Ensino médio e educação profissionalizante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1485 |
Resumo: | Neste texto, ressaltamos que cabe a nós educadores analisarmos se a defesa do sistema de ensino médio integrado à Educação Profissional contribui para revigorar a dialética que pretende revolucionar todo o fracassado sistema nacional de Ensino Médio Regular, massivo e público; ou se - como pensam os autores - [...] a dialética tornar-se-ia mais vigorosa mediante a defesa unitária, direta e intransigente, de uma reforma radical do Ensino Médio Regular. Aproveitamos a oportunidade para discutir o prefácio que apresentamos no livro "Educação profissional: análise contextualizada", editado em 2005 pelo CEFET-Ce para reiterar que não concordamos com a profissionalização no âmbito do Ensino Médio entre 15 e 17 anos e que defendemos para os adolescentes dessa faixa etária, o direito a um ensino médio nacionalmente unitário, de cultura geral com elevada qualidade, para todos, sejam eles ricos ou pobres. Contudo, compreendemos que Ensino Médio Integrado é melhor do que o Ensino Médio Regular, não porque seja integrado, e sim, por outros fatores tais como: verbas; seleção; estrutura física; um tempo maior de estudo (quatro anos); professores mais satisfeitos; além de atividades formativas no contraturno etc. |
id |
UESB-6_269675d839fc25b42a149e6182813787 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1485 |
network_acronym_str |
UESB-6 |
network_name_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino médio e educação profissionalizanteEducação ProfissionalEducação e TrabalhoEnsino Médio IntegradoEnsino Médio RegularNeste texto, ressaltamos que cabe a nós educadores analisarmos se a defesa do sistema de ensino médio integrado à Educação Profissional contribui para revigorar a dialética que pretende revolucionar todo o fracassado sistema nacional de Ensino Médio Regular, massivo e público; ou se - como pensam os autores - [...] a dialética tornar-se-ia mais vigorosa mediante a defesa unitária, direta e intransigente, de uma reforma radical do Ensino Médio Regular. Aproveitamos a oportunidade para discutir o prefácio que apresentamos no livro "Educação profissional: análise contextualizada", editado em 2005 pelo CEFET-Ce para reiterar que não concordamos com a profissionalização no âmbito do Ensino Médio entre 15 e 17 anos e que defendemos para os adolescentes dessa faixa etária, o direito a um ensino médio nacionalmente unitário, de cultura geral com elevada qualidade, para todos, sejam eles ricos ou pobres. Contudo, compreendemos que Ensino Médio Integrado é melhor do que o Ensino Médio Regular, não porque seja integrado, e sim, por outros fatores tais como: verbas; seleção; estrutura física; um tempo maior de estudo (quatro anos); professores mais satisfeitos; além de atividades formativas no contraturno etc.Edições UESB2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1485Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 5 No. 1 e 2 (2016); 9-26Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 5 n. 1 e 2 (2016); 9-26Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 5 Núm. 1 e 2 (2016); 9-262316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1485/1281Nosella, PaoloGomes, Jarbas Maurícioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-02T15:34:31Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1485Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2017-10-02T15:34:31Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino médio e educação profissionalizante |
title |
Ensino médio e educação profissionalizante |
spellingShingle |
Ensino médio e educação profissionalizante Nosella, Paolo Educação Profissional Educação e Trabalho Ensino Médio Integrado Ensino Médio Regular |
title_short |
Ensino médio e educação profissionalizante |
title_full |
Ensino médio e educação profissionalizante |
title_fullStr |
Ensino médio e educação profissionalizante |
title_full_unstemmed |
Ensino médio e educação profissionalizante |
title_sort |
Ensino médio e educação profissionalizante |
author |
Nosella, Paolo |
author_facet |
Nosella, Paolo Gomes, Jarbas Maurício |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Jarbas Maurício |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nosella, Paolo Gomes, Jarbas Maurício |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional Educação e Trabalho Ensino Médio Integrado Ensino Médio Regular |
topic |
Educação Profissional Educação e Trabalho Ensino Médio Integrado Ensino Médio Regular |
description |
Neste texto, ressaltamos que cabe a nós educadores analisarmos se a defesa do sistema de ensino médio integrado à Educação Profissional contribui para revigorar a dialética que pretende revolucionar todo o fracassado sistema nacional de Ensino Médio Regular, massivo e público; ou se - como pensam os autores - [...] a dialética tornar-se-ia mais vigorosa mediante a defesa unitária, direta e intransigente, de uma reforma radical do Ensino Médio Regular. Aproveitamos a oportunidade para discutir o prefácio que apresentamos no livro "Educação profissional: análise contextualizada", editado em 2005 pelo CEFET-Ce para reiterar que não concordamos com a profissionalização no âmbito do Ensino Médio entre 15 e 17 anos e que defendemos para os adolescentes dessa faixa etária, o direito a um ensino médio nacionalmente unitário, de cultura geral com elevada qualidade, para todos, sejam eles ricos ou pobres. Contudo, compreendemos que Ensino Médio Integrado é melhor do que o Ensino Médio Regular, não porque seja integrado, e sim, por outros fatores tais como: verbas; seleção; estrutura física; um tempo maior de estudo (quatro anos); professores mais satisfeitos; além de atividades formativas no contraturno etc. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1485 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1485/1281 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 5 No. 1 e 2 (2016); 9-26 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 5 n. 1 e 2 (2016); 9-26 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 5 Núm. 1 e 2 (2016); 9-26 2316-1205 reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
collection |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbba@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797220469752987648 |