Travessias atlânticas: juventudes negras no Brasil e em Portugal
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Odeere |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/12414 |
Resumo: | Esse artigo apresenta parte do debate sobre Juventude no Brasil e em Portugal analisadas na pesquisa de doutoramento realizada na Universidade Federal da Bahia-Faculdade de Educação (UFBA) e na Universidade de Lisboa- Instituto de Ciências Sociais (ICS) entre os anos de 2013 e 2017 (MORAES, 2017). Problematiza as relações entre juventude negra, políticas públicas e educação em comunidades de Salvador e Lisboa tomando como referencial estudos da Sociologia da Juventude. Através de pesquisa qualitativa com inspiração etnográfica, o estudo de caso contrasta narrativas de gestores de políticas de juventude, educadores sociais, assim como de jovens negros brasileiros, portugueses e cabo-verdianos participantes de projetos de educação social. Intenta ainda dar visibilidade a retomada de políticas públicas para juventudes negras no Brasil como estratégia de enfrentamento do Estado ao genocídio da população negra brasileira. Palavras-chave: juventude negra, políticas públicas e educação social. |
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Travessias atlânticas: juventudes negras no Brasil e em PortugalTravesías atlánticas: juventud negra en Brasil y PortugalAtlantic crossings: black youth in Brazil and Portugaljuventude negrapolítica pública de juventudeeducação socialEsse artigo apresenta parte do debate sobre Juventude no Brasil e em Portugal analisadas na pesquisa de doutoramento realizada na Universidade Federal da Bahia-Faculdade de Educação (UFBA) e na Universidade de Lisboa- Instituto de Ciências Sociais (ICS) entre os anos de 2013 e 2017 (MORAES, 2017). Problematiza as relações entre juventude negra, políticas públicas e educação em comunidades de Salvador e Lisboa tomando como referencial estudos da Sociologia da Juventude. Através de pesquisa qualitativa com inspiração etnográfica, o estudo de caso contrasta narrativas de gestores de políticas de juventude, educadores sociais, assim como de jovens negros brasileiros, portugueses e cabo-verdianos participantes de projetos de educação social. Intenta ainda dar visibilidade a retomada de políticas públicas para juventudes negras no Brasil como estratégia de enfrentamento do Estado ao genocídio da população negra brasileira. Palavras-chave: juventude negra, políticas públicas e educação social.Este artículo presenta parte del debate sobre la Juventud en Brasil y Portugal analizado en la investigación doctoral realizada en la Universidad Federal de Bahía-Faculdade de Educação (UFBA) y en la Universidad de Lisboa-Instituto de Ciencias Sociales (ICS) entre 2013 y 2017 (MORAES, 2017). Problematiza las relaciones entre la juventud negra, las políticas públicas y la educación en comunidades de Salvador y Lisboa, tomando como referencia los estudios de Sociología de la Juventud. A través de una investigación cualitativa con inspiración etnográfica, el estudio de caso contrasta narrativas de gestores de políticas de juventud, educadores sociales, así como de jóvenes negros brasileños, portugueses y caboverdianos que participan en proyectos de educación social. También pretende dar visibilidad a la reanudación de las políticas públicas para la juventud negra en Brasil como estrategia de Estado para enfrentar el genocidio de la población negra brasileña.This article presents part of the debate on Youth in Brazil and Portugal analyzed in the doctoral research carried out at the Federal University of Bahia-Faculdade de Educação (UFBA) and at the University of Lisbon-Institute of Social Sciences (ICS) between 2013 and 2017 (MORAES, 2017). It problematizes the relationships between black youth, public policies and education in communities in Salvador and Lisbon, taking studies of Sociology of Youth as a reference. Through qualitative research with ethnographic inspiration, the case study contrasts narratives of youth policy managers, social educators, as well as young black Brazilians, Portuguese and Cape Verdeans participating in social education projects. It also intends to give visibility to the resumption of public policies for black youth in Brazil as a strategy for the State to face the genocide of the Brazilian black population.Edições UESB2023-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed articleArtículo revisado por paresArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/1241410.22481/odeere.v8i1.12414ODEERE; Vol. 8 Núm. 1 (2023): (Ene./Abr.) Producciones éticas, estéticas, intelectuales y políticas contra la muerte social y el genocidio contra los negros; 152-175ODEERE; Vol. 8 No. 1 (2023): (Jan./Apr.) Ethical, aesthetic, intellectual and political productions against social death and anti-black genocide; 152-175ODEERE; v. 8 n. 1 (2023): (Jan./Abr.) Produções éticas, estéticas, intelectuais e políticas contra a morte social e o genocídio antinegros; 152-175ODEERE; Vol. 8 No. 1 (2023): (Jan./Abr.) Produções éticas, estéticas, intelectuais e políticas contra a morte social e o genocídio antinegros; 152-1752525-4715reponame:Revista Odeereinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/12414/7479Copyright (c) 2023 ODEEREhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Moraes, Cândida Andradede Moraes , Juliana Andrade2023-05-01T02:27:41Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12414Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/oairevistaodeere@uesb.edu.br||2525-47152525-4715opendoar:2023-05-01T02:27:41Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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