EL ESTADO DEL CONOCIMENTO SOBRE LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS EM INSTITUTOS FEDERALES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dueli, Leandro de Jesus
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Portugal, Maria Jesus Salinas, Souza, Simone Ariomar de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6632
Resumo: O presente artigo é parte de uma pesquisa doutoral que tem como objeto de estudo o campo da Formação de Professores no Brasil, em particular a formação ofertada pelos Institutos Federais, criados em 2008. O número de cursos de Licenciatura nesse novo lócus aumentou vertiginosamente nos últimos anos se tornando um ambiente profícuo para investigação, dadas suas peculiares características históricas, políticas e sociais. As pesquisas desenvolvidas a respeito dos cursos de formação de professores de Matemática neste lócus já nos apontam os rumos da formação ofertada, estabelecendo um estado do conhecimento. Observa-se uma formação não muito distante da já ofertada há décadas nas Universidades Federais, o que coloca em (re)discussão as reais motivações para a inserção de Licenciaturas nos Institutos Federais.
id UESB-6_1810c810b42bf4f9f919ebf98468f74a
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6632
network_acronym_str UESB-6
network_name_str Revista Binacional Brasil-Argentina
repository_id_str
spelling EL ESTADO DEL CONOCIMENTO SOBRE LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS EM INSTITUTOS FEDERALESTHE STATE OF KNOWLEDGE ABOUT THE TRAINING OF MATHEMATICS TEACHERS IN FEDERAL INSTITUTESO ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NOS INSTITUTOS FEDERAISTeacher trainingState of KnowledgeFederal InstitutesFederal NetworkFormación docenteEstado del conocimientoInstitutos FederalesRed FederalFormação de professoresEstado do conhecimentoInstitutos FederaisRede FederalO presente artigo é parte de uma pesquisa doutoral que tem como objeto de estudo o campo da Formação de Professores no Brasil, em particular a formação ofertada pelos Institutos Federais, criados em 2008. O número de cursos de Licenciatura nesse novo lócus aumentou vertiginosamente nos últimos anos se tornando um ambiente profícuo para investigação, dadas suas peculiares características históricas, políticas e sociais. As pesquisas desenvolvidas a respeito dos cursos de formação de professores de Matemática neste lócus já nos apontam os rumos da formação ofertada, estabelecendo um estado do conhecimento. Observa-se uma formação não muito distante da já ofertada há décadas nas Universidades Federais, o que coloca em (re)discussão as reais motivações para a inserção de Licenciaturas nos Institutos Federais.Este artículo es parte de una investigación doctoral que tiene como objeto de estudio el campo de la Formación Docente en Brasil, en particular la capacitación ofrecida por los Institutos Federales, creada en 2008. El número de cursos de pregrado en este nuevo locus ha aumentado dramáticamente en los últimos años convirtiéndose en un entorno fructífero para la investigación, dadas sus características históricas, políticas y sociales peculiares. Las investigaciones desarrolladas con respecto a los cursos de formación de profesores de matemáticas en este lugar ya nos indican la dirección de la formación ofrecida, estableciendo un estado de conocimiento. Hay una formación no muy lejos de lo que se ha ofrecido durante décadas en las Universidades Federales, que pone en (re) discusión las motivaciones reales para la inserción de títulos de licenciatura en los Institutos Federales.This article is part of a doctoral research that has as its object of study the field of Teacher Education in Brazil, in particular the training offered by the Federal Institutes, created in 2008. The number of Teaching courses in this new locus has increased dramatically in recent years, becoming a fruitful environment for research, given its peculiar historical, political and social characteristics. The researches developed regarding the mathematics teacher training courses in this locus already point us in the direction of the training offered, establishing a state of knowledge. There is a formation not far from what has been offered for decades at Federal Universities, which puts into (re) discussion the real motivations for the insertion of Teaching courses in Federal Institutes.Edições UESB2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/663210.22481/rbba.v9i1.6632Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 9 No. 1 (2020): Relações sociais de gênero e práticas educativas bem sucedidas; 189-218Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 9 n. 1 (2020): Relações sociais de gênero e práticas educativas bem sucedidas; 189-218Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 9 Núm. 1 (2020): Relações sociais de gênero e práticas educativas bem sucedidas; 189-2182316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6632/4862Copyright (c) 2020 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessDueli, Leandro de JesusPortugal, Maria Jesus SalinasSouza, Simone Ariomar de2021-05-10T20:19:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6632Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2021-05-10T20:19:38Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv EL ESTADO DEL CONOCIMENTO SOBRE LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS EM INSTITUTOS FEDERALES
THE STATE OF KNOWLEDGE ABOUT THE TRAINING OF MATHEMATICS TEACHERS IN FEDERAL INSTITUTES
O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS
title EL ESTADO DEL CONOCIMENTO SOBRE LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS EM INSTITUTOS FEDERALES
spellingShingle EL ESTADO DEL CONOCIMENTO SOBRE LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS EM INSTITUTOS FEDERALES
Dueli, Leandro de Jesus
Teacher training
State of Knowledge
Federal Institutes
Federal Network
Formación docente
Estado del conocimiento
Institutos Federales
Red Federal
Formação de professores
Estado do conhecimento
Institutos Federais
Rede Federal
title_short EL ESTADO DEL CONOCIMENTO SOBRE LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS EM INSTITUTOS FEDERALES
title_full EL ESTADO DEL CONOCIMENTO SOBRE LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS EM INSTITUTOS FEDERALES
title_fullStr EL ESTADO DEL CONOCIMENTO SOBRE LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS EM INSTITUTOS FEDERALES
title_full_unstemmed EL ESTADO DEL CONOCIMENTO SOBRE LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS EM INSTITUTOS FEDERALES
title_sort EL ESTADO DEL CONOCIMENTO SOBRE LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS EM INSTITUTOS FEDERALES
author Dueli, Leandro de Jesus
author_facet Dueli, Leandro de Jesus
Portugal, Maria Jesus Salinas
Souza, Simone Ariomar de
author_role author
author2 Portugal, Maria Jesus Salinas
Souza, Simone Ariomar de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dueli, Leandro de Jesus
Portugal, Maria Jesus Salinas
Souza, Simone Ariomar de
dc.subject.por.fl_str_mv Teacher training
State of Knowledge
Federal Institutes
Federal Network
Formación docente
Estado del conocimiento
Institutos Federales
Red Federal
Formação de professores
Estado do conhecimento
Institutos Federais
Rede Federal
topic Teacher training
State of Knowledge
Federal Institutes
Federal Network
Formación docente
Estado del conocimiento
Institutos Federales
Red Federal
Formação de professores
Estado do conhecimento
Institutos Federais
Rede Federal
description O presente artigo é parte de uma pesquisa doutoral que tem como objeto de estudo o campo da Formação de Professores no Brasil, em particular a formação ofertada pelos Institutos Federais, criados em 2008. O número de cursos de Licenciatura nesse novo lócus aumentou vertiginosamente nos últimos anos se tornando um ambiente profícuo para investigação, dadas suas peculiares características históricas, políticas e sociais. As pesquisas desenvolvidas a respeito dos cursos de formação de professores de Matemática neste lócus já nos apontam os rumos da formação ofertada, estabelecendo um estado do conhecimento. Observa-se uma formação não muito distante da já ofertada há décadas nas Universidades Federais, o que coloca em (re)discussão as reais motivações para a inserção de Licenciaturas nos Institutos Federais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6632
10.22481/rbba.v9i1.6632
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6632
identifier_str_mv 10.22481/rbba.v9i1.6632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6632/4862
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 9 No. 1 (2020): Relações sociais de gênero e práticas educativas bem sucedidas; 189-218
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 9 n. 1 (2020): Relações sociais de gênero e práticas educativas bem sucedidas; 189-218
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 9 Núm. 1 (2020): Relações sociais de gênero e práticas educativas bem sucedidas; 189-218
2316-1205
reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Binacional Brasil-Argentina
collection Revista Binacional Brasil-Argentina
repository.name.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rbba@uesb.edu.br||
_version_ 1797220470294052864