UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes de Medeiros, Francisca Valkiria
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Morais Feitosa, Antonio Augusto, Ribeiro da Silva, José Ronaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
DOI: 10.21439/conexoes.v17i0.2340
Texto Completo: https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2340
Resumo: Este trabalho analisa a educação escolar pública brasileira, com base na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) no que se refere às contradições entre a função social da escola pública e as políticas educacionais neoliberais. A análise foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica do tipo narrativa, tomando como principais referenciais teóricos Saviani (1999; 2012; 2020) e outros autores como Frigotto (2006) e Young (2009). Abordam-se os desafios e as perspectivas da escola pública brasileira, levando-se em consideração as políticas públicas educacionais do modelo econômico neoliberal. A discussão centra-se na função social da escola pública brasileira, as limitações impostas pelo capital, as possibilidades de atuação e transformação da realidade, as contradições entre o capital e a educação pública etc. Neste sentido, apontam-se alguns caminhos para o trabalho educacional a ser desenvolvido pela escola pública, embasados nos pressupostos da PHC, como a garantia da oferta da cultura e do conhecimento historicamente acumulados, do currículo como elemento central para que as classes trabalhadoras possam acessar e dominar os meios de produção, além da problematização curricular acerca da formação humana e formação para o mundo do trabalho.
id IFCE-1_ce677f3bc999b93dbba7365538bd534f
oai_identifier_str oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2340
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
spelling UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMOFUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLAPEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICACURRÍCULOEste trabalho analisa a educação escolar pública brasileira, com base na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) no que se refere às contradições entre a função social da escola pública e as políticas educacionais neoliberais. A análise foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica do tipo narrativa, tomando como principais referenciais teóricos Saviani (1999; 2012; 2020) e outros autores como Frigotto (2006) e Young (2009). Abordam-se os desafios e as perspectivas da escola pública brasileira, levando-se em consideração as políticas públicas educacionais do modelo econômico neoliberal. A discussão centra-se na função social da escola pública brasileira, as limitações impostas pelo capital, as possibilidades de atuação e transformação da realidade, as contradições entre o capital e a educação pública etc. Neste sentido, apontam-se alguns caminhos para o trabalho educacional a ser desenvolvido pela escola pública, embasados nos pressupostos da PHC, como a garantia da oferta da cultura e do conhecimento historicamente acumulados, do currículo como elemento central para que as classes trabalhadoras possam acessar e dominar os meios de produção, além da problematização curricular acerca da formação humana e formação para o mundo do trabalho.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2023-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionREVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO TIPO NARRATIVAapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/234010.21439/conexoes.v17i0.2340Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 17 (2023); e022001Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022001Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022001Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 17 (2023); e022001Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e022001Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 17 (2023); e0220012176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2340/1630Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes de Medeiros, Francisca ValkiriaMorais Feitosa, Antonio AugustoMorais Feitosa, Antonio AugustoRibeiro da Silva, José RonaldoRibeiro da Silva, José Ronaldo2024-02-08T16:05:14Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2340Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2024-02-08T16:05:14Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO
title UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO
spellingShingle UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO
UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO
Gomes de Medeiros, Francisca Valkiria
FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
CURRÍCULO
Gomes de Medeiros, Francisca Valkiria
FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
CURRÍCULO
title_short UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO
title_full UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO
title_fullStr UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO
UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO
title_full_unstemmed UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO
UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO
title_sort UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA ACERCA DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO
author Gomes de Medeiros, Francisca Valkiria
author_facet Gomes de Medeiros, Francisca Valkiria
Gomes de Medeiros, Francisca Valkiria
Morais Feitosa, Antonio Augusto
Ribeiro da Silva, José Ronaldo
Morais Feitosa, Antonio Augusto
Ribeiro da Silva, José Ronaldo
author_role author
author2 Morais Feitosa, Antonio Augusto
Ribeiro da Silva, José Ronaldo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes de Medeiros, Francisca Valkiria
Morais Feitosa, Antonio Augusto
Morais Feitosa, Antonio Augusto
Ribeiro da Silva, José Ronaldo
Ribeiro da Silva, José Ronaldo
dc.subject.por.fl_str_mv FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
CURRÍCULO
topic FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
CURRÍCULO
description Este trabalho analisa a educação escolar pública brasileira, com base na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) no que se refere às contradições entre a função social da escola pública e as políticas educacionais neoliberais. A análise foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica do tipo narrativa, tomando como principais referenciais teóricos Saviani (1999; 2012; 2020) e outros autores como Frigotto (2006) e Young (2009). Abordam-se os desafios e as perspectivas da escola pública brasileira, levando-se em consideração as políticas públicas educacionais do modelo econômico neoliberal. A discussão centra-se na função social da escola pública brasileira, as limitações impostas pelo capital, as possibilidades de atuação e transformação da realidade, as contradições entre o capital e a educação pública etc. Neste sentido, apontam-se alguns caminhos para o trabalho educacional a ser desenvolvido pela escola pública, embasados nos pressupostos da PHC, como a garantia da oferta da cultura e do conhecimento historicamente acumulados, do currículo como elemento central para que as classes trabalhadoras possam acessar e dominar os meios de produção, além da problematização curricular acerca da formação humana e formação para o mundo do trabalho.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO TIPO NARRATIVA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2340
10.21439/conexoes.v17i0.2340
url https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2340
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v17i0.2340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2340/1630
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 17 (2023); e022001
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022001
Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 17 (2023); e022001
Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 17 (2023); e022001
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 17 (2023); e022001
Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 17 (2023); e022001
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1822176317304471552
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.21439/conexoes.v17i0.2340