LA ENSEÑANZA MUSICAL EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LAS PRIMERAS INFANCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zilli, Lía Rosa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12597
Resumo: O presente trabalho expõe e socializa algumas dimensões possíveis de serem abordadas a partir da Educação Musical na formação de professores da Educação Inicial. A discussão e reflexão sobre várias instâncias experienciais no ensino superior estruturam-se em torno do desenvolvimento de jogos musicais e ficcionais, estímulos concordantes, uma abordagem multimodal de obras musicais e alguns contributos da pedagogia que discutem a noção de destino - que se refere a uma perda de singularidade que se apóia nas infâncias - quando se trata de pensar as políticas educacionais e sua formação. A partir daí, este trabalho estabelece uma pluralidade de possibilidades que, localizadas a partir da educação musical, podem ser oferecidas aos que com eles trabalham. Propõem-se algumas dimensões de análise que, com base na musicalidade comunicativa, a abordagem da cognição musical precoce e a teoria da cognição incorporada, possibilitam nas práticas musicais com crianças: escuta, fruição, experimentação e produção-contextualização de diferentes manifestações artísticas na Educação Inicial  
id UESB-6_1149ca5b29775b5277f14b10460dd78a
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12597
network_acronym_str UESB-6
network_name_str Revista Binacional Brasil-Argentina
repository_id_str
spelling LA ENSEÑANZA MUSICAL EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LAS PRIMERAS INFANCIASLA ENSEÑANZA MUSICAL EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LAS PRIMERAS INFANCIASMUSICAL TEACHING IN EARLY CHILDHOOD TEACHER TRAININGEducación MusicalPrimeras infanciasFormación docenteEducación MusicalPrimeras infanciasFormación docenteMusical EducationEarly childhoodTeacher trainingO presente trabalho expõe e socializa algumas dimensões possíveis de serem abordadas a partir da Educação Musical na formação de professores da Educação Inicial. A discussão e reflexão sobre várias instâncias experienciais no ensino superior estruturam-se em torno do desenvolvimento de jogos musicais e ficcionais, estímulos concordantes, uma abordagem multimodal de obras musicais e alguns contributos da pedagogia que discutem a noção de destino - que se refere a uma perda de singularidade que se apóia nas infâncias - quando se trata de pensar as políticas educacionais e sua formação. A partir daí, este trabalho estabelece uma pluralidade de possibilidades que, localizadas a partir da educação musical, podem ser oferecidas aos que com eles trabalham. Propõem-se algumas dimensões de análise que, com base na musicalidade comunicativa, a abordagem da cognição musical precoce e a teoria da cognição incorporada, possibilitam nas práticas musicais com crianças: escuta, fruição, experimentação e produção-contextualização de diferentes manifestações artísticas na Educação Inicial  El presente trabajo expone y socializa algunas dimensiones posibles de abordarse desde la Educación Musical en la formación de docentes de Educación Inicial. La discusión y la reflexión sobre diversas instancias vivenciales en la formación superior se estructuran en torno al desarrollo de juegos musicales y de ficción, de estímulos concordantes, de enfoque multimodal de obras musicales y de algunos aportes desde la pedagogía que discute la noción de destino -que refiere a una pérdida de singularidad que se posa sobre las infancias- cuando se trata de pensar políticas educativas y formación de las mismas. A partir de allí, este trabajo instaura un plural de posibilidades que situadas desde la enseñanza musical se pueden ofrecer a quienes trabajan junto a ellas. Se proponen algunas dimensiones de análisis que a partir de la musicalidad comunicativa, del enfoque de la cognición musical temprana y la teoría de la cognición corporeizada posibilitan en las prácticas musicales junto a las infancias: la escucha, el disfrute, la experimentación y la producción-contextualización de diferentes manifestaciones artísticas en la Educación Inicial.The present work exposes and socializes some possible dimensions to be approached from Musical Education in the training of Initial Education teachers. The discussion and reflection on various experiential instances in higher education are structured around the development of musical and fictional games, concordant stimuli, a multimodal approach to musical works and some contributions from pedagogy that discuss the notion of destiny - which refers to a loss of singularity that perches on childhoods- when it comes to thinking about educational policies and their formation. From there, this work establishes a plurality of possibilities that, located from musical education, can be offered to those who work together with them. Some dimensions of analysis are proposed that, based on communicative musicality, the approach of early musical cognition and the theory of embodied cognition, make possible in musical practices with children: listening, enjoyment, experimentation and production- contextualization of different artistic manifestations in Initial Education.  Edições UESB2023-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1259710.22481/rbba.v12i01.12597Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 139-156Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 139-156Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 139-1562316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBspahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12597/7628Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZilli, Lía Rosa2023-06-08T13:28:16Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12597Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2023-06-08T13:28:16Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv LA ENSEÑANZA MUSICAL EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LAS PRIMERAS INFANCIAS
LA ENSEÑANZA MUSICAL EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LAS PRIMERAS INFANCIAS
MUSICAL TEACHING IN EARLY CHILDHOOD TEACHER TRAINING
title LA ENSEÑANZA MUSICAL EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LAS PRIMERAS INFANCIAS
spellingShingle LA ENSEÑANZA MUSICAL EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LAS PRIMERAS INFANCIAS
Zilli, Lía Rosa
Educación Musical
Primeras infancias
Formación docente
Educación Musical
Primeras infancias
Formación docente
Musical Education
Early childhood
Teacher training
title_short LA ENSEÑANZA MUSICAL EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LAS PRIMERAS INFANCIAS
title_full LA ENSEÑANZA MUSICAL EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LAS PRIMERAS INFANCIAS
title_fullStr LA ENSEÑANZA MUSICAL EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LAS PRIMERAS INFANCIAS
title_full_unstemmed LA ENSEÑANZA MUSICAL EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LAS PRIMERAS INFANCIAS
title_sort LA ENSEÑANZA MUSICAL EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LAS PRIMERAS INFANCIAS
author Zilli, Lía Rosa
author_facet Zilli, Lía Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zilli, Lía Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educación Musical
Primeras infancias
Formación docente
Educación Musical
Primeras infancias
Formación docente
Musical Education
Early childhood
Teacher training
topic Educación Musical
Primeras infancias
Formación docente
Educación Musical
Primeras infancias
Formación docente
Musical Education
Early childhood
Teacher training
description O presente trabalho expõe e socializa algumas dimensões possíveis de serem abordadas a partir da Educação Musical na formação de professores da Educação Inicial. A discussão e reflexão sobre várias instâncias experienciais no ensino superior estruturam-se em torno do desenvolvimento de jogos musicais e ficcionais, estímulos concordantes, uma abordagem multimodal de obras musicais e alguns contributos da pedagogia que discutem a noção de destino - que se refere a uma perda de singularidade que se apóia nas infâncias - quando se trata de pensar as políticas educacionais e sua formação. A partir daí, este trabalho estabelece uma pluralidade de possibilidades que, localizadas a partir da educação musical, podem ser oferecidas aos que com eles trabalham. Propõem-se algumas dimensões de análise que, com base na musicalidade comunicativa, a abordagem da cognição musical precoce e a teoria da cognição incorporada, possibilitam nas práticas musicais com crianças: escuta, fruição, experimentação e produção-contextualização de diferentes manifestações artísticas na Educação Inicial  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12597
10.22481/rbba.v12i01.12597
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12597
identifier_str_mv 10.22481/rbba.v12i01.12597
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12597/7628
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 139-156
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 139-156
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 139-156
2316-1205
reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Binacional Brasil-Argentina
collection Revista Binacional Brasil-Argentina
repository.name.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rbba@uesb.edu.br||
_version_ 1797220471058464768