Stories and memories of quilombolas leaderships od Queimadas: looks that cross

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Érica Samily Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Macêdo, Dinalva de Jesus Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Odeere
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/6714
Resumo: Este texto apresenta algumas reflexões de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), escrito a partir de uma pesquisa de Iniciação Científica (IC), realizada durante os anos de 2017 a 2019. Este estudo tem como objetivo conhecer as histórias e memórias da comunidade quilombola de Queimadas, situada no município de Guanambi Ba, tendo como foco as trajetórias de vida dos líderes locais e sua relação com a educação escolar. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa entrevistas semiestruturadas com sete lideranças quilombolas, observação participante e diário de campo. Para a análise e a interpretação dos dados recorreu-se da técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. Os resultados sinalizam as dificuldades vivenciadas durante a infância e juventude dos quilombolas e que permanecem até os dias atuais. É possível perceber como os olhares se cruzam através dos discursos que retomam nas experiências durante a formação da comunidade. Além disso, a intensa relação com o trabalho e ausência de políticas públicas é recorrente nos relatos apresentados. Dentre os vários fatores que dificultaram e/ou dificultam os quilombolas permanecerem na escola, com vistas ao processo de escolarização, podemos destacar, o currículo que produz a invisibilidade desses sujeitos e a migração em busca da sobrevivência. Nesse sentido, é urgente uma escola dentro da comunidade, referenciada na perspectiva de uma educação escolar quilombola, tendo os líderes locais como protagonistas, para que os conteúdos escolares dialoguem com suas histórias, memórias, lutas e vivências. Ademais, é imprescindível investimento do poder público local, para a melhoria da qualidade de vida dos quilombolas, bem como formação específica dos professores, tendo em vista a construção de uma educação diferenciada, contextualizada e antirracista. Palavras-chave: Lideranças; Quilombo; Educação; Memória; História.
id UESB-5_9ca6a788697c2e148bd76da868a15229
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6714
network_acronym_str UESB-5
network_name_str Revista Odeere
repository_id_str
spelling Stories and memories of quilombolas leaderships od Queimadas: looks that crossHistórias e memórias das lideranças quilombolas de Queimadas: olhares que se cruzamHistorias y recuerdos de los liderazgos quilombolas de Queimadas: miradas que se cruzanLideranças; Quilombo; Educação; Memória; História.Liderazgos; Quilombo; Educación; Memoria; Historia.Quilombo; Education; Memory; History.Este texto apresenta algumas reflexões de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), escrito a partir de uma pesquisa de Iniciação Científica (IC), realizada durante os anos de 2017 a 2019. Este estudo tem como objetivo conhecer as histórias e memórias da comunidade quilombola de Queimadas, situada no município de Guanambi Ba, tendo como foco as trajetórias de vida dos líderes locais e sua relação com a educação escolar. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa entrevistas semiestruturadas com sete lideranças quilombolas, observação participante e diário de campo. Para a análise e a interpretação dos dados recorreu-se da técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. Os resultados sinalizam as dificuldades vivenciadas durante a infância e juventude dos quilombolas e que permanecem até os dias atuais. É possível perceber como os olhares se cruzam através dos discursos que retomam nas experiências durante a formação da comunidade. Além disso, a intensa relação com o trabalho e ausência de políticas públicas é recorrente nos relatos apresentados. Dentre os vários fatores que dificultaram e/ou dificultam os quilombolas permanecerem na escola, com vistas ao processo de escolarização, podemos destacar, o currículo que produz a invisibilidade desses sujeitos e a migração em busca da sobrevivência. Nesse sentido, é urgente uma escola dentro da comunidade, referenciada na perspectiva de uma educação escolar quilombola, tendo os líderes locais como protagonistas, para que os conteúdos escolares dialoguem com suas histórias, memórias, lutas e vivências. Ademais, é imprescindível investimento do poder público local, para a melhoria da qualidade de vida dos quilombolas, bem como formação específica dos professores, tendo em vista a construção de uma educação diferenciada, contextualizada e antirracista. Palavras-chave: Lideranças; Quilombo; Educação; Memória; História.Este texto presenta algunas reflexiones de un Trabajo de Conclusión de Curso (TCC), escrito a partir de una investigación de Iniciación Científica (IC), realizada durante los años 2017 a 2019. El estudio tiene por objetivo conocer las historias y recuerdos de la comunidad quilombola de Queimadas, situada en el municipio de Guanambi Ba, centrándose en las trayectorias de vida de líderes locales y su relación con la educación escolar. Se utilizaron como herramientas de investigación entrevistas semiestructuradas con siete líderes quilombolas, la observación de los participantes y el diario de campo. Para el análisis e interpretación de los datos se utilizó la técnica de análisis de contenido en la modalidad temática. Los resultados señalan las dificultades vividas durante la infancia y la juventud de los quilombolas y que se mantienen hasta el día de hoy. Es posible percibir cómo se cruzan las miradas a través de los discursos que se retoman en las experiencias durante la formación de la comunidad. Además, la intensa relación con el trabajo y la ausencia de políticas públicas es recurrente en los relatos presentados. Entre los diversos factores que dificultaron y/o dificultan los quilombolas permanecieren en la escuela, con miras al proceso de escolarización, podemos destacar: el currículo que produce la invisibilidad de estos sujetos y la migración en busca de la supervivencia. En este sentido, es urgente una escuela dentro de la comunidad, referenciada desde la perspectiva de una educación escolar quilombola, con los líderes locales como protagonistas, para que los contenidos escolares dialoguen con sus historias, recuerdos, luchas y experiencias. Además, es imprescindible la inversión del poder público local, para la mejora de la calidad de vida de los quilombolas, así como la formación específica de los profesores, con miras a construcción de una educación diferenciada, contextualizada y antirracista. Palabras clave: Liderazgos; Quilombo; Educación; Memoria; Historia.This text presents some reflections of a Course Conclusion Work CCW), written from a Scientific initiation (SI)  research, carried out during the years 2017 to 2019. The study aims to learn the stories and memories of the quilombola community of Queimadas, located in the municipality of Guanambi Ba, focusing on the life trajectories of local leaders and their relationship with school education. Semi-structured interviews with seven quilombola leaders, participant observation and field diary were used as research instruments. For the analysis and interpretation of data, the content analysis technique was used in the thematic modality. The results indicate the difficulties experienced during the childhood and youth of quilombolas and that remain until today. It is possible to perceive how the eyes meet through the discourses that they retake in the experiences during the formation of the community. In addition, the intense relationship with work and the absence of public policies is recurrent in the reports presented. Among the various factors that made it difficult and / or difficult for quilombolas to remain in school, with a view to the schooling process, we can highlight: the curriculum that produces the invisibility of these subjects and migration in search of survival. In this sense, there is an urgent need for a school within the community, referenced from the perspective of quilombola school education, with local leaders as protagonists, so that the school contents dialogue with their stories, memories, struggles and experiences. In addition, investment by the local government is essential to improve the quality of life for quilombolas, as well as specific training for teachers, with a view to building a differentiated, contextualized and anti-racist education. Keywords: Leadership; Quilombo; Education; Memory; History.Edições UESB2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed articleArtículo revisado por paresArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/671410.22481/odeere.v5i9.6714ODEERE; Vol. 5 Núm. 9 (2020): QUILOMBOS: resistencia y resignificación en tiempos contemporáneos; 180-204ODEERE; Vol. 5 No. 9 (2020): QUILOMBOS: resistance and resignification in contemporary times; 180-204ODEERE; v. 5 n. 9 (2020): QUILOMBOS: resistências e ressignificados na contemporaneidade; 180-204ODEERE; Vol. 5 No. 9 (2020): QUILOMBOS: resistências e ressignificados na contemporaneidade; 180-2042525-4715reponame:Revista Odeereinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/6714/4831Copyright (c) 2020 ODEEREhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Érica Samily SilvaMacêdo, Dinalva de Jesus Santana2021-07-24T13:10:33Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6714Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/oairevistaodeere@uesb.edu.br||2525-47152525-4715opendoar:2021-07-24T13:10:33Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Stories and memories of quilombolas leaderships od Queimadas: looks that cross
Histórias e memórias das lideranças quilombolas de Queimadas: olhares que se cruzam
Historias y recuerdos de los liderazgos quilombolas de Queimadas: miradas que se cruzan
title Stories and memories of quilombolas leaderships od Queimadas: looks that cross
spellingShingle Stories and memories of quilombolas leaderships od Queimadas: looks that cross
Teixeira, Érica Samily Silva
Lideranças; Quilombo; Educação; Memória; História.
Liderazgos; Quilombo; Educación; Memoria; Historia.
Quilombo; Education; Memory; History.
title_short Stories and memories of quilombolas leaderships od Queimadas: looks that cross
title_full Stories and memories of quilombolas leaderships od Queimadas: looks that cross
title_fullStr Stories and memories of quilombolas leaderships od Queimadas: looks that cross
title_full_unstemmed Stories and memories of quilombolas leaderships od Queimadas: looks that cross
title_sort Stories and memories of quilombolas leaderships od Queimadas: looks that cross
author Teixeira, Érica Samily Silva
author_facet Teixeira, Érica Samily Silva
Macêdo, Dinalva de Jesus Santana
author_role author
author2 Macêdo, Dinalva de Jesus Santana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Érica Samily Silva
Macêdo, Dinalva de Jesus Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Lideranças; Quilombo; Educação; Memória; História.
Liderazgos; Quilombo; Educación; Memoria; Historia.
Quilombo; Education; Memory; History.
topic Lideranças; Quilombo; Educação; Memória; História.
Liderazgos; Quilombo; Educación; Memoria; Historia.
Quilombo; Education; Memory; History.
description Este texto apresenta algumas reflexões de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), escrito a partir de uma pesquisa de Iniciação Científica (IC), realizada durante os anos de 2017 a 2019. Este estudo tem como objetivo conhecer as histórias e memórias da comunidade quilombola de Queimadas, situada no município de Guanambi Ba, tendo como foco as trajetórias de vida dos líderes locais e sua relação com a educação escolar. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa entrevistas semiestruturadas com sete lideranças quilombolas, observação participante e diário de campo. Para a análise e a interpretação dos dados recorreu-se da técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. Os resultados sinalizam as dificuldades vivenciadas durante a infância e juventude dos quilombolas e que permanecem até os dias atuais. É possível perceber como os olhares se cruzam através dos discursos que retomam nas experiências durante a formação da comunidade. Além disso, a intensa relação com o trabalho e ausência de políticas públicas é recorrente nos relatos apresentados. Dentre os vários fatores que dificultaram e/ou dificultam os quilombolas permanecerem na escola, com vistas ao processo de escolarização, podemos destacar, o currículo que produz a invisibilidade desses sujeitos e a migração em busca da sobrevivência. Nesse sentido, é urgente uma escola dentro da comunidade, referenciada na perspectiva de uma educação escolar quilombola, tendo os líderes locais como protagonistas, para que os conteúdos escolares dialoguem com suas histórias, memórias, lutas e vivências. Ademais, é imprescindível investimento do poder público local, para a melhoria da qualidade de vida dos quilombolas, bem como formação específica dos professores, tendo em vista a construção de uma educação diferenciada, contextualizada e antirracista. Palavras-chave: Lideranças; Quilombo; Educação; Memória; História.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/6714
10.22481/odeere.v5i9.6714
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/6714
identifier_str_mv 10.22481/odeere.v5i9.6714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/6714/4831
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 ODEERE
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 ODEERE
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv ODEERE; Vol. 5 Núm. 9 (2020): QUILOMBOS: resistencia y resignificación en tiempos contemporáneos; 180-204
ODEERE; Vol. 5 No. 9 (2020): QUILOMBOS: resistance and resignification in contemporary times; 180-204
ODEERE; v. 5 n. 9 (2020): QUILOMBOS: resistências e ressignificados na contemporaneidade; 180-204
ODEERE; Vol. 5 No. 9 (2020): QUILOMBOS: resistências e ressignificados na contemporaneidade; 180-204
2525-4715
reponame:Revista Odeere
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Odeere
collection Revista Odeere
repository.name.fl_str_mv Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv revistaodeere@uesb.edu.br||
_version_ 1797067755577409536