INTEGRANDO DE FORMA DIALOGICO-PROBLEMATIZADORA AS ARTES NO STEAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernández, Edgardo Gustavo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Bastos, Fábio da Purificação, Abegg, Ilse, Peres Angotti, José André, Penna Corte Real, Márcio, Duarte José, Wagner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13733
Resumo: A preocupação temática nas últimas décadas de trabalho docente no ensino superior, no âmbito da formação inicial de professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, tem sido a iniciação à docência investigativa na perspectiva da Educação como Prática da Liberdade (EPL). Como docentes universitários(a)s, nossa prática profissional tem sido colaborativa e mediada por tecnologias criativas educacionais em rede, nas duas últimas décadas com o Moodle. O foco desta se alinha com o movimento STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) na interface universidade-escola básica, com problematização segundo PBL (Problem-Based Learning) e conceitual-unificadora (regularidades-transformações e escala-energia). Temos pesquisado ativamente uma metodologia do ensino ancorada no tripé STEAM, PBL e EPL, mediado tecnologicamente pelo bloco CLPMtool e Wiki do Moodle, como estratégia dialógico-problematizadoras no âmbito de uma disciplina complementar de graduação (DCG). Os resultados obtidos, oriundos de pesquisa-ação emancipatória potencializaram a parametrização e sistematização didático-metodológica das atividades de estudo hipermidiática.
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Temos pesquisado ativamente uma metodologia do ensino ancorada no tripé STEAM, PBL e EPL, mediado tecnologicamente pelo bloco CLPMtool e Wiki do Moodle, como estratégia dialógico-problematizadoras no âmbito de uma disciplina complementar de graduação (DCG). Os resultados obtidos, oriundos de pesquisa-ação emancipatória potencializaram a parametrização e sistematização didático-metodológica das atividades de estudo hipermidiática.The thematic preoccupation in the last decades of teaching work in higher education, within the scope of the initial training of teachers of Natural Sciences and their Technologies, has been the initiation to investigative teaching from the perspective of Education as the Practice of Freedom (EPF). As university professors, our professional practice has been collaborative and mediated by creative networked educational technologies, in the last two decades with Moodle. Its focus is aligned with the STEAM movement (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) in the university-primary school interface, with problematization according to PBL (Problem-Based Learning) and conceptual-unifying (regularities-transformations and scale-energy ). We have been actively researching a teaching methodology anchored on the tripod STEAM, PBL and EPF, technologically mediated by the CLPMtool block and Moodle Wiki, as a dialogic-problematizing strategy within the scope of a complementary undergraduate course. The results obtained, arising from emancipatory action-research, potentiated the parameterization and didactic-methodological systematization of hypermedia study activities.La preocupación temática en las últimas décadas del quehacer docente en la educación superior, en el ámbito de la formación inicial de los docentes de Ciencias Naturales y sus Tecnologías, ha sido la iniciación a la docencia investigativa desde la perspectiva de la Educación como Práctica de la Libertad (EPL). Como docentes universitarios, nuestra práctica profesional ha sido colaborativa y mediada por tecnologías educativas creativas en red, en las últimas dos décadas con Moodle. Su enfoque está alineado con el movimiento STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) en la interfaz universidad-escuela primaria, con problematización según PBL (Problem-Based Learning) y conceptual-unificador (regularidades-transformaciones y escala-energía). ). Hemos estado investigando activamente una metodología de enseñanza anclada en el trípode STEAM, PBL y EPL, mediada tecnológicamente por el bloque CLPMtool y Moodle Wiki, como estrategia dialógico-problematizadora en el ámbito de una carrera complementaria. Los resultados obtenidos, provenientes de la investigación-acción emancipatoria, potenciaron la parametrización y sistematización didáctico-metodológica de las actividades de estudio hipermedia.Edições UESB2023-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1373310.22481/rbba.v12i02.13733Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 12 No. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 72-87Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 12 n. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 72-87Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 12 Núm. 02 (2023): Ensino e aprendizagem nas áreas STEM: desafios em tempos de disrupções do mundo acadêmico e educacional; 72-872316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/13733/8213Copyright (c) 2023 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernández, Edgardo Gustavode Bastos, Fábio da PurificaçãoAbegg, IlsePeres Angotti, José AndréPenna Corte Real, MárcioDuarte José, Wagner2023-12-10T14:17:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/13733Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2023-12-10T14:17:50Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
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