Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio : a perda do caráter profissionalizante?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gusmão, Claudio Alexandre
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20249
http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.20249
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação, 2016.
id UNB_2b5bea673dd399f5dcb9446740a35415
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/20249
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio : a perda do caráter profissionalizante?Ensino integradoMotivação na educaçãoEnsino médioDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação, 2016.Esta dissertação pesquisou o fenômeno da Perda do Caráter Profissionalizante da Modalidade Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio nas Instituições Federais Profissionalizantes presente nas experiências de integração com a Lei 5.692/71 e o Decreto 5.154/04. O estudo evidenciou em sua análise a forte característica propedêutica da modalidade integrada, o desinteresse da clientela pela habilitação profissional e também o descuido com o estágio supervisionado, evidenciando a perda do caráter profissionalizante da política pública do ensino integrado. Além da análise de caráter mais geral feita a partir dos resultados de pesquisas desenvolvidas sobre essa modalidade, foi realizada também, uma pesquisa de campo no IFNMG-Januária, com a hipótese de que o fenômeno também ocorria na Instituição. A referida pesquisa, de abordagem mista explanatória sequencial, constatou a perda do caráter profissionalizante no ensino integrado da Instituição, ainda mais acentuadamente, no curso integrado de estágio supervisionado não obrigatório (opcional). Por fim, diante da constatação da importância do estágio supervisionado percebida na pesquisa de campo para o resgate do caráter profissionalizante da política pública e, para assegurar o caráter profissional da dissertação, foi elaborado um Produto Técnico contendo Orientações para Implantação e Execução do Estágio Supervisionado em cursos técnicos integrados do IFNMG para auxiliar no debatee aprimoramento da política de estágio praticada nas Instituições que ofertam o ensino integrado. Tal proposta objetiva valorizar esse importante componente curricular integrador, consolidando o caráter profissionalizante da política pública assim como está consolidado o caráter propedêutico, em uma perspectiva onde a formação para a cidadania se integra, organicamente, à formação para o trabalho.This dissertation researched the phenomenon of loss of professionalizing character of Technical Education modality integrated to High School at Professionalizing Federal Institutions, present in the integration experiences with the Law 5.692/71 and Decree 5.154/04. The study showed in its analysis a strong propaedeutic feature of integrated modality, the lack of interest of students by professional qualification and also the carelessness with the supervised training, evidencing the loss of professionalizing character of Public Policy of Integrated Education. Beyond the general analysis made from developed research results on this modality, it was also carried out a field research at IFNMG-Januária, with the hypothesis that the phenomenon also occurred in the institution. Such research, of mixed sequential explanatory approach, found the loss of professionalizing character in integrated Education of Institution, even more sharply in integrated course of supervised training not required (optional). Finally, front of awareness of supervised training importance perceived in field research to the rescue of the professionalizing character of public policy and to ensure the professional character of the dissertation, it was designed a Technical Product containing Guidelines for the Implementation and Execution of Supervised Training in integrated technical courses from IFNMG to assist in the discussion and improvement of supervised training policy practiced in the institutions that offer the integrated teaching. Such proposal aims to value this important integrator curricular component, consolidating the professionalizing character of public policy as it is consolidated the propaedeutic character, in a perspective where training for citizenship integrates organically, training for the job.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalCarvalho, Olgamir Francisco deGusmão, Claudio Alexandre2016-05-15T14:12:08Z2016-05-15T14:12:08Z2016-05-152016-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUSMÃO, Claudio Alexandre. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio: a perda do caráter profissionalizante?. 2016. 181 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20249http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.20249A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-11-23T18:40:26Zoai:repositorio.unb.br:10482/20249Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-11-23T18:40:26Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio : a perda do caráter profissionalizante?
title Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio : a perda do caráter profissionalizante?
spellingShingle Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio : a perda do caráter profissionalizante?
Gusmão, Claudio Alexandre
Ensino integrado
Motivação na educação
Ensino médio
title_short Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio : a perda do caráter profissionalizante?
title_full Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio : a perda do caráter profissionalizante?
title_fullStr Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio : a perda do caráter profissionalizante?
title_full_unstemmed Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio : a perda do caráter profissionalizante?
title_sort Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio : a perda do caráter profissionalizante?
author Gusmão, Claudio Alexandre
author_facet Gusmão, Claudio Alexandre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Olgamir Francisco de
dc.contributor.author.fl_str_mv Gusmão, Claudio Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino integrado
Motivação na educação
Ensino médio
topic Ensino integrado
Motivação na educação
Ensino médio
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-15T14:12:08Z
2016-05-15T14:12:08Z
2016-05-15
2016-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUSMÃO, Claudio Alexandre. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio: a perda do caráter profissionalizante?. 2016. 181 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/20249
http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.20249
identifier_str_mv GUSMÃO, Claudio Alexandre. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio: a perda do caráter profissionalizante?. 2016. 181 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/20249
http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.20249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508406301523968