A educação escolar como mediadora entre a riqueza cultural humana e a formação dos indivíduos
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1466 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo elucidar as relações existentes entre os conteúdos escolares e a prática social humana, cujo principal fundamento de análise é o conceito de educação como mediação da prática social presente na Pedagogia Histórico-Crítica. Para tanto, realizou-se um estudo teórico subsidiado por ideias defendidas pelos principais teóricos da área, ao mesmo tempo em que se empreendeu uma crítica às denominadas pedagogias do "aprender a aprender", presentes nas concepções pós-modernas na educação, que valorizam a prática cotidiana na atividade educativa e limitam a formação dos sujeitos em sua cotidianidade alienante. Conclui-se, portanto, que privilegiar a prática cotidiana na educação escolar é uma tendência dessas vertentes neoliberais burguesas e, para superá-las, entende-se como necessário um currículo escolar pautado naquilo que propõe a Pedagogia Histórico-Crítica, com vista à transmissão dos conhecimentos mais elaborados, a saber: as ciências, as artes e a filosofia, de modo a compreender a educação como atividade mediadora da prática social dos indivíduos. |
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A educação escolar como mediadora entre a riqueza cultural humana e a formação dos indivíduosPedagogia Histórico-CríticaEducação EscolarPrática SocialO presente estudo tem como objetivo elucidar as relações existentes entre os conteúdos escolares e a prática social humana, cujo principal fundamento de análise é o conceito de educação como mediação da prática social presente na Pedagogia Histórico-Crítica. Para tanto, realizou-se um estudo teórico subsidiado por ideias defendidas pelos principais teóricos da área, ao mesmo tempo em que se empreendeu uma crítica às denominadas pedagogias do "aprender a aprender", presentes nas concepções pós-modernas na educação, que valorizam a prática cotidiana na atividade educativa e limitam a formação dos sujeitos em sua cotidianidade alienante. Conclui-se, portanto, que privilegiar a prática cotidiana na educação escolar é uma tendência dessas vertentes neoliberais burguesas e, para superá-las, entende-se como necessário um currículo escolar pautado naquilo que propõe a Pedagogia Histórico-Crítica, com vista à transmissão dos conhecimentos mais elaborados, a saber: as ciências, as artes e a filosofia, de modo a compreender a educação como atividade mediadora da prática social dos indivíduos.Edições UESB2020-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1466Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 4 No. 2 (2015); 9-22Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 4 n. 2 (2015); 9-22Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 4 Núm. 2 (2015); 9-222316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1466/1268dos Santos, Igor Sampaio PinhoLavoura, Tiago Nicolainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-25T17:21:49Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1466Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2017-09-25T17:21:49Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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