LA ENSEÑANZA MUSICAL EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LAS PRIMERAS INFANCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
DOI: | 10.22481/rbba.v12i01.12597 |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12597 |
Resumo: | O presente trabalho expõe e socializa algumas dimensões possíveis de serem abordadas a partir da Educação Musical na formação de professores da Educação Inicial. A discussão e reflexão sobre várias instâncias experienciais no ensino superior estruturam-se em torno do desenvolvimento de jogos musicais e ficcionais, estímulos concordantes, uma abordagem multimodal de obras musicais e alguns contributos da pedagogia que discutem a noção de destino - que se refere a uma perda de singularidade que se apóia nas infâncias - quando se trata de pensar as políticas educacionais e sua formação. A partir daí, este trabalho estabelece uma pluralidade de possibilidades que, localizadas a partir da educação musical, podem ser oferecidas aos que com eles trabalham. Propõem-se algumas dimensões de análise que, com base na musicalidade comunicativa, a abordagem da cognição musical precoce e a teoria da cognição incorporada, possibilitam nas práticas musicais com crianças: escuta, fruição, experimentação e produção-contextualização de diferentes manifestações artísticas na Educação Inicial |
id |
UESB-6_1149ca5b29775b5277f14b10460dd78a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12597 |
network_acronym_str |
UESB-6 |
network_name_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
spelling |
LA ENSEÑANZA MUSICAL EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LAS PRIMERAS INFANCIASLA ENSEÑANZA MUSICAL EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LAS PRIMERAS INFANCIASMUSICAL TEACHING IN EARLY CHILDHOOD TEACHER TRAININGEducación MusicalPrimeras infanciasFormación docenteEducación MusicalPrimeras infanciasFormación docenteMusical EducationEarly childhoodTeacher trainingO presente trabalho expõe e socializa algumas dimensões possíveis de serem abordadas a partir da Educação Musical na formação de professores da Educação Inicial. A discussão e reflexão sobre várias instâncias experienciais no ensino superior estruturam-se em torno do desenvolvimento de jogos musicais e ficcionais, estímulos concordantes, uma abordagem multimodal de obras musicais e alguns contributos da pedagogia que discutem a noção de destino - que se refere a uma perda de singularidade que se apóia nas infâncias - quando se trata de pensar as políticas educacionais e sua formação. A partir daí, este trabalho estabelece uma pluralidade de possibilidades que, localizadas a partir da educação musical, podem ser oferecidas aos que com eles trabalham. Propõem-se algumas dimensões de análise que, com base na musicalidade comunicativa, a abordagem da cognição musical precoce e a teoria da cognição incorporada, possibilitam nas práticas musicais com crianças: escuta, fruição, experimentação e produção-contextualização de diferentes manifestações artísticas na Educação Inicial El presente trabajo expone y socializa algunas dimensiones posibles de abordarse desde la Educación Musical en la formación de docentes de Educación Inicial. La discusión y la reflexión sobre diversas instancias vivenciales en la formación superior se estructuran en torno al desarrollo de juegos musicales y de ficción, de estímulos concordantes, de enfoque multimodal de obras musicales y de algunos aportes desde la pedagogía que discute la noción de destino -que refiere a una pérdida de singularidad que se posa sobre las infancias- cuando se trata de pensar políticas educativas y formación de las mismas. A partir de allí, este trabajo instaura un plural de posibilidades que situadas desde la enseñanza musical se pueden ofrecer a quienes trabajan junto a ellas. Se proponen algunas dimensiones de análisis que a partir de la musicalidad comunicativa, del enfoque de la cognición musical temprana y la teoría de la cognición corporeizada posibilitan en las prácticas musicales junto a las infancias: la escucha, el disfrute, la experimentación y la producción-contextualización de diferentes manifestaciones artísticas en la Educación Inicial.The present work exposes and socializes some possible dimensions to be approached from Musical Education in the training of Initial Education teachers. The discussion and reflection on various experiential instances in higher education are structured around the development of musical and fictional games, concordant stimuli, a multimodal approach to musical works and some contributions from pedagogy that discuss the notion of destiny - which refers to a loss of singularity that perches on childhoods- when it comes to thinking about educational policies and their formation. From there, this work establishes a plurality of possibilities that, located from musical education, can be offered to those who work together with them. Some dimensions of analysis are proposed that, based on communicative musicality, the approach of early musical cognition and the theory of embodied cognition, make possible in musical practices with children: listening, enjoyment, experimentation and production- contextualization of different artistic manifestations in Initial Education. Edições UESB2023-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1259710.22481/rbba.v12i01.12597Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 139-156Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 139-156Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 139-1562316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBspahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12597/7628Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZilli, Lía Rosa2023-06-08T13:28:16Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/12597Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2023-06-08T13:28:16Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LA ENSEÑANZA MUSICAL EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LAS PRIMERAS INFANCIAS LA ENSEÑANZA MUSICAL EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LAS PRIMERAS INFANCIAS MUSICAL TEACHING IN EARLY CHILDHOOD TEACHER TRAINING |
title |
LA ENSEÑANZA MUSICAL EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LAS PRIMERAS INFANCIAS |
spellingShingle |
LA ENSEÑANZA MUSICAL EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LAS PRIMERAS INFANCIAS LA ENSEÑANZA MUSICAL EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LAS PRIMERAS INFANCIAS Zilli, Lía Rosa Educación Musical Primeras infancias Formación docente Educación Musical Primeras infancias Formación docente Musical Education Early childhood Teacher training Zilli, Lía Rosa Educación Musical Primeras infancias Formación docente Educación Musical Primeras infancias Formación docente Musical Education Early childhood Teacher training |
title_short |
LA ENSEÑANZA MUSICAL EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LAS PRIMERAS INFANCIAS |
title_full |
LA ENSEÑANZA MUSICAL EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LAS PRIMERAS INFANCIAS |
title_fullStr |
LA ENSEÑANZA MUSICAL EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LAS PRIMERAS INFANCIAS LA ENSEÑANZA MUSICAL EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LAS PRIMERAS INFANCIAS |
title_full_unstemmed |
LA ENSEÑANZA MUSICAL EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LAS PRIMERAS INFANCIAS LA ENSEÑANZA MUSICAL EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LAS PRIMERAS INFANCIAS |
title_sort |
LA ENSEÑANZA MUSICAL EN LA FORMACIÓN DE DOCENTES PARA LAS PRIMERAS INFANCIAS |
author |
Zilli, Lía Rosa |
author_facet |
Zilli, Lía Rosa Zilli, Lía Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zilli, Lía Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educación Musical Primeras infancias Formación docente Educación Musical Primeras infancias Formación docente Musical Education Early childhood Teacher training |
topic |
Educación Musical Primeras infancias Formación docente Educación Musical Primeras infancias Formación docente Musical Education Early childhood Teacher training |
description |
O presente trabalho expõe e socializa algumas dimensões possíveis de serem abordadas a partir da Educação Musical na formação de professores da Educação Inicial. A discussão e reflexão sobre várias instâncias experienciais no ensino superior estruturam-se em torno do desenvolvimento de jogos musicais e ficcionais, estímulos concordantes, uma abordagem multimodal de obras musicais e alguns contributos da pedagogia que discutem a noção de destino - que se refere a uma perda de singularidade que se apóia nas infâncias - quando se trata de pensar as políticas educacionais e sua formação. A partir daí, este trabalho estabelece uma pluralidade de possibilidades que, localizadas a partir da educação musical, podem ser oferecidas aos que com eles trabalham. Propõem-se algumas dimensões de análise que, com base na musicalidade comunicativa, a abordagem da cognição musical precoce e a teoria da cognição incorporada, possibilitam nas práticas musicais com crianças: escuta, fruição, experimentação e produção-contextualização de diferentes manifestações artísticas na Educação Inicial |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12597 10.22481/rbba.v12i01.12597 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12597 |
identifier_str_mv |
10.22481/rbba.v12i01.12597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/12597/7628 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 139-156 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 139-156 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 01 (2023): Dossiê "Infâncias na América Latina: problemas e desafios atuais"; 139-156 2316-1205 reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
collection |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbba@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1822179525716344832 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22481/rbba.v12i01.12597 |