ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2020
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10784 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo investigar quais as tendências das práticas de ensino em pesquisas com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Brasil. Para tanto, foi realizada uma Revisão Sistemática da literatura no período de 2010 a 2020. O corpus de análise é constituído por três periódicos de referência na Área de Ensino, a saber: Alexandria, Ensaio e IENCI. A análise dos artigos selecionados foi realizada com base nas três formas em que o enfoque CTS aparece nos currículos, conforme proposta de Lujan Lopes (1996). Do total de trabalhos mapeados, verificamos que 60% deles caracterizaram-se por “Enxerto CTS”, 40% por “Ciência por meio de CTS” e nenhum trabalho por “Programas Puros CTS”. Quanto às temáticas escolhidas para serem trabalhadas, observou-se que estão em consonância com os temas agrupados por Towse (1986) e classificados por Bybee (1987), com grande influência em temas ambientais, o que configura uma preocupação cada vez maior com o meio ambiente e os impactos gerados pela ação humana. |
id |
UESB-6_c47cfd310d8635753b5aca4a0cb73592 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10784 |
network_acronym_str |
UESB-6 |
network_name_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository_id_str |
|
spelling |
ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2020Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)CurrículosEnsino de ciênciasCiencia, Tecnología y Sociedad (CTS)CurriculosEnseñanza de ciênciasScience, Technology and Society (CTS)CurriculumScience teachingEste artigo tem como objetivo investigar quais as tendências das práticas de ensino em pesquisas com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Brasil. Para tanto, foi realizada uma Revisão Sistemática da literatura no período de 2010 a 2020. O corpus de análise é constituído por três periódicos de referência na Área de Ensino, a saber: Alexandria, Ensaio e IENCI. A análise dos artigos selecionados foi realizada com base nas três formas em que o enfoque CTS aparece nos currículos, conforme proposta de Lujan Lopes (1996). Do total de trabalhos mapeados, verificamos que 60% deles caracterizaram-se por “Enxerto CTS”, 40% por “Ciência por meio de CTS” e nenhum trabalho por “Programas Puros CTS”. Quanto às temáticas escolhidas para serem trabalhadas, observou-se que estão em consonância com os temas agrupados por Towse (1986) e classificados por Bybee (1987), com grande influência em temas ambientais, o que configura uma preocupação cada vez maior com o meio ambiente e os impactos gerados pela ação humana.Este artículo tiene como objetivo investigar las tendencias en las prácticas docentes en investigación con enfoque en Ciencia, Tecnología y Sociedad (CTS) en Brasil. Para ello, se realizó una Revisión Sistemática de la literatura en el período de 2010 a 2020. El corpus de análisis consta de tres revistas de referencia en el Área de Enseñanza, a saber: Alejandría, Ensaio e IENCI. El análisis de los artículos seleccionados se realizó a partir de las tres formas en que el enfoque CTS aparece en los currículos, tal como lo propone Lujan Lopes (1996). Del total de obras mapeadas, encontramos que el 60% de ellas se caracterizaron por “CTS Graft”, el 40% por “Ciencia a través de CTS” y ninguna obra por “Programas Puros CTS”. En cuanto a los temas elegidos para trabajar, se observó que están en línea con los temas agrupados por Towse (1986) y clasificados por Bybee (1987), con gran influencia en los temas ambientales, lo que configura una creciente preocupación por el medio ambiente. El medio ambiente y los impactos generados por la acción humana.This article aims to investigate the trends in teaching practices in research focusing on Science, Technology and Society (CTS) in Brazil. For that, a Systematic Review of the literature was carried out in the period from 2010 to 2020. The corpus of analysis consists of three reference journals in the Teaching Area, namely: Alexandria, Ensaio and IENCI. The analysis of the selected articles was carried out based on the three ways in which the STS approach appears in the curricula, as proposed by Lujan Lopes (1996). Of the total number of works mapped, we found that 60% of them were characterized by “CTS Graft”, 40% by “Science through CTS” and no work by “Programas Puros CTS”. As for the themes chosen to be worked on, it was observed that they are in line with the themes grouped by Towse (1986) and classified by Bybee (1987), with great influence on environmental themes, which configures an increasing concern with the environment. environment and the impacts generated by human action.Edições UESB2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1078410.22481/rbba.v11i01.10784Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 11 No. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 73-91Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 11 n. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 73-91Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 11 Núm. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 73-912316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10784/6841Copyright (c) 2022 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEugenio, BeneditoFreire dos Santos, Juliane 2022-06-01T13:15:04Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/10784Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2022-06-01T13:15:04Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2020 |
title |
ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2020 |
spellingShingle |
ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2020 Eugenio, Benedito Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) Currículos Ensino de ciências Ciencia, Tecnología y Sociedad (CTS) Curriculos Enseñanza de ciências Science, Technology and Society (CTS) Curriculum Science teaching |
title_short |
ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2020 |
title_full |
ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2020 |
title_fullStr |
ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2020 |
title_full_unstemmed |
ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2020 |
title_sort |
ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2020 |
author |
Eugenio, Benedito |
author_facet |
Eugenio, Benedito Freire dos Santos, Juliane |
author_role |
author |
author2 |
Freire dos Santos, Juliane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eugenio, Benedito Freire dos Santos, Juliane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) Currículos Ensino de ciências Ciencia, Tecnología y Sociedad (CTS) Curriculos Enseñanza de ciências Science, Technology and Society (CTS) Curriculum Science teaching |
topic |
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) Currículos Ensino de ciências Ciencia, Tecnología y Sociedad (CTS) Curriculos Enseñanza de ciências Science, Technology and Society (CTS) Curriculum Science teaching |
description |
Este artigo tem como objetivo investigar quais as tendências das práticas de ensino em pesquisas com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Brasil. Para tanto, foi realizada uma Revisão Sistemática da literatura no período de 2010 a 2020. O corpus de análise é constituído por três periódicos de referência na Área de Ensino, a saber: Alexandria, Ensaio e IENCI. A análise dos artigos selecionados foi realizada com base nas três formas em que o enfoque CTS aparece nos currículos, conforme proposta de Lujan Lopes (1996). Do total de trabalhos mapeados, verificamos que 60% deles caracterizaram-se por “Enxerto CTS”, 40% por “Ciência por meio de CTS” e nenhum trabalho por “Programas Puros CTS”. Quanto às temáticas escolhidas para serem trabalhadas, observou-se que estão em consonância com os temas agrupados por Towse (1986) e classificados por Bybee (1987), com grande influência em temas ambientais, o que configura uma preocupação cada vez maior com o meio ambiente e os impactos gerados pela ação humana. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10784 10.22481/rbba.v11i01.10784 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10784 |
identifier_str_mv |
10.22481/rbba.v11i01.10784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/10784/6841 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 11 No. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 73-91 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 11 n. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 73-91 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 11 Núm. 01 (2022): Das Ciências Humanas, Sociais às Aplicadas; 73-91 2316-1205 reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
collection |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbba@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797220470934732800 |