History teaching internship experience: deconstructing prejudices
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Odeere |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/7508 |
Resumo: | Este relato apresenta recorte da experiência de estágio supervisionado de História no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2018, na turma 2B do ensino médio. De modo específico, trata da metodologia utilizada nas aulas para debater sobre o período da Primeira República no Brasil (1889-1930). Tal metodologia foi centrada no trabalho com diferentes fontes: o samba enredo da escola Imperatriz Leopoldinense, Liberdade! Liberdade! Abra as asas sobre nós (1989); o Hino da Proclamação da República e a pintura (1890), A Redenção de Cam (1895). Essas obras foram utilizadas para compreender determinado contexto histórico, do auge do pensamento racialista na esfera pública e representativo de um projeto de nação que se pretendia branca. A experiência de interpretar as referidas fontes permitiu compreender o contexto de transição entre o império e a república e questionar ideias internalizadas que se apresentam como naturais em relação a cultura afro-brasileira na história do Brasil. |
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History teaching internship experience: deconstructing prejudicesExperiência no estágio de História: desconstruindo preconceitosExperiencia en la etapa de Historia: deconstruyendo prejuiciosEnsino de Hist´óriaFontes históricasPrimeira RepúblicaEste relato apresenta recorte da experiência de estágio supervisionado de História no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2018, na turma 2B do ensino médio. De modo específico, trata da metodologia utilizada nas aulas para debater sobre o período da Primeira República no Brasil (1889-1930). Tal metodologia foi centrada no trabalho com diferentes fontes: o samba enredo da escola Imperatriz Leopoldinense, Liberdade! Liberdade! Abra as asas sobre nós (1989); o Hino da Proclamação da República e a pintura (1890), A Redenção de Cam (1895). Essas obras foram utilizadas para compreender determinado contexto histórico, do auge do pensamento racialista na esfera pública e representativo de um projeto de nação que se pretendia branca. A experiência de interpretar as referidas fontes permitiu compreender o contexto de transição entre o império e a república e questionar ideias internalizadas que se apresentam como naturais em relação a cultura afro-brasileira na história do Brasil.This report presents a brief description of a supervised History teaching internship experience in Colégio de Aplicação of Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), in 2018, in a second year high school group (2B). Specifically speaking, this description is about the methodology used during classes to deal with during the period of First Brazilian Republic (1889-1930). Such methodology was centered on the use of different historical sources: the Imperatriz Leopoldinense plot samba, Liberdade! Liberdade! Abra as asas sobre nós (1989); the Republic Proclamation hymn and the painting (1890), A Redenção de Cam (1895). This works were used to understand a certain historical context during the peak of the racist thought in the public environment and representative of a project of a nation that intended to be white. The experience of interpreting the referred sources allowed us to understand the transition context between the empire and the republic as well as to question internalized ideas that are introduced as being natural in relation to afro-brazilian culture in Brazilian history. Este informe presenta una breve descripción de una experiencia de pasantía de enseñanza de Historia supervisada en el Colégio de Aplicação de la Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), en 2018, en un grupo de segundo año de secundaria (2B). Específicamente, esta descripción trata sobre la metodología utilizada durante las clases para tratar durante el período de la Primera República Brasileña (1889-1930). Dicha metodología se centró en el uso de diferentes fuentes históricas: la parcela de samba de Imperatriz Leopoldinense, Liberdade! ¡Libertad! Extiende tus alas sobre nosotros (1989); el himno de la Proclamación de la República y la pintura (1890), La redención de Cam (1895). Estas obras sirvieron para comprender un determinado contexto histórico durante el auge del pensamiento racista en el ámbito público y representativo de un proyecto de una nación que pretendía ser blanca. La experiencia de interpretar las fuentes referidas nos permitió comprender el contexto de transición entre el imperio y la república, así como cuestionar ideas internalizadas que se introducen como naturales en relación a la cultura afrobrasileña en la historia brasileña. Edições UESB2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresArtículo revisado por paresPeer-reviewed articleapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/750810.22481/odeere.v5i10.7508ODEERE; Vol. 5 Núm. 10 (2020): Relações Étnicas: Identidades, Raízes e Reconhecimento; 320-333ODEERE; Vol. 5 No. 10 (2020): Relações Étnicas: Identidades, Raízes e Reconhecimento; 320-333ODEERE; v. 5 n. 10 (2020): Relações Étnicas: Identidades, Raízes e Reconhecimento; 320-333ODEERE; Vol. 5 No. 10 (2020): Relações Étnicas: Identidades, Raízes e Reconhecimento; 320-3332525-4715reponame:Revista Odeereinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/7508/5452Copyright (c) 2021 ODEEREhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPeron, Ana Cristina Machado, ValériaOtto, Claricia 2021-07-24T13:10:46Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/7508Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/oairevistaodeere@uesb.edu.br||2525-47152525-4715opendoar:2021-07-24T13:10:46Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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