UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
DOI: | 10.21439/conexoes.v17i0.2340 |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2340 |
Resumo: | Este trabalho analisa a educação escolar pública brasileira, com base na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) no que se refere às contradições entre a função social da escola pública e as políticas educacionais neoliberais. A análise foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica do tipo narrativa, tomando como principais referenciais teóricos Saviani (1999; 2012; 2020) e outros autores como Frigotto (2006) e Young (2009). Abordam-se os desafios e as perspectivas da escola pública brasileira, levando-se em consideração as políticas públicas educacionais do modelo econômico neoliberal. A discussão centra-se na função social da escola pública brasileira, as limitações impostas pelo capital, as possibilidades de atuação e transformação da realidade, as contradições entre o capital e a educação pública etc. Neste sentido, apontam-se alguns caminhos para o trabalho educacional a ser desenvolvido pela escola pública, embasados nos pressupostos da PHC, como a garantia da oferta da cultura e do conhecimento historicamente acumulados, do currículo como elemento central para que as classes trabalhadoras possam acessar e dominar os meios de produção, além da problematização curricular acerca da formação humana e formação para o mundo do trabalho. |
id |
IFCE-1_ce677f3bc999b93dbba7365538bd534f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2340 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
spelling |
UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMOFUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLAPEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICACURRÍCULOEste trabalho analisa a educação escolar pública brasileira, com base na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) no que se refere às contradições entre a função social da escola pública e as políticas educacionais neoliberais. A análise foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica do tipo narrativa, tomando como principais referenciais teóricos Saviani (1999; 2012; 2020) e outros autores como Frigotto (2006) e Young (2009). Abordam-se os desafios e as perspectivas da escola pública brasileira, levando-se em consideração as políticas públicas educacionais do modelo econômico neoliberal. A discussão centra-se na função social da escola pública brasileira, as limitações impostas pelo capital, as possibilidades de atuação e transformação da realidade, as contradições entre o capital e a educação pública etc. Neste sentido, apontam-se alguns caminhos para o trabalho educacional a ser desenvolvido pela escola pública, embasados nos pressupostos da PHC, como a garantia da oferta da cultura e do conhecimento historicamente acumulados, do currículo como elemento central para que as classes trabalhadoras possam acessar e dominar os meios de produção, além da problematização curricular acerca da formação humana e formação para o mundo do trabalho.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2023-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionREVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO TIPO NARRATIVAapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/234010.21439/conexoes.v17i0.2340Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 17 (2023); e022001Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022001Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022001Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 17 (2023); e022001Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e022001Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 17 (2023); e0220012176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2340/1630Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes de Medeiros, Francisca ValkiriaMorais Feitosa, Antonio AugustoMorais Feitosa, Antonio AugustoRibeiro da Silva, José RonaldoRibeiro da Silva, José Ronaldo2024-02-08T16:05:14Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2340Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2024-02-08T16:05:14Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO |
title |
UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO |
spellingShingle |
UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO Gomes de Medeiros, Francisca Valkiria FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA CURRÍCULO Gomes de Medeiros, Francisca Valkiria FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA CURRÍCULO |
title_short |
UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO |
title_full |
UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO |
title_fullStr |
UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO |
title_full_unstemmed |
UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO |
title_sort |
UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO |
author |
Gomes de Medeiros, Francisca Valkiria |
author_facet |
Gomes de Medeiros, Francisca Valkiria Gomes de Medeiros, Francisca Valkiria Morais Feitosa, Antonio Augusto Ribeiro da Silva, José Ronaldo Morais Feitosa, Antonio Augusto Ribeiro da Silva, José Ronaldo |
author_role |
author |
author2 |
Morais Feitosa, Antonio Augusto Ribeiro da Silva, José Ronaldo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes de Medeiros, Francisca Valkiria Morais Feitosa, Antonio Augusto Morais Feitosa, Antonio Augusto Ribeiro da Silva, José Ronaldo Ribeiro da Silva, José Ronaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA CURRÍCULO |
topic |
FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA CURRÍCULO |
description |
Este trabalho analisa a educação escolar pública brasileira, com base na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) no que se refere às contradições entre a função social da escola pública e as políticas educacionais neoliberais. A análise foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica do tipo narrativa, tomando como principais referenciais teóricos Saviani (1999; 2012; 2020) e outros autores como Frigotto (2006) e Young (2009). Abordam-se os desafios e as perspectivas da escola pública brasileira, levando-se em consideração as políticas públicas educacionais do modelo econômico neoliberal. A discussão centra-se na função social da escola pública brasileira, as limitações impostas pelo capital, as possibilidades de atuação e transformação da realidade, as contradições entre o capital e a educação pública etc. Neste sentido, apontam-se alguns caminhos para o trabalho educacional a ser desenvolvido pela escola pública, embasados nos pressupostos da PHC, como a garantia da oferta da cultura e do conhecimento historicamente acumulados, do currículo como elemento central para que as classes trabalhadoras possam acessar e dominar os meios de produção, além da problematização curricular acerca da formação humana e formação para o mundo do trabalho. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO TIPO NARRATIVA |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2340 10.21439/conexoes.v17i0.2340 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2340 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v17i0.2340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2340/1630 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 17 (2023); e022001 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022001 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022001 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 17 (2023); e022001 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e022001 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 17 (2023); e022001 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1822176317304471552 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21439/conexoes.v17i0.2340 |