ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eugenio, Benedito
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Freire dos Santos, Juliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10784
Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar quais as tendências das práticas de ensino em pesquisas com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Brasil.  Para tanto, foi realizada uma Revisão Sistemática da literatura no período de 2010 a 2020.  O corpus de análise é constituído por três periódicos de referência na Área de Ensino, a saber: Alexandria, Ensaio e IENCI. A análise dos artigos selecionados foi realizada com base nas três formas em que o enfoque CTS aparece nos currículos, conforme proposta de Lujan Lopes (1996). Do total de trabalhos mapeados, verificamos que 60% deles caracterizaram-se por “Enxerto CTS”, 40% por “Ciência por meio de CTS” e nenhum trabalho por “Programas Puros CTS”. Quanto às temáticas escolhidas para serem trabalhadas, observou-se que estão em consonância com os temas agrupados por Towse (1986) e classificados por Bybee (1987), com grande influência em temas ambientais, o que configura uma preocupação cada vez maior com o meio ambiente e os impactos gerados pela ação humana.
id UESB-6_c47cfd310d8635753b5aca4a0cb73592
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10784
network_acronym_str UESB-6
network_name_str Revista Binacional Brasil-Argentina
repository_id_str
spelling ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2020Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)CurrículosEnsino de ciênciasCiencia, Tecnología y Sociedad (CTS)CurriculosEnseñanza de ciênciasScience, Technology and Society (CTS)CurriculumScience teachingEste artigo tem como objetivo investigar quais as tendências das práticas de ensino em pesquisas com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Brasil.  Para tanto, foi realizada uma Revisão Sistemática da literatura no período de 2010 a 2020.  O corpus de análise é constituído por três periódicos de referência na Área de Ensino, a saber: Alexandria, Ensaio e IENCI. A análise dos artigos selecionados foi realizada com base nas três formas em que o enfoque CTS aparece nos currículos, conforme proposta de Lujan Lopes (1996). Do total de trabalhos mapeados, verificamos que 60% deles caracterizaram-se por “Enxerto CTS”, 40% por “Ciência por meio de CTS” e nenhum trabalho por “Programas Puros CTS”. Quanto às temáticas escolhidas para serem trabalhadas, observou-se que estão em consonância com os temas agrupados por Towse (1986) e classificados por Bybee (1987), com grande influência em temas ambientais, o que configura uma preocupação cada vez maior com o meio ambiente e os impactos gerados pela ação humana.Este artículo tiene como objetivo investigar las tendencias en las prácticas docentes en investigación con enfoque en Ciencia, Tecnología y Sociedad (CTS) en Brasil. Para ello, se realizó una Revisión Sistemática de la literatura en el período de 2010 a 2020. El corpus de análisis consta de tres revistas de referencia en el Área de Enseñanza, a saber: Alejandría, Ensaio e IENCI. El análisis de los artículos seleccionados se realizó a partir de las tres formas en que el enfoque CTS aparece en los currículos, tal como lo propone Lujan Lopes (1996). Del total de obras mapeadas, encontramos que el 60% de ellas se caracterizaron por “CTS Graft”, el 40% por “Ciencia a través de CTS” y ninguna obra por “Programas Puros CTS”. En cuanto a los temas elegidos para trabajar, se observó que están en línea con los temas agrupados por Towse (1986) y clasificados por Bybee (1987), con gran influencia en los temas ambientales, lo que configura una creciente preocupación por el medio ambiente. El medio ambiente y los impactos generados por la acción humana.This article aims to investigate the trends in teaching practices in research focusing on Science, Technology and Society (CTS) in Brazil. For that, a Systematic Review of the literature was carried out in the period from 2010 to 2020. The corpus of analysis consists of three reference journals in the Teaching Area, namely: Alexandria, Ensaio and IENCI. The analysis of the selected articles was carried out based on the three ways in which the STS approach appears in the curricula, as proposed by Lujan Lopes (1996). Of the total number of works mapped, we found that 60% of them were characterized by “CTS Graft”, 40% by “Science through CTS” and no work by “Programas Puros CTS”. As for the themes chosen to be worked on, it was observed that they are in line with the themes grouped by Towse (1986) and classified by Bybee (1987), with great influence on environmental themes, which configures an increasing concern with the environment. environment and the impacts generated by human action.Edições UESB2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1078410.22481/rbba.v11i01.10784Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 11 No. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 73-91Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 11 n. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 73-91Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 11 Núm. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 73-912316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10784/6841Copyright (c) 2022 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEugenio, BeneditoFreire dos Santos, Juliane 2022-06-01T13:15:04Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10784Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2022-06-01T13:15:04Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2020
title ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2020
spellingShingle ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2020
Eugenio, Benedito
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Currículos
Ensino de ciências
Ciencia, Tecnología y Sociedad (CTS)
Curriculos
Enseñanza de ciências
Science, Technology and Society (CTS)
Curriculum
Science teaching
title_short ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2020
title_full ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2020
title_fullStr ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2020
title_full_unstemmed ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2020
title_sort ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2020
author Eugenio, Benedito
author_facet Eugenio, Benedito
Freire dos Santos, Juliane
author_role author
author2 Freire dos Santos, Juliane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eugenio, Benedito
Freire dos Santos, Juliane
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Currículos
Ensino de ciências
Ciencia, Tecnología y Sociedad (CTS)
Curriculos
Enseñanza de ciências
Science, Technology and Society (CTS)
Curriculum
Science teaching
topic Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Currículos
Ensino de ciências
Ciencia, Tecnología y Sociedad (CTS)
Curriculos
Enseñanza de ciências
Science, Technology and Society (CTS)
Curriculum
Science teaching
description Este artigo tem como objetivo investigar quais as tendências das práticas de ensino em pesquisas com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Brasil.  Para tanto, foi realizada uma Revisão Sistemática da literatura no período de 2010 a 2020.  O corpus de análise é constituído por três periódicos de referência na Área de Ensino, a saber: Alexandria, Ensaio e IENCI. A análise dos artigos selecionados foi realizada com base nas três formas em que o enfoque CTS aparece nos currículos, conforme proposta de Lujan Lopes (1996). Do total de trabalhos mapeados, verificamos que 60% deles caracterizaram-se por “Enxerto CTS”, 40% por “Ciência por meio de CTS” e nenhum trabalho por “Programas Puros CTS”. Quanto às temáticas escolhidas para serem trabalhadas, observou-se que estão em consonância com os temas agrupados por Towse (1986) e classificados por Bybee (1987), com grande influência em temas ambientais, o que configura uma preocupação cada vez maior com o meio ambiente e os impactos gerados pela ação humana.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10784
10.22481/rbba.v11i01.10784
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10784
identifier_str_mv 10.22481/rbba.v11i01.10784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10784/6841
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 11 No. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 73-91
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 11 n. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 73-91
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 11 Núm. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 73-91
2316-1205
reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Binacional Brasil-Argentina
collection Revista Binacional Brasil-Argentina
repository.name.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rbba@uesb.edu.br||
_version_ 1797220470934732800