; e8929 Geopauta; Vol. 6 (2022): Geopauta; e8929 2594-5033 reponame:Geopauta instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Geopauta |
collection |
Geopauta |
repository.name.fl_str_mv |
Geopauta - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315182354595840 |