EL ESTADO DEL CONOCIMENTO SOBRE LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS EM INSTITUTOS FEDERALES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6632 |
Resumo: | O presente artigo é parte de uma pesquisa doutoral que tem como objeto de estudo o campo da Formação de Professores no Brasil, em particular a formação ofertada pelos Institutos Federais, criados em 2008. O número de cursos de Licenciatura nesse novo lócus aumentou vertiginosamente nos últimos anos se tornando um ambiente profícuo para investigação, dadas suas peculiares características históricas, políticas e sociais. As pesquisas desenvolvidas a respeito dos cursos de formação de professores de Matemática neste lócus já nos apontam os rumos da formação ofertada, estabelecendo um estado do conhecimento. Observa-se uma formação não muito distante da já ofertada há décadas nas Universidades Federais, o que coloca em (re)discussão as reais motivações para a inserção de Licenciaturas nos Institutos Federais. |
id |
UESB-6_1810c810b42bf4f9f919ebf98468f74a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6632 |
network_acronym_str |
UESB-6 |
network_name_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository_id_str |
|
spelling |
EL ESTADO DEL CONOCIMENTO SOBRE LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS EM INSTITUTOS FEDERALESTHE STATE OF KNOWLEDGE ABOUT THE TRAINING OF MATHEMATICS TEACHERS IN FEDERAL INSTITUTESO ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NOS INSTITUTOS FEDERAISTeacher trainingState of KnowledgeFederal InstitutesFederal NetworkFormación docenteEstado del conocimientoInstitutos FederalesRed FederalFormação de professoresEstado do conhecimentoInstitutos FederaisRede FederalO presente artigo é parte de uma pesquisa doutoral que tem como objeto de estudo o campo da Formação de Professores no Brasil, em particular a formação ofertada pelos Institutos Federais, criados em 2008. O número de cursos de Licenciatura nesse novo lócus aumentou vertiginosamente nos últimos anos se tornando um ambiente profícuo para investigação, dadas suas peculiares características históricas, políticas e sociais. As pesquisas desenvolvidas a respeito dos cursos de formação de professores de Matemática neste lócus já nos apontam os rumos da formação ofertada, estabelecendo um estado do conhecimento. Observa-se uma formação não muito distante da já ofertada há décadas nas Universidades Federais, o que coloca em (re)discussão as reais motivações para a inserção de Licenciaturas nos Institutos Federais.Este artículo es parte de una investigación doctoral que tiene como objeto de estudio el campo de la Formación Docente en Brasil, en particular la capacitación ofrecida por los Institutos Federales, creada en 2008. El número de cursos de pregrado en este nuevo locus ha aumentado dramáticamente en los últimos años convirtiéndose en un entorno fructífero para la investigación, dadas sus características históricas, políticas y sociales peculiares. Las investigaciones desarrolladas con respecto a los cursos de formación de profesores de matemáticas en este lugar ya nos indican la dirección de la formación ofrecida, estableciendo un estado de conocimiento. Hay una formación no muy lejos de lo que se ha ofrecido durante décadas en las Universidades Federales, que pone en (re) discusión las motivaciones reales para la inserción de títulos de licenciatura en los Institutos Federales.This article is part of a doctoral research that has as its object of study the field of Teacher Education in Brazil, in particular the training offered by the Federal Institutes, created in 2008. The number of Teaching courses in this new locus has increased dramatically in recent years, becoming a fruitful environment for research, given its peculiar historical, political and social characteristics. The researches developed regarding the mathematics teacher training courses in this locus already point us in the direction of the training offered, establishing a state of knowledge. There is a formation not far from what has been offered for decades at Federal Universities, which puts into (re) discussion the real motivations for the insertion of Teaching courses in Federal Institutes.Edições UESB2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/663210.22481/rbba.v9i1.6632Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 9 No. 1 (2020): Relações sociais de gênero e práticas educativas bem sucedidas; 189-218Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 9 n. 1 (2020): Relações sociais de gênero e práticas educativas bem sucedidas; 189-218Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 9 Núm. 1 (2020): Relações sociais de gênero e práticas educativas bem sucedidas; 189-2182316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6632/4862Copyright (c) 2020 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessDueli, Leandro de JesusPortugal, Maria Jesus SalinasSouza, Simone Ariomar de2021-05-10T20:19:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6632Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2021-05-10T20:19:38Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EL ESTADO DEL CONOCIMENTO SOBRE LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS EM INSTITUTOS FEDERALES THE STATE OF KNOWLEDGE ABOUT THE TRAINING OF MATHEMATICS TEACHERS IN FEDERAL INSTITUTES O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS |
title |
EL ESTADO DEL CONOCIMENTO SOBRE LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS EM INSTITUTOS FEDERALES |
spellingShingle |
EL ESTADO DEL CONOCIMENTO SOBRE LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS EM INSTITUTOS FEDERALES Dueli, Leandro de Jesus Teacher training State of Knowledge Federal Institutes Federal Network Formación docente Estado del conocimiento Institutos Federales Red Federal Formação de professores Estado do conhecimento Institutos Federais Rede Federal |
title_short |
EL ESTADO DEL CONOCIMENTO SOBRE LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS EM INSTITUTOS FEDERALES |
title_full |
EL ESTADO DEL CONOCIMENTO SOBRE LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS EM INSTITUTOS FEDERALES |
title_fullStr |
EL ESTADO DEL CONOCIMENTO SOBRE LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS EM INSTITUTOS FEDERALES |
title_full_unstemmed |
EL ESTADO DEL CONOCIMENTO SOBRE LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS EM INSTITUTOS FEDERALES |
title_sort |
EL ESTADO DEL CONOCIMENTO SOBRE LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS EM INSTITUTOS FEDERALES |
author |
Dueli, Leandro de Jesus |
author_facet |
Dueli, Leandro de Jesus Portugal, Maria Jesus Salinas Souza, Simone Ariomar de |
author_role |
author |
author2 |
Portugal, Maria Jesus Salinas Souza, Simone Ariomar de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dueli, Leandro de Jesus Portugal, Maria Jesus Salinas Souza, Simone Ariomar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teacher training State of Knowledge Federal Institutes Federal Network Formación docente Estado del conocimiento Institutos Federales Red Federal Formação de professores Estado do conhecimento Institutos Federais Rede Federal |
topic |
Teacher training State of Knowledge Federal Institutes Federal Network Formación docente Estado del conocimiento Institutos Federales Red Federal Formação de professores Estado do conhecimento Institutos Federais Rede Federal |
description |
O presente artigo é parte de uma pesquisa doutoral que tem como objeto de estudo o campo da Formação de Professores no Brasil, em particular a formação ofertada pelos Institutos Federais, criados em 2008. O número de cursos de Licenciatura nesse novo lócus aumentou vertiginosamente nos últimos anos se tornando um ambiente profícuo para investigação, dadas suas peculiares características históricas, políticas e sociais. As pesquisas desenvolvidas a respeito dos cursos de formação de professores de Matemática neste lócus já nos apontam os rumos da formação ofertada, estabelecendo um estado do conhecimento. Observa-se uma formação não muito distante da já ofertada há décadas nas Universidades Federais, o que coloca em (re)discussão as reais motivações para a inserção de Licenciaturas nos Institutos Federais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6632 10.22481/rbba.v9i1.6632 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6632 |
identifier_str_mv |
10.22481/rbba.v9i1.6632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6632/4862 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 9 No. 1 (2020): Relações sociais de gênero e práticas educativas bem sucedidas; 189-218 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 9 n. 1 (2020): Relações sociais de gênero e práticas educativas bem sucedidas; 189-218 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 9 Núm. 1 (2020): Relações sociais de gênero e práticas educativas bem sucedidas; 189-218 2316-1205 reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
collection |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbba@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797220470294052864 |